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Como fazer uma live de sucesso em 12 passos

Você quer dicas de como fazer uma live para divulgar sua marca nas redes sociais e no YouTube? Confira 12 passos essenciais para ter sucesso nas transmissões ao vivo.

como fazer uma live

Você quer dicas de como fazer uma live para divulgar sua marca nas redes sociais e no YouTube? Neste artigo compartilho 12 passos essenciais para ter sucesso nas transmissões ao vivo. E você vai perceber que o processo vai muito além de simplesmente ligar a câmera e começar a falar.

Antes de qualquer coisa, é importante entender porque as lives estão em alta. O primeiro motivo está ligado ao formato de conteúdo. As pessoas adoram assistir a vídeos. E, quando há a possibilidade de conversar em tempo real com a autoridade, personalidade ou especialista, então melhor ainda. Este é justamente o caso das transmissões ao vivo.

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A partir do momento que mídias como Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube começaram a disponibilizar o recurso de lives, todas as pessoas e marcas ganharam um canal de TV. E isso era o sonho de muitos. Mas, quando se trata de negócios, os cuidados precisam ser redobrados. Afinal, é a imagem do profissional ou da empresa que está em jogo.

Confira abaixo como fazer uma live de forma eficaz:

1. Treine

Antes de partir efetivamente para uma live, grave muitos vídeos e publique nas redes sociais e no YouTube. A ideia é servir como uma preparação mesmo, até para você ficar mais à vontade diante da câmera. Live é outro nível! Aqui o bordão “treino é treino, jogo é jogo” se encaixa perfeitamente. Então só parta para o ao vivo quando você se sentir seguro.

2. Defina o objetivo

Defina qual é o objetivo com esse tipo de conteúdo que você vai começar a oferecer. Será para branding? Geração de leads? Se a meta é atrair potenciais clientes, será necessário contar com uma ferramenta para criar uma Landing Page. É nesta página que o público vai se cadastrar (peça nome e e-mail). Em seguida, você informará para a pessoa o link da aula ou palestra. Neste caso, normalmente a live ocorre num ambiente fechado, como numa sala do Zoom, por exemplo.

3. Fortaleça sua marca

Se o intuito da live é fortalecimento de marca, você pode fazer a transmissão de forma aberta, diretamente pelas redes sociais e YouTube. Existem alguns aplicativos, como o StreamYard, que permitem que a live seja propagada em mais de um canal automaticamente.

4. Faça um Cronograma

Faça um cronograma, tanto para organizar as pautas quanto os dias e horários. Exatamente como num programa de TV. Isso ajudará muito no seu dia a dia e evitará que você comece e não dê continuidade neste projeto. Consistência é a palavra!

5. Faça uma preparação prévia

Faça uma preparação prévia, inclusive elaborando uma apresentação em Power Point, se for o caso. Este tipo de material é um bom apoio, até para absorção do conteúdo pelo público. Além disso, vai te ajudar muito, caso ainda não esteja acostumado a se apresentar em lives.

6. Cuidado com a qualidade

Só vá para o ar se você tiver algum conteúdo relevante para oferecer. Ou seja, ligar a câmera por ligar não adianta. Ajude seu público de alguma forma, ensine algo de fato…

7. Atenção com os equipamentos necessários

Em geral, os celulares hoje em dia têm ótimas câmeras e microfones, mas também é preciso uma boa iluminação. Para seu conforto, caso faça a live com seu celular, use um tripé – alguns modelos já vêm até com luz embutida. Escolha um cenário agradável. Passe uma imagem profissional.

8. Faça uma divulgação prévia

Faça uma divulgação prévia nas redes sociais, via e-mail, em grupos de discussão, em listas de WhatsApp… Se possível, invista em anúncios para alcançar um número expressivo de pessoas. Assim, terá mais audiência no dia.

9. Se você for dar algum brinde para o público, atenção!

Se você for dar algum brinde para o público, anuncie isso previamente e também nos primeiros minutos da Live. Assim você segura a audiência. Mas você não pode decepcionar com o que vai oferecer. Precisa ser altamente relevante, de valor.

10. Defina uma duração

Defina uma duração, de uns 45 minutos. Se você sentir na hora que o público está engajado, assistindo e fazendo perguntas, pode até prorrogar por mais alguns minutos. Isso será um bom sinal. Mas não será positivo, por exemplo, você prometer uma live com uma hora de duração e depois de 30 minutos não tiver mais ninguém. Menos é mais.

11. Não se intimide

Não se intimide com uma baixa audiência nas primeiras lives. Faz parte do processo de construção de autoridade. Ninguém começa grande.

12. Analise o feedback

Se depois de umas três lives você sentir que a audiência não cresce e o público não te dá feedback positivo, então reveja tudo: temas, nicho e público. Será preciso descobrir o que está errado e corrigir o caminho.

Te vejo no ar!

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Almir Rizzatto
http://www.rztcomunicacao.com.br

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Almir Rizzatto possui graduação em Jornalismo e pós-graduação em Comunicação Empresarial, Relações Públicas e Marketing. É fundador da RZT Comunicação, criada em 2006 e que atende empresas de todos os portes e profissionais liberais. A agência oferece soluções em comunicação, como Marketing Digital, redes sociais, conteúdo para sites e blogs, e-books, assessoria de imprensa e Media Training, entre outros. Almir também atua como palestrante, instrutor e consultor em Marketing Digital. Entre os cursos oferecidos estão os de Marketing Digital, redes sociais e SEO, com os quais já capacitou centenas de profissionais.
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