fbpx

Como mindfulness pode nos ajudar em tempos de crise

A habilidade fundamental para esse tempo de crise que estamos vivendo e que o treino de mindfulness desenvolve chama-se consciência. Quer saber o porquê?

⏲ Tempo estimado de leitura: 2 minutos
consciência

Se eu pudesse resumir em uma palavra a habilidade fundamental para esse tempo de crise que estamos vivendo e que o treino de mindfulness desenvolve, então essa palavra seria: consciência.

É o momento de estarmos conscientes da qualidade e da quantidade de informações que consumimos, pois existe todo tipo de informação e de fontes que distorcem os fatos e que se espalham de maneira desenfreada.

O momento de estarmos atentos ao autocuidado, conscientes de nossa higiene pessoal, nas manifestações que podem surgir no nosso corpo, e até de nossos gestos.

É o momento de estarmos conscientes dos conteúdos mentais que produzimos diariamente, da qualidade e quantidade desses conteúdos e do que verbalizamos.

O momento de aquietarmos e tomarmos consciência de que precisamos passar por um período de internalização de corpo e mente.

As práticas de mindfulness ajudam significativamente em períodos de crise, onde a ansiedade tende a tomar conta e o pânico se instala.

É em momentos de crise que mais podemos perceber o quanto a prática faz diferença nas nossas vidas.

O que muda é a forma como nos relacionamos, e essa mudança se dá principalmente pela consciência desenvolvida, consciência essa que nos possibilita atravessar a “maré alta” com menos sofrimento.

Esse é o ponto. Estamos todos sofrendo. Uns mais, outros menos. Mas estamos todos atravessando momentos difíceis.

Saber gerir as emoções nesse momento faz toda a diferença no que diz respeito a como vamos atravessar essa fase.

Então quanto mais consciência tivermos, menos sofrimento haverá.

Finalizo esse pequeno texto com o desejo sincero que de todos nós fiquemos bem, com saúde e em paz.

Medite. Vai te fazer bem.

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de acompanhar minha coluna em Mindfulness e Vida Plena.

Silvia Cavalaro
https://www.silviacavalaro.com.br/

Confira também: O papel da meditação no processo do pensar

 

Sílvia Cavalaro tem 7 anos de experiência como profissional de Comunicação e Marketing, e 9 anos de experiência na área de Desenvolvimento Humano. Coach especializada em Direcionamento e Desenvolvimento de Carreira, Consultora em parceria com Sher Consultoria e Treinamento, Analista Comportamental pela Universidade Quantum Assessment, Instrutora de Mindfulness pela UNIFESP atuando em parceria com Centro Paulista de Mindfulness. Formação acadêmica em Comunicação Social pela Universidade Paulista e especialização em Marketing de Serviços pela Fundação Armando Álvares Penteado. Criadora do Programa Carreira e Vida com foco em direcionamento de carreira. O programa é fundamentado em três pilares principais: Qualidade de Vida, Carreira com sentido/propósito e Clareza para escolhas conscientes e sustentáveis.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa