fbpx

Como influenciar nosso inconsciente?

Como seria a vida se você pudesse controlar o seu consciente e inconsciente?

Imagine como seria a sua vida se tivesse o poder de controlar o seu consciente e inconsciente?

No momento que penso nesse assunto, lembro-me dessa frase “Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir a sua vida e você vai chamá-lo de destino”. (Carl Gustav Jung). Quantas coisas você considerou que teria que viver, mas se estivesse atento aos pensamentos e sentimentos do momento poderia ter desviado para um novo rumo?

Para promover um autocontrole e mais consciência sobre os atos cotidianos é necessário entender como funciona nossa mente.

A mente humana pode ser divida em duas partes: a consciente e a inconsciente, sendo que proporcionalmente o consciente ocupa uma parte ínfima. Podemos vincular a mente consciente como nossa atenção, ou seja, enquanto a atenção e foco estiverem direcionados para algo, estaremos conscientes. As principais funções da consciência é julgar, decidir, discernir, raciocinar, dividir, multiplicar, etc.

No inconsciente são gravadas nossas memórias, que o conjunto dessas é o programa interno. O inconsciente tem uma linguagem própria, que processam melhor as informações por metáforas e não consegue distinguir a realidade da imaginação. A principal função do inconsciente é guardar lembranças, seguir a intuição.

O inconsciente recebe os comandos do consciente e cumpre suas ordens. Você deve estar pensando: Por que as coisas não funcionam do jeitinho que eu quero? Será que os comandos que está enviando para o inconsciente estão alinhando com exatamente o que quer em nível de pensamento e emoção?

As experiências intensas que ocorrem com uma frequência maior no consciente passará como lembranças para o inconsciente. Quanto mais recorrente os pensamentos e emoções, mesmo por algo que esteja na imaginação, um sistema de crenças, que pode ser considerado com as suas verdades internas, irá governar seus comportamentos.

Por este motivo é importante manter em nossa mente o foco no positivo, pois a partir dessa “alimentação” produtiva e potencializadora para uma congruência na linguagem do que o consciente solicita e o que o inconsciente cumpre.

Uma técnica para tornar esse desejo uma realidade mais rápida é agir como se o que quer já estivesse em sua vida. Exemplo: Se você deseja comprar uma casa, imagine a negociação, a decoração, como seriam os cômodos, etc. O ambiente influencia você, como também a recíproca é verdadeira. Sendo assim, que tal ser responsável por influenciar o ambiente para a conquista do objetivo?

“A mente precede todas as coisas, domina todas as coisas, cria todas as coisas” (Buda)

Grande abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa