Como o Marketing e o Coaching podem caminhar juntos

É possível fazer marketing sozinho, trabalhar em prol do próprio negócio ou carreira? Assim como você, Coach, que auxilia as pessoas diariamente e as faz perceberem pontos importantes, ter um profissional que lhe dê apoio na estratégia de marketing pode ser algo extremamente próspero.

Olá! Como mencionei em meu artigo anterior o objetivo desse espaço é mostrar ao Coach como o marketing pode lhe ajudar em seu trabalho do dia a dia.

Para fazer uma ponte entre os assuntos vou começar dizendo como o Coaching pode ajudar na vida de um profissional de marketing, trarei o meu exemplo pessoal.

Passei por dois Coaches e sou muito grato aos dois! Me ajudaram em pontos distintos e em momentos diferentes também. Um deles, de maneira bem prática e pragmática, me orientou sobre regras de gestão, aproveitamento do tempo, foco, objetivos, calendário, agenda, como cuidar dos processos de trabalho e vida pessoal, planejar tudo com antecedência. Ele sempre me dizia que quanto maior a disciplina, mais temos liberdade. Sobra tempo para cuidar de todas as áreas do nosso ser, família, amigos, trabalho, finanças, etc.

A segunda experiência foi mais focada no autoconhecimento de maneira holística e integral, observando a importância de todas as esferas de nossa vida, dedicação a pequenos momentos do cotidiano, ser grato aos acontecimentos, bons e ruins, entender a importância do nosso entorno, saber ouvir, sentir e estar presente. E, principalmente, foi crucial para trazer algumas coisas para a luz, descortinar meu propósito, estruturar uma visão de futuro, fazer boas escolhas.

Nesse momento você deve estar se perguntando: mas por que ele está falando sobre isso? Esse assunto eu já sei. Faz parte do meu cotidiano, faço isso todos os dias.

E aí está o grande ponto! Assim como você, Coach, que auxilia as pessoas diariamente e as faz perceberem pontos importantes, ter um profissional que lhe dê esse apoio na estratégia de marketing pode ser algo extremamente próspero.  Muitas pessoas me perguntam se é possível fazer marketing ou marketing digital sozinho, trabalhar em prol do próprio negócio ou carreira.

Gosto de dizer que SIM é possível fazer sozinho desde que se tenha desenvoltura digital, conheça um pouco das ferramentas e tenha objetivos claros. Entender/estudar um pouco sobre comunicação vai ajudar muito. Mas nem todo mundo tem esses pontos claros e nesses casos, sem dúvidas, um profissional que possa orientar o Coach ou até mesmo uma consultoria pode ajudar e muito para a definição de foco, saber para onde olhar e o que acompanhar. Nesse momento contar com o apoio de quem faz isso todos os dias pode ser positivo.

Além de uma consultoria, agências, profissionais freelancer e até mesmo alguns grupos de discussões podem auxiliar nessa jornada digital. Pense sobre isso e aguarde as próximas colunas que irei explicar um pouco mais sobre esses elementos, quando e como utilizá-los.

Fernando Souza é consultor e professor de Marketing Digital e Comunicação. Publicitário, palestrante e empreteco, atua há mais de 15 anos no mercado digital. Faz parte do corpo de professores no IED e na FIA – Fundação Instituto de Administração, São Paulo Digital School, Mirago e Konfide, entre outras. Já ministrou workshops e palestrou para instituições como Abbott, ESPM, K&C, Shoppings Itaquera e Eldorado, PUC-SP, MIS e ESALQ-USP. Tem no currículo atuações em projetos de marketing e mídias sociais para grupos grandes como Fundação Telefônica, Royal Palm Hotels & Resorts, Ticket Edenred, Abril e Hospital 9 de Julho, entre outros.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa