fbpx

Como melhorar sua imunidade em tempos de Pandemia

Para passar por esse momento da melhor forma, mental e fisicamente, uma alimentação saudável pode ser nossa aliada para aumentar nossa imunidade.

Como aumentar a imunidade

Como aumentar sua imunidade em tempos de Pandemia
Por Erica Campos Liberatti

Vivemos tempos difíceis, estamos enfrentando um período de medo, isolamento e lutando contra um vírus ainda desconhecido e que por enquanto não tem cura.

Precisamos encontrar alternativas para passar por isso de uma forma saudável mental e fisicamente. E é nesse momento que uma alimentação saudável pode ser nossa aliada.

Sabemos que alguns nutrientes agem no corpo humano, fortalecendo nosso sistema de defesa, ter uma alimentação variada, que combine alimentos que venham da terra, que sejam minimamente processados e devidamente higienizados e orgânicos podem ser a base de uma dieta saudável e, assim, garantir a imunidade do corpo.

O alimento é a nossa fonte de vida e em tempos de pandemias precisamos mais do que nunca estar conscientes de que somos responsáveis pela manutenção de nossa saúde também por meio da alimentação equilibrada e pela prática de exercícios físicos.

Existe uma infinidade de alimentos que auxiliam, estimulam e fortalecem o organismo; o aumento de frutas e hortaliças fornece importantes compostos bioativos que auxiliam com efeitos positivos.

Vou citar alguns que você pode utilizar de formas diversas como em sucos, salgados e doces porque eles podem ajudar a melhorar o seu sistema imunológico. Mas antes de falar desses alimentos eu oriento você a procurar um nutricionista, pois ele que vai passar uma dieta saudável, equilibrada de acordo com seu organismo.

Alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico

Gengibre

O gengibre auxilia nas defesas do organismo porque possui importante ação bactericida. Ele pode ser acrescentando em sucos, ser utilizado como tempero para pratos salgados como, por exemplo, no Dalh (um tipo de prato da culinária indiana, feito à base de cereais, geralmente lentilha) tempere com o gengibre e outras especiarias. Saboroso e aromático.

Limão

Rico em vitamina C, antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias. Além de um simples e delicioso suco de limão você pode acrescentar melancia e gengibre e, como opção, uma deliciosa pasta com molho branco de castanhas de caju al limone; as frutas cítricas vão aumentar a imunidade.

Cogumelo Shitake

Ele é muito versátil, rico em lentinana, nutriente capaz de estimular a produção das células de defesa que irá aumentar a imunidade. Pode fazer um molho como acompanhamento de peixe branco ou salmão assado, risoto Shitake com arroz integral e até mesmo com um molho para um espaguete.

Cúrcuma

Dentre os remédios considerados naturais, a cúrcuma vem ganhando considerável atenção devido aos seus valores medicinais, é anti-inflamatória e antioxidante entre outros.

Tempere as fatias de berinjela com azeite, sal e cúrcuma depois coloque na grelha, faça arroz temperado com cúrcuma, pode ser utilizado em diversos pratos de proteína vegetal ou animal, além da linda cor que dá ao prato potencializa o sabor. Ela é a queridinha do momento.

Kefir

Leite fermentado, é fonte de microrganismos que contribuem para o equilíbrio da microbiota intestinal. Isso auxilia o sistema imunológico na luta contra infecções e bactérias ruins. Você pode incluir nas frutas junto com aveia ou fazer uma Panacotta de manga com Kefir e xilitol. Fica deliciosa! Só não pode aquecer pois perde suas propriedades.

Couve e espinafre

São ricos em diversos minerais e vitaminas, como potássio, ácido fólico, magnésio entre outros. São fontes de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e na manutenção da microbiota intestinal, pois servem como “alimento” para as “bactérias boas” que colonizaram nosso intestino. Creme de espinafre com Inhame fica delicioso, uma farofa de couve refogada crocante é divina.

Mel

Fonte de vitaminas, minerais e flavonoides (antioxidantes), o mel é bactericida e ajuda no combate a infecções. O alimento é alternativo para a vitamina de frutas, o leite, o cereal. Substitua o açúcar por mel, é super possível, inclusive, em receitas de pães caseiros e cookies integrais.

Esses são alguns alimentos sugeridos, mas existem muitas opções. Para saber mais, pesquise, peça orientação de médicos e nutricionistas, e não esqueça de beber água, praticar exercícios físicos. Se conseguir, faça meditação, yoga, dance e escute uma boa música, leia, assista a um bom filme que lhe faça rir.

Aproveite o momento para conectar com você e com todos que estão ao seu redor, se reinvente e então você será uma outra pessoa quando tudo isso acabar, sabemos que vai passar.

(*) Erica Campos Liberatti atuou por 09 anos na área de Marketing, formada em Brand Manager pelo Instituto Marangoni na Itália, consultora e culinarista saudável, cursando Pós em Gastronomia Funcional pela Anhembi Morumbi. É Coordenadora do Projeto PAE pela Carevolution.

Erica Campos Liberatti (*)
http://carevolution.com.br/

Confira também: A importância do fortalecimento e resiliência familiar em tempos de crise

 

Sharon Feder Author
⚙️ Carevolution
Sharon Feder é formada em Psicologia pela Brown University nos EUA, com especialidade em Estudos Brasileiros e Portugueses pela Brown University e Coach de Saúde e Bem-Estar com Certificação Internacional pela Wellcoaches (EUA). Treinada no Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento (ProChange Behavior Systems). Atualmente, é Sócia Diretora na Carevolution Consultoria em Saúde e Bem-Estar, desenvolvendo programas de qualidade de vida e capacitações de profissionais com foco em mudança de comportamento, engajamento e autocuidado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa