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Como fazer Planejamento em Tempos tão Voláteis?

Nestes tempos de mundo “VUCA” é impossível fazer planejamento superior a um mês ou até semanas! Então como fazer planejamento em tempos tão voláteis?

Como Fazer Planejamento em Tempos Tão Voláteis?

Como fazer Planejamento em Tempos tão Voláteis?

“Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes.” (Peter Drucker)     

Nestes tempos de mundo “VUCA” é impossível fazer planejamento cobrindo um horizonte superior a um mês ou até semanas!

Com frequência tenho ouvido a frase acima e, apesar de refletir a realidade em que vivemos, não posso afirmar que concordo com ela. Gosto muito da frase de Philip B. Crosby quando ele afirma:

“O sucesso é planejado; o fracasso simplesmente acontece”.

Cabe aqui um pequeno trecho do livro “Alice no País das Maravilhas”, quando Alice encontra-se em estrada com uma bifurcação e pergunta a um gato: “qual o melhor caminho que devo seguir?”, então o felino responde: “depende aonde você deseja chegar”.

Essa é a realidade em nossas vidas – pessoal e profissional – onde devemos sempre saber aonde queremos chegar.

Isso não significa, contudo, que o caminho a seguir seja uma linha reta sem obstáculos tipo um trilho; não, pelo contrário, o caminho rumo ao destino desejado, na maioria das vezes, não é único e é preciso abrir trilhas e desbravar territórios e enfrentar situações desconhecidas.

Todo o processo de planejamento deve ter o seu início a partir de um sonho; e é esse sonho que vai determinar o que queremos e o destino final mesmo que nesse estágio, o caminho a seguir e as estratégias e ações sejam, ainda, totalmente desconhecidos.

A partir de um sonho que é uma cena ainda nublada, desenvolvemos a materialização desse desejo que é a visão (o que e o porquê) e então, a partir dela, o planejamento com as etapas a seguir:

  • Definição de objetivos que representam as várias etapas do caminho para que a visão se torne realidade;
  • Desenvolvimento de estratégia que deve contemplar quais os caminhos a serem percorridos (o como) para chegar aos objetivos;
  • Definir as ações para materializar a estratégia (convém ressaltar que bons objetivos e estratégias corretas quando não acompanhados de ações são apenas “sonhos”);
  • A avaliação de resultados para verificar se as ações estão levando ao caminho correto; esse é de fato o ponto crucial do processo;
  • A correção de rumos e mudança de comportamento: devido a constantes mudanças no cenário deve-se rever as ações, desbravar novas trilhas e, por vezes, redefinir objetivos e até o destino. Como dito anteriormente, a velocidade de mudanças impostas pelo mundo VUCA tem feito com que essa etapa ocorra a intervalos cada vez menores.

Um bom exemplo de empreendedor sonhador visionário é o de Howard Schultz da Starbucks cuja história resumida é:

  • Ingressou na Starbucks que vendia grãos de café torrado;
  • Uma viagem à Itália despertou-lhe o sonho de ter um local nos USA onde beber café fizesse parte da vida social das pessoas;
  • Sua proposta de tornar a sua visão uma realidade foi imediatamente rejeitada pelos donos da Starbucks;
  • Abriu a sua própria (pequena) empresa para implantar a sua visão e atraiu alguns investidores;
  • Finalmente, anos depois, comprou a Starbucks e a reinventou para concretizar o seu sonho e transformar a sua visão realidade.

No dia a dia, muitas vezes, as transformações que ocorrem ao nosso redor são assustadoras e parece que irão nos destruir. Mas devemos ter o bom senso e discernimento para avaliar corretamente as mudanças, tendências, riscos e oportunidades para, então, ajustar as velas do nosso barco e reprogramar a rota, sem, contudo, perder de vista o destino.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre planejamento em tempos voláteis? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Walter Serer
https://www.linkedin.com/in/walter-serer-86717b20/

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Walter Serer Author
Walter Serer possui extensa e sólida experiência executiva como CFO e CEO de empresas multinacionais de grande porte. Robusta formação em Finanças Corporativas adquirida na General Electric (graduado pelo Financial Management Program) onde atuou por 14 anos ocupando relevantes posições na área de Finanças e Administração. Atuou como CFO nas empresas TI Group, Valeo, Coldex Frigor e Black&Decker. Nos últimos 18 anos exerceu posição de CEO na Ingersoll Rand Brasil (2011-2014), Syncreon South America (2003-2010) e TI Group Latin America (1997-2003). Pós-graduado em Finanças pela FGV e graduado em Administração de Empresas pela (ESAN – PUC/SP).
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