Anúncios

Como o Coaching potencializa o Processo de Emagrecimento

O Coaching facilita muito na medida em que se toma consciência do processo, do que podemos fazer e, que está nas nossas mãos, para mudar o comportamento.

Acredito verdadeiramente que o Coaching facilita muito a vida na medida em que se toma consciência do processo e do que podemos fazer e, que está nas nossas mãos, para mudar o comportamento.

Um dos principais pilares do Coaching, é ajudar a entender o cliente e os processos que ele precisa enfrentar, para atingir o objetivo final.

A consulta de Nutrição, quando é aliada da metodologia em Coaching, fica de lado o método pré-definido da prescrição alimentar e passa a entrar em ação a parte de mudança comportamental onde a alimentação é uma mera consequência dessa transformação.

Afinal, é sempre bom ter em mente que as prescrições nutricionais por si só, não agregam grande aprendizagem e possibilidade de transformação ao cliente.

Algo que faz muita diferença nesta abordagem é o PODER DE DECISÃO. E colocar o cliente como parte integrante e responsável das suas decisões.

É muito comum numa consulta típica o cliente dizer que não está tendo resultados…

Com esta metodologia, o cliente passa a ter consciência de que ele próprio é o responsável pelos seus resultados, e que o Nutricionista é apenas facilitador do processo.

Mas o poder de decisão está sempre nas suas mãos!

4 fatores muito importantes e que são trabalhados com esta metodologia:

  • O que realmente motiva? 
  • O que faz desistir?
  • Quais são os principais medos e ansiedades?
  • Como reage aos desafios do dia a dia? 

Com estas respostas vai fazer com que compreenda a fundo as suas motivações para o emagrecimento, os mecanismos que podem potenciar os resultados e quais os aspetos que deve ter maior atenção para que leve até ao fim o processo e não desista no meio.

O autoconhecimento é a chave de um resultado bem-sucedido!

Por outro lado, outro ponto trabalhado com esta metodologia é a comparação.

É muito comum as comparações de resultados com pessoas que conhecemos e que estão fazendo o mesmo programa que nós. E por norma com resultados diferentes.

O que deve ter em atenção?

Que não faz sentido comparar e medir resultados, mas sim o que ambos estão fazendo para chegar lá!!

O resultado em si pode depender de inúmeros fatores e, muitos deles, que possivelmente não controla.

Agora a dedicação e empenho, essa sim pode ser comparada!!

Lembre-se que todos somos diferentes, então por que querer o mesmo resultado no mesmo espaço de tempo que uma amiga(o)??

Lembre-se de manter o foco no processo e de dar o seu melhor…SEMPRE!

Com isso os resultados irão chegar!

Joana Carvalho Costa
Nutricionista e Nutricoach
www.nutri-coaching.com

Joana Carvalho Costa, licenciada em Ciências da Nutrição com mais de 10 anos de experiência e Coach Certificada, atua como Nutricoach em Clinicas ajudando os seus pacientes a encontrarem um maior equilibrio através de uma alimentação e Mente Saudáveis. Especializada no acompanhamento de Grávidas, adultos e crianças com excesso de peso/obesidade, disturbios do comportamento alimentar e em casos de Fome Emocional. É consultora em revistas na área da Saúde e Bem-estar e é palestrante convidada em Colóquios e Seminários de Nutrição. Mentora e Coordenadora da Especialização em Nutricoaching, em Portugal e Brasil e já formou mais de 100 Nutricionistas e profissionais de Saúde nesta área. O Nutricoaching tem a base da consulta de Nutrição com a vantagem de usar técnicas específicas de Coaching, que visam aprofundar o conhecimento sobre si mesmo, encontrar as verdadeiras causas do desequilibrio alimentar e aumentar a motivação e foco nos resultados.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa