fbpx

Como Expandir a Consciência pela Percepção?

Você só pode superar sua versão, se expandir como pensa, sente e vê o mundo e suas interações. Aprenda o exercício da consciência perceptiva.

Consciência Perceptiva: Como Expandir Sua Consciência pela Percepção?

Como Expandir a Consciência pela Percepção?

“A mente que se abre para uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original” (Albert Einstein)

Expandir a consciência é a capacidade de observar a vida, a partir de mais de um ponto de vista, faz com que surja mais opções sobretudo.

Essa expansão é guiada pelas percepções. São as quatro a saber:

1ª posição: seu próprio ponto de vista. O que você vê, sente, ouve sob aquela experiência;

2ª posição: o ponto de vista de outra pessoa, enxergando as experiências com os olhos dela;

3ª posição: a partir do ponto de vista de uma pessoa desinteressada, e como é a interação com você e com a outra pessoa, ou seja, a interação com as duas primeiras posições;

4ª posição: perceber a partir de um ponto localizado, completamente distanciado, observar as três primeiras posições.

Exercício da consciência perceptiva:

  1. Pense num assunto no qual busca clareza;
  2. Numa linha no papel ou no chão, marque quatro pontos que representam as 4 posições perceptivas;
  3. Inicie na 1ª posição: veja, escute e sinta a experiência sobre o assunto. E anote: como se sente a respeito? O que pode fazer em relação a isso?
  4. Siga para a 2ª posição: imagine tornar-se outra pessoa, uma pessoa que também tem afinidade com esse assunto, porém com outro ponto de vista. Ao ser essa pessoa, você irá se visualizar na primeira posição. E anote: Como ela a vê? Como se sente a respeito disso?
  5. Na 3ª posição: imagine que você é uma pessoa totalmente estranha em relação a esse assunto. E você observa a pessoa da 1ª e 2ª posição. Como você que está na 3ª posição vê tudo? Qual é o seu parecer sobre a situação?
  6. Finalize na 4ª e última posição. Você está fora de cena das primeiras posições, e numa posição acima. Deixe a intuição fluir e ser imparcial. O que você percebe sobre as posições? Qual impressão que fica a partir das posições?

Por fim, conclua esse exercício da consciência perceptiva retornando à primeira posição, que é a sua consciência. E então o que você aprendeu com isso? O que mudou do pensamento inicial de fato?

Você só pode alcançar e superar sua versão, expandindo como pensa, sente e vê a respeito do mundo e suas interações.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como expandir a consciência pela percepção? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Grande abraço,

Mayra Soares
http://www.mayrasoares.com.br/

Confira também: Como Despertar a Genialidade do Cérebro?

 

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa