Como Inspirar e Incentivar Seus Filhos a Praticar Esportes
Com a transmissão dos jogos Olímpicos e a emoção de acompanhar o desempenho dos nossos atletas, muitas crianças se inspiram e se motivam a praticar alguma modalidade esportiva. Para que essa empolgação não seja passageira e os pais possam aproveitar esse momento para incentivar uma vida mais saudável é importante tomar alguns cuidados.
Não pressione demais seus filhos.
Tenha clara a intenção da prática de esportes. Ao incentivar seu filho a praticar um esporte, seu objetivo é que ele movimente seu corpo, se relacione com outras crianças, se divirta, e ganhe habilidades como disciplina, comprometimento, resiliência, persistência, determinação, dedicação, entre outras.
Quando os pais enfatizam o resultado e dão mais importância a vencer do que à prática em si, isso pode ser desmotivador. Muitos pais que não conseguiram realizar algum sonho por falta de oportunidade ou por não terem se aplicado o suficiente, podem querer viver esse sonho indiretamente por meio dos filhos e isso pode se tornar um grande peso para eles.
Cuidado com as críticas constantes.
De forma equivocada, muitos pais acreditam que as críticas poderão incentivar os filhos a darem o seu melhor, mas o efeito pode ser justamente o oposto. O excesso de críticas pode acarretar estresse, ansiedade, frustração e vergonha. Independentemente do resultado, mostre a eles que cada jogo é motivo para se orgulhar, aprender e evoluir.
Atente-se para a sobrecarga de atividades.
Embora seja importante inserir a prática de um estilo de vida ativo, também é importante que isso seja feito com equilíbrio. Certifique-se de que não haja uma sobrecarga de atividades, tornando a prática de esportes algo exaustivo. É importante garantir que eles tenham tempo suficiente para realizar as atividades de rotina, como fazer a lição de casa, passar tempo com a família e com os amigos, bem como fazer outras atividades divertidas.
Ajude-os a encontrar um esporte ou atividade com os quais se identifiquem.
Nem todas as crianças vão se identificar com um esporte específico. Não é porque você fazia balé quando criança que sua filha vai gostar de fazer também. Pode ser que ela se interesse por algum outro tipo de esporte. Nem todos os meninos vão gostar de jogar futebol, por exemplo.
Os pais ocasionalmente pressionam seus filhos a praticar atividades ou esportes de seu próprio interesse, mas que podem não ser do interesse dos filhos. É importante que eles possam experimentar uma variedade de esportes ou atividades para descobrirem com qual se identificam. Isso pode evitar desgaste, perda de tempo e dinheiro.
Alivie a ansiedade encorajando-as sempre a fazer o seu melhor, conscientizando-as de que vencer não é o mais importante.
As crianças costumam colocar muita pressão sobre si mesmas quando vão se apresentar ou competir. Apoie seus filhos independentemente de seus resultados, torça por eles e reconheça os aspectos positivos de seu desempenho. Lembre-os que estão lá para se divertir e aproveitar a experiência da melhor forma possível.
Depois que já estiverem praticando um esporte, caso queira competir profissionalmente, é importante que saiba que para chegar à excelência de um atleta profissional é preciso muita abdicação e dedicação. Embora o talento tenha um papel importante, o esforço e a determinação são primordiais.
Infelizmente, nosso país não valoriza suficientemente nossos atletas.
Isso não diz respeito apenas em seguir um sonho. Para superar os desafios, eles precisarão ser persistentes, desenvolver uma mentalidade vencedora, trabalhando duro e de forma consistente, e acreditando em si mesmos, mesmo quando as probabilidades estiverem desfavoráveis.
Parabéns a todos os atletas que participaram das Olimpíadas e serviram de inspiração e incentivo para nossas crianças e adolescentes. Estamos precisando de exemplos positivos que os motivem a buscar práticas mais saudáveis de vida, que contribuam, de fato, na formação de adultos mais funcionais e realizados.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como incentivar seus filhos a praticar esportes? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Danielle Vieira Gomes
http://daniellegomescoach.com.br/
Confira também: Como Ajudar os Filhos a Desenvolverem Habilidades de Comunicação
Participe da Conversa