Como lidar com a angústia através do Mentoring

O que é que pode nos provocar angústia, ansiedade, insegurança, aflição, medo do futuro? Conheça 3 técnicas de Mentoring para lidar com a angústia!

3 técnicas de Mentoring para lidar com a angústia

O que é o Mentoring?

O Mentoring é uma metodologia pedagógica que se propõe a dar suporte às pessoas para que estejam de posse de suas próprias vidas, mais focadas na busca de sua realização. O Mentoring, como o próprio nome o diz, trabalha com seu cliente no sentido de expandir sua mente, aprofundar o autoconhecimento, tomar consciência de si e de suas conexões.

De modo geral, entende-se como mentor uma pessoa mais experiente que orienta seu mentorado, seja no conjunto de sua caminhada, seja em alcançar maiores resultados em alguma atividade específica.

A proposta do Instituto Holos de Qualidade, através dos instrumentais do Sistema ISOR®, é mais ampla. Seu foco são as pessoas e suas formas de entender a vida e os relacionamentos humanos.

Para evitar confusão, o Sistema ISOR®, ao se referir ao Mentoring, vem apresentando um neologismo. Chamamos de Holomentoring® e o entendemos como a arte da entreajuda em que o Mentor auxilia o Mentorado a aprender a cultivar-se e, degrau a degrau, caminhar rumo à excelência de vida pessoal, profissional e social.

Preciso observar aqui que esta atividade ora proposta é para as pessoas que sentem angustia sim, mas que sejam capazes de lidar por si só com esta situação. Caso seja uma angustia profunda ou traumática, sugerimos a busca de profissionais da área da saúde capacitados para lidar com estas situações.

O Mentoring como ampliação da Mente

Nós, do Instituto Holos, colocamos a ampliação mental como o foco de nossa atividade enquanto mentores. Trabalhamos, pois, a expansão da mente.

A mente é o que temos de mais precioso. Através da mente é que tudo existe para nós: o mundo e tudo o mais, as pessoas, as coisas e nós mesmos só existimos segundo o modo como nós vemos, como nós interpretamos, como pensamos. Nós damos nomes às coisas e às pessoas. Nós é que damos valor a tudo. Elas só valem o que nós, através de nossa mente, julgamos que valem.

As coisas não são nem feias, nem bonitas. Nossa mente é que diz para nós que tal coisa é bonita, tal ato é feio. As coisas também não são certas ou erradas. É nossa mente, com todas as suas configurações internas, que diz que tais ações ou pensamentos são certos ou errados. As coisas e as pessoas também são boas ou más segundo os princípios que determinam como as devemos avaliar.

Como lidar com a Angústia através do Mentoring

O que é que pode nos provocar angústia, ansiedade, insegurança, aflição, medo do futuro? Se pararmos para refletir sobre o que é a angústia, vamos ver que ela é uma expressão de nossa mente, ela não existe fora de nós.

O que é a angústia senão uma forma de medo frente ao que virá, uma insegurança frente ao futuro, uma sobrecarga de incertezas quanto ao amanhã e de perguntas sem respostas? O que é o amanhã senão o direcionamento que damos ao hoje, o que é o depois senão a caminhada a partir do agora? E o que é o agora senão o ponto de chegada de minha longa caminhada de vida?

Vou propor três técnicas para você lidar com momentos de angústia, onde você se coloca como seu próprio mentor:

1. Exercício de Centramento:

  1. Sente-se confortavelmente numa cadeira, mantendo sua coluna ereta, pés paralelos e braços/mãos descruzados;
  2. Feche seus olhos e entre em contato com seu corpo e sua respiração… inspire energia nova e expire energia gasta;
  3. Vá relaxando pouco a pouco todo o seu corpo, da cabeça aos pés;
  4. Pela sola dos pés, imagine que escorrega para a terra o excesso de pensamentos, de medos, as angústias, o excesso de emoções, os mecanismos de ataque-defesa, a prisão ao passado e futuro, gerando assim a sensação de um alívio ou um certo vazio interior! Sinta-se presente!
  5. Imagine agora que dentro do seu corpo, agora mais vazio, surgem duas esferas luminosas de cor branca, a primeira quatro dedos abaixo do umbigo na região central do corpo, e a outra esfera no centro da cabeça; (na metade de uma linha imaginária de uma orelha até a outra);
  6. Agora, com o seu olhar interno, localize a esfera de luz branca no centro da cabeça, e imagine-a descer lentamente pelo linha central do seu corpo até a garganta, da garganta até a região cardíaca, e dali deixe descer até quatro dedos abaixo do umbigo, fundindo-se com a outra esfera branca nesta região;
  7. Mantenha sua atenção na região do baixo ventre;
  8. Agora abra seus olhos lentamente, olhando tudo à sua volta sem se fixar em nada, observando todos os fenômenos sem se fixar e sem analisar. Respire normalmente.

O centramento pode ser feito bem rapidamente: basta visualizar a esfera luminosa no centro da cabeça e deixá-la cair rapidamente até 4 dedos abaixo do umbigo, onde ela se funde com o outro centro que está nesta região. Repita várias vezes ao dia, principalmente a cada vez que você começar a sentir angústia. Acredite: em seu Centro você tem a força do Universo.

2. Exercício de Valorização da Vida:

A valorização da vida nos ajuda a lidar com a angústia. Faça um passeio ao ar livre. Sinta a natureza à sua volta. Olhe os pássaros, as árvores, as flores e veja a vida que existe em cada um. Observe como tudo está pulsando vida, movimento. Sinta a vida que existe em tudo. Sinta agora cada passo que você dá e vá sentindo a vida dentro de você. Entre em conexão com tudo que está vivo. Sinta-se vivo(a)! Mergulhe em seu interior e sinta a vida vibrar em você, sinta a alegria de viver!

3. Exercício de Tomada de Decisão:

Outra técnica de mentoring para a angústia é o processo de tomada de decisões. Ficamos angustiados por medo do futuro. A tomada de decisões põe o futuro em nossa mão. Portanto, mãos à obra:

  1. Pegue um papel e escreva numa só curta frase o que está angustiando você neste momento, qual é a questão. Lembre-se: você é o mentor de si mesmo;
  2. Observe-se atentamente para “ver” claramente o que você está sentindo frente à questão proposta. Você é o seu próprio mentor. Então fale para você mesmo o que você está sentindo. Abra-se para você mesmo;
  3. Passo seguinte: não rejeite o que está sentindo. Aceite o fato de sentir-se inseguro frente ao futuro;
  4. Agora pense em todas as possibilidades do que você pode fazer para superar a questão. Escreva, pois isto ajuda a mantê-lo centrado;
  5. Faça agora um pequeno jogo mental: se eu fizer isso, o que pode acontecer lá na frente? Se fizer aquilo, agora, o que será lá na frente? E isto? Tente brincar um pouco com as ideias que vêm. Aos poucos você verá que sobram duas ou três possibilidades de solução. Escolha a que lhe parece melhor. Deve ser algo que você possa começar a fazer a partir de agora;
  6. Tenha coragem de decidir. Não existe a melhor solução. Existe, sim, a que lhe parece melhor. Decidir sempre é um risco, pois o futuro você é que vai construir, de acordo com as circunstâncias. Você é o piloto. Está nas suas mãos determinar o rumo a tomar;
  7. Agora relaxe. Você já tomou a melhor decisão. Planeje então como fazer acontecer a decisão: Onde? Quando? Negociar com quem? Com que meios? Em quanto tempo quais resultados posso esperar? Foca nisso sua mente. Não deixe a indecisão voltar.

Está em suas mãos fazer acontecer.

Conclusão:

O Mentoring, sim, sobretudo o Holomentoring®, pode sim lidar com a angústia. Através de um ampliação de visão de mundo, da vida e de si mesmo, podemos lançar um olhar mais tranquilo para tudo que pode nos causar angústia.

O mais importante de tudo é sentir que a vida somente acontece no presente, no aqui e neste exato instante. O passado já foi, deixou apenas memória, exerce influência no agora, mas já foi. Não posso mudá-lo, apenas, talvez, compreendê-lo melhor e aceitá-lo tal como foi.

O futuro, por sua vez, não existe agora. Está mas minhas mãos (e na minha mente) decidir o que quero que aconteça e planejar de que jeito fazê-lo acontecer. Eu posso fazer nascer vida nova a cada momento, se aceitar a vida como ela é aqui e agora.

Como a vida e o mundo são do jeito que minha mente entende que são, posso fazer com que minha mente crie o mundo que quero construir.

Neste sentido, o Mentoring pode lidar com a angústia e, através dele, podemos dar um sentido, uma direção, de realização pessoal, relacional e profissional.

Marcos Wunderlich é Empresário e Presidente Executivo do Instituto Holos. Pioneiro do Coaching e Mentoring no Brasil, é referência nacional em Formação e Instrumentação de Mentores e Coaches no Brasil com abordagem holossistêmica e complexa, tem mais de 30 anos de experiência profissional. Consultor, palestrante, Master Coach e Mentor de Executivos. Mentalizador do Sistema ISOR® um conjunto instrumental científico-pedagógico de Desenvolvimento de Pessoas e Organizações com base na moderna ciência e neurociência, na milenar sabedoria humana e nas inovações da administração. Filiado ao ICF – International Coach Federation. Consultor CMC – Certified Management Consultant credenciado pelo IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização em convênio com o ICMCI – International Council of Management Consulting Institutes. Formado e pós-graduado na área tecnológica, tem várias formações no campo da Gestão e Humanidades,
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa