fbpx

Como Melhorar Sua Comunicação com a ajuda dos chakras

Você sabe o que são Chakras? Você sabia que entendê-los vai ajudar você a melhorar a sua comunicação e gerar a devida credibilidade em sua fala?

Como Melhorar Sua Comunicação com a ajuda dos chakras

Como Melhorar Sua Comunicação com a ajuda dos chakras

É sabido que vivemos em um mundo de energias. Tudo é energia, cada objeto, cada parte minúscula do nosso corpo é uma concentração de átomos, que são formados por prótons, elétrons e nêutrons. E essas minúsculas partículas são, em última instância, energia.

Há a energia mais densa. que forma os corpos físicos. Por outro lado, há também aquelas sutis, como os sons que se propagam no ar, a energia dos nossos pensamentos, reflexo da nossa consciência.

Em nosso corpo, essas energias são estudadas nos pontos nos quais elas se concentram. Esses pontos são chamados Chakras.

A palavra “Chakra” é de origem sânscrita, seu significado é “roda”. A relação com os pontos de concentração de energia é seu movimento giratório, daí a relação com a roda. Essa energia giratória é distribuída em 7 pontos no corpo humano, começando na base da coluna vertebral e movendo-se até o topo da cabeça.

Tive, há bastante tempo, a oportunidade de participar de um curso sobre cura, chamado “Sistema de Cura do Corpo Espelho, seu criador, Martin Brofman” . Conforme prega, o nosso corpo é um reflexo da nossa consciência e tudo o que acontece na nossa vida tem início em nossos pensamentos, sentimentos, gerando, consequentemente as manifestações em nosso corpo físico.

Tomamos decisões, aceitamos ou rejeitamos e quando essas decisões geram stress ou tensões, isso se reflete em nosso corpo e suas consequências chamadas sintomas, que por sua vez, chamamos comumente de doenças.

Não seria maravilhoso se pudéssemos reverter esse processo?

Se a consciência tem esse poder todo de nos gerar doenças a partir de desequilíbrios energéticos, se eu pudesse reequilibrar as minhas energias, obviamente não teria razão de existirem sintomas, nem doenças, consequências desses pensamentos e sentimentos geradores de stress.

A proposta de Martin Brofman é justamente essa. Somos poderosos e podemos, com prática e intenção, mudar as energias nossas e de outras pessoas. Reequilibrar as energias dos chakras, eliminando as causas das doenças e seus respectivos sintomas.

Tive, durante o curso, a oportunidade de presenciar curas imediatas, de pessoas que estavam com dores insuportáveis em um determinado órgão e com exercícios de meditação, em um processo de alguém praticando, com a imposição das mãos, a eliminação dessas dores e depois, como se tivessem sido curadas, as dores não mais voltaram. Ouvi relatos de casos graves, de cura de doenças como câncer ou problemas de visão serem curadas.

Explicando de maneira simples, a prática consistia em se concentrar nos pontos de concentração de energia (chakras) e imaginar saindo da própria mão um fluxo energético na cor correspondente a cada um dos chakras até que estivessem abundantemente impregnados da sua cor correspondente e, como em um passe de mágica, a pessoa se sentia melhor em poucos instantes.

Claro que, explicando assim, parece uma seita religiosa ou um trabalho inconsequente, dada a profundidade que esse assunto encerra, mas ao viver e participar dessa experiência, posso afirmar que minhas dores de cabeça que sentia na época, insônias desapareceram por praticar esse processo de cura.

O que proponho como reflexão nesse sentido, é que tomemos cuidado com tudo aquilo que fazemos e, principalmente, falamos, reflexo dos nossos pensamentos e das nossas crenças, por vezes limitantes e negativas, atuando em nós mesmos e em outras pessoas alguns malefícios.

Considerando que tudo é energia, a nossa fala, reflexo dos nossos pensamentos também é energia e pode prejudicar ou ajudar, promover mágoas, sofrimentos e até causar doenças e morte. Por outro lado, pode edificar, transformar e curar.

Algumas situações que nos fazem muito mal e também causamos muito mal a outras pessoas quando praticadas, consequência da frequência por elas emitidas e, consequentemente recebidas de volta. A natureza é sábia quando nos ensina que colhemos aquilo que plantamos.

  • Maledicência: Falar mal de outras pessoas, criticar, mesmo que à distância e, principalmente, na ausência dessas pessoas. Fazemos um grande mal a elas e a nós mesmos. Curiosamente, há aquelas pessoas que falam mal, criam apelidos. Imitam outras nos seus trejeitos com o intuito de denegrir sua imagem, seus valores e sua reputação.
  • Fofocas: São aquelas informações do leva e traz. Pode ser até que sejam verdades, mas ao invés de guardar para si, algo que porventura ficou sabendo ou lhe foi confidencializado, espalha, compartilhando segredos. Mostra ser uma pessoa que não se pode confiar. E sabemos disso: confiança é uma virtude extraordinária e nos mostra os verdadeiros amigos (ou inimigos). 
  • Mentiras: Mesmo aquelas chamadas mentirinhas sociais. Quando uma pessoa mente e se habitua a mentir cai em descrédito, pois como dizem os experientes, a mentira tem perna curta e, cedo ou tarde será descoberta.
  •  Palavra dada e não cumprida: A palavra deve ser acompanhada da conduta. Se empenhou sua palavra, fez alguma promessa, e não a honrou, mostrou o tipo de pessoa que é, arranhando sua credibilidade.

Na linha dos chakras, a comunicação, reflexo da emissão dos valores, das crenças, dos pensamentos, deve estar alinhada com cada um dos elementos. Dessa maneira irá gerar a devida credibilidade e fluir na energia correspondente a cada um desses pontos de concentração de energia. A saber: 

a) Chakra Básico

Localizado no fim da espinha, região do cóccix. Tem como função energizar o corpo físico. Quando nossa segurança básica é ameaçada, ele dispara glândulas adrenais com as quais ele é lincado. Libera adrenalina até a corrente sanguínea e, desse modo, prepara o corpo físico para a fuga ou para a luta. Sua cor é vermelha.

Na comunicação verbal, podemos associar com o corpo saudável e preparado para falar. E usarmos nossa disposição para expressar, por meio do corpo, dos gestos, da voz, da expressão facial o que queremos dizer.

b) Chakra Sacral

Sua cor é laranja, localizado abaixo do umbigo, internaliza gônadas que governam o sistema reprodutivo e influenciam a vida sexual. Expressa nossas emoções em relação às outras pessoas. Na comunicação, podemos focar a importância do controle emocional nas diversas interrelações. Exige-nos paciência, tolerância, flexibilidade para aceitar as pessoas como são e não como gostaríamos que fossem.

c) Chakra do Plexo Solar

Localizado pouco acima do umbigo, concernente com a absorção da luz solar e a distribuição por meio de uma fina rede por todo o corpo. Esse chakra é funcional no crescimento do equilíbrio e se conecta com todas as outras coisas vivas. Em relação à comunicação, podemos refletir sobre o que temos e o que emitimos, ou seja, não podemos dar aquilo que não temos. E o que sabemos pode ser distribuído em vários sistemas de redes de conexão com todas as outras pessoas.

d) Chakra do coração

Está na área do peito e é conhecido chakra cardíaco. É o centro do desejo vinculado ao amor, afeição devoção e ações de compaixão. É lincado com o coração, o sangue, a circulação e com o timo. Sua cor é verde esmeralda. Na comunicação podemos vincular com a linguagem da gentileza, do amor, do respeito, retratada na atualíssima CNV. Em outras palavras, a comunicação não violenta e inteligência emocional que pressupõe a afetividade no processo das relações.

e) Chakra da garganta

Localizado na base do pescoço, lincado com a tireoide e paratireoide, que regulam o crescimento e afinam o sistema nervoso e também com os pulmões e as cordas vocais. O chakra laríngeo é concernente com a comunicação por meio da palavra falada e também relacionado com as vozes interiores, com a clarividência e a telepatia. Sua cor é azul. Para a comunicação é o chakra mais importante, pois a ela está diretamente relacionado. A voz, a fala, bem como a intuição são a base do relacionamento e da expressão humana.

f) Chakra frontal

Localizado acima do nariz, na testa, também chamado de terceira visão. Tem relação com a realidade e o poder. É o posto de comando psíquico. Seu significado é o poder mental e a habilidade para ver a realidade. Sua cor é o índigo.

Na comunicação relacionamos com a intelectualidade, a estruturação do pensamento, a lógica e a congruência do encadeamento das ideias, dos pensamentos.

É o convencimento pela congruência e pelo raciocínio lógico.

g) Chakra da coroa

Localizado no topo da cabeça e está conectado com a glândula pituitária que governa as outras glândulas e é concernente ao conhecimento. Seu significado funcional é a sabedoria e sua representação é a cor violeta.

Na comunicação, a vinculação é com o que fazemos com o conhecimento que temos. A sabedoria nos mostra o que devemos ou não falar ou fazer, mostra-nos além do óbvio. Faz-nos entender a profundeza da espiritualidade e da alma. É a nossa conexão com o cosmos, com as energias invisíveis que acolhem o nosso espírito e a nossa alma.

Assim podemos entender sob a perspectiva dos chakras o nosso dom da comunicação e o quanto podemos devidamente aprendê-lo e aperfeiçoá-lo.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como melhorar sua comunicação sob a ajuda dos chakras? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Reinaldo Passadori
https://www.passadori.com.br/

Confira também: O Poder das Mudanças: É hora de refletir, fazer diferente e ir em frente

 

Reinaldo Passadori é fundador, palestrante e CEO da Passadori – Comunicação, Liderança e Negociação, especialista em comunicação e mestre em neuromarketing pela FCU – Florida Christian University. É idealizador e apresentador do programa Comunicação Executiva, no qual promove entrevistas e debates do mundo corporativo. Com 33 anos de história formou mais de 100.000 pessoas na habilidade da comunicação verbal, não verbal e liderança. É Autor dos livros Comunicação Essencial, As 7 Dimensões da Comunicação Verbal, Media Training e Quem Não Comunica, Não Lidera.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa