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Como implantar melhorias na empresa sem se deparar com a resistência humana?

Hoje a necessidade de trabalhar os processos internos das empresas e a melhoria contínua vem sendo latente, porém muitas empresas se deparam com a resistência de pessoas.

Hoje a necessidade de trabalhar os processos internos das empresas e a melhoria contínua vem sendo latente, porém muitas empresas se deparam com a resistência de pessoas.

Basicamente, a gestão por processos busca a interação entre as diversas atividades realizadas pela empresa. Onde as pessoas precisam saber o que fazer, como e quando executar cada etapa da atividade. Esta integração vai muito além dos processos, ela envolve comprometimento de todos os envolvidos no processo.

Para evitar a resistência é indicado primeiro trabalhar a mudança cultural da empresa, a postura e hábitos das pessoas, para depois estruturar a implantação de gestão por processos.

Lembre-se que o ser humano não muda, ele melhora se ele quiser e achar conveniente!

Para que se consiga uma mudança de postura dentro da empresa, o exemplo deve partir da gestão. De nada adianta custear treinamentos, projetos de melhorias, integrações entre outros programas, se a cultura de melhoria contínua não partir da alta gestão.

Então, para que realmente haja uma mudança de postura dentro da empresa, o exemplo deve partir da gestão.

Feito isso o segundo passo é estruturar um plano para implantação destas mudanças. Como forma de levar a empresa de uma situação atual a uma situação desejada é preciso que o processo de gestão seja constituído de um planejamento, com cronograma de ações a fim da obtenção das diretrizes capazes de garantir o objetivo e metas estipuladas.

Você deve estar pensando “planejar é fácil, mas fazer com que todos da empresa atuem com comprometimento que é o desafio”, eu lhe digo que realmente este é o desafio da maioria das empresas

Trabalhar mudanças não é um processo que acontece da noite para o dia, a mudança ocorre de forma gradativa, e não existe uma formula mágica, até porque cada empresa é única, mas na minha opinião existem alguns itens primordiais que não podem passar despercebidos para implantar a mudança na cultura, postura e hábitos:

  • Se atentar aos objetivos dos colaboradores. Verificar se os objetivos dos profissionais estão alinhados com os objetivos da empresa;
  • Alinhar crenças e valores, sendo que as crenças são verdades concebidas ou aceitas a partir da observação de fatos, cultura e educação, já os valores representam a importância das coisas para as pessoas. O ideal é que as crenças e valores de cada colaborador estejam em consonância com as crenças e valores da empresa;
  • Observar os hábitos das pessoas, que nada mais é que a materialização dos valores e crenças de cada um, através dos atos realizados de forma sistemática, este será um parâmetro importante para observar os novos resultados;
  • Se atentar a rede de comunicação informal, também conhecida como “rádio peão”, pois ela funciona como um excelente meio de atualização de crenças, valores e hábitos, ajuda implantar as mudanças principalmente de postura;
  • Implantar a comunicação eficaz, onde todos falem a mesma língua, permitindo a escuta ativa e a voz ativa em todos os níveis, de forma transparente e respeitosa.

Uma vez alinhados os objetivos da empresa, as metas, as estratégias, permitindo que todos os envolvidos falem a mesma língua e se comprometam de fato com os mesmos objetivos, a implantação de melhorias ficará muito mais fácil.

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo

Graziela Heusser Azeredo é Diretora e Fundadora da GHA Gestão de Negócios. Atua como Coach de Carreira e Negócios, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades do Ser Humano e das organizações, para que eles possam usar suas habilidades em potencialidade máxima, gerando resultados positivos para a concretização dos seus objetivos. Formação Técnica Publicitária pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Paulista, especialista em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero, Certificação Green Belt e Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de outros cursos de extensão nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Melhoria de Processos.
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