fbpx

Como investir adequadamente em marketing?

É crucial traçar e acompanhar de perto o orçamento de marketing, realizando uma análise aprofundada sobre o retorno do investimento. É preciso também ter bons profissionais nesta frente, pois do contrário o barato pode sair caro.

O investimento em marketing é imprescindível para qualquer negócio. Sou empreendedor e sei a importância e o impacto disto no sucesso dos negócios. Um fator decisivo, por exemplo, é investir em ferramentas variadas para atingir o público-alvo.

Porém como o retorno em marketing é em parte mensurável – com a geração direta de novos negócios, por exemplo – e em outra parte imensurável – com o estabelecimento da marca como referência no mercado – muitas empresas têm dificuldade em compreender e investir de forma adequada.

Por isso é crucial traçar e acompanhar de perto o orçamento de marketing, realizando uma análise aprofundada sobre o retorno do investimento. É preciso também ter bons profissionais nesta frente, pois do contrário o barato pode sair caro.

Faço esse alerta porque muitos se dizem especialistas em marketing, mas na verdade não são. De nada adianta contratar alguém que não tem boas referências no mercado, apenas acreditando em sua palavra, de que trará excelentes resultados. Com o profissional errado, é fácil ter muitos custos e pouquíssimo retorno.

Outro erro básico é não conhecer as características do público-alvo. Sabendo quem são, o que querem, aonde vão e pelo que se interessam, é possível diversificar o investimento nas mídias mais assertivas. O que muitas empresas fazem é o caminho contrário: só depois que gastam altas quantias, conseguem enxergar os erros cometidos.

Investir nas ferramentas da moda, de forma desordenada e com altas quantias, é um grande risco para a sobrevivência da empresa. Assim pode enfraquecer o caixa e sem o devido retorno, acabar se endividando cada vez mais e caminhar rumo à falência.

Grandes corporações investem milhões em marketing com base em estudos e na certeza de que gera resultado. Empresas menores devem ter essa mesma preocupação, independentemente do tamanho do investimento.

Mas não deixe de investir em marketing, afinal toda empresa precisa ser vista e lembrada para lucrar. Mas faça isso de forma profissional, dedique tempo e disposição para esta questão. Valerá a pena.

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa