Como Manter a Motivação em Momentos Difíceis

Você vai encontrar frustrações. Perdas vão ocorrer, você vai errar, encarar suas próprias limitações e desafiar seus ideais. Esta é a condição humana, compartilhada por todos.

“Você vai encontrar frustrações. Perdas vão ocorrer, você vai errar, encarar suas próprias limitações e desafiar seus ideais. Esta é a condição humana, compartilhada por todos.” Esta á uma das razões principais pela qual a Dr. Kristen Neff dedica seu tempo ao estudo da autocompaixão – a vida é repleta de desafios. Surge então a dúvida: como podemos nos manter motivados durante estes momentos de dificuldades?

De acordo com a Psicologia Positiva, a chave está em focar no positivo. A Psicologia Positiva é “Ciência que estuda a experiência subjetiva positiva, as potencialidades e virtudes humanas, e as instituições que promovem a qualidade de vida, contribuindo para a compreensão e desenvolvimento dos fatores que permitem a prosperidade dos indivíduos e comunidade”.

Ao invés de olhar para o copo meio vazio, devemos percebê-lo como “meio cheio”. Desta forma, nosso cérebro irá identificar os benefícios (os ganhos de uma situação), gerando então emoções positivas tais como de esperança e gratidão. Em um estudo exploratório, 69 pacientes com cirurgia de revascularização do miocárdio recente ou intervenção percutânea foram distribuídos para uma intervenção de psicologia positiva durante 6 semanas (com base no trabalho de Seligman, Lyubomirsky ou Fordyce) ou para um grupo de espera (grupo controle). As intervenções psicológicas positivas utilizavam exercícios sistemáticos para cultivar emoções positivas, otimismo e outros fatores construtivos. Os exercícios de Seligman focaram em melhorar sentimentos positivos, identificar e usar forças pessoais e encontrar propósito na vida. Em comparação com o grupo de controle, os participantes do grupo da Psicologia Positiva apresentaram PCR significativamente menor e o cortisol ao despertar significativamente menor. Ou seja, seus dados clínicos estavam melhores devido as intervenções utilizadas com foco no positivo.

A Psicologia Positiva vai além do foco no positivo e explana a importância do desenvolvimento da resiliência. O conceito de resiliência em Psicologia Positiva diz respeito à habilidade para lidar com tudo que “a vida atira na sua direção.” A resiliência é a capacidade do ser humano ultrapassar limites, encontrando dentro de si a força para superar alto grau de dificuldade. Esta é uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo da vida. Para isso, precisamos:

  • Não desistir;
  • Focar no positivo;
  • Ter flexibilidade;
  • Buscar apoio.

Martin Seligman, cujos estudos demonstram que as pessoas que conseguem lidar com as dificuldades e mantêm-se motivadas são as que superam os três “Ps”:

1 – Personalização – crença de que tudo é sempre sua culpa.

2 – Prevalência ou contaminação – Percepção de que um acontecimento negativo prevaleça e contamine todas as áreas da vida.

3 – Permanência – Tendência de achar que tudo o que está acontecendo conosco vai durar para sempre.

Por último, a identificação de um propósito auxilia na habilidade de lidar com as dificuldades e manter o nível de energia elevado. Devemos nos perguntar: “qual é o meu propósito de vida?” ou “qual é o sentido da minha vida?” ou ainda “como descubro meu propósito de vida?”. Ao ter consciência do significado da vida, encontramos uma força interna para driblar os maiores obstáculos da vida. O propósito funciona como uma lanterna em momentos de escuridão e fornece a energia para nos manter caminhando até a tempestade passar.

“A vida e sua lógica. A tempestade vem. Se instala. Molha tudo. Você acha que vai se afogar. E depois percebe que só por causa dela floresceu.” – Andréa Toliani.

Sharon Feder Author
⚙️ Carevolution
Sharon Feder é formada em Psicologia pela Brown University nos EUA, com especialidade em Estudos Brasileiros e Portugueses pela Brown University e Coach de Saúde e Bem-Estar com Certificação Internacional pela Wellcoaches (EUA). Treinada no Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento (ProChange Behavior Systems). Atualmente, é Sócia Diretora na Carevolution Consultoria em Saúde e Bem-Estar, desenvolvendo programas de qualidade de vida e capacitações de profissionais com foco em mudança de comportamento, engajamento e autocuidado.
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