fbpx

Como está o seu nível de maturidade?

O que de fato está associado como parâmetro para identificar se uma pessoa tem comportamento maduro ou não?

Imagino que já tenha ouvido lhe falarem que era madura, enquanto outros podem ter falado imatura. Mas, ao abordar o tema maturidade, o que de fato está associado como parâmetro para identificar se uma pessoa tem comportamento maduro ou não?

Segundo o dicionário, maturidade é um estado, condição (de estrutura, forma, função ou organismo) num estágio adulto; condição de plenitude em arte, saber ou habilidade adquirida.

Nesse sentido, alguns consideram que a maturidade está vinculada com o tempo de vida, pois assim, podem se portar de uma maneira mais consciente e responsável.

Outros, no entanto, pressupõem que a maturidade é de acordo com as experiências de vida, há “novinhos” com mais discernimento e responsáveis do que pessoas com mais idade.

Não é justo chegar numa conclusão de quem está certo ou errado, pois cada indivíduo apresenta um modo comportamental diante de cada situação, além da personalidade, cultura e outros elementos que interfiram em sua conduta.

Independentemente dos argumentos acima, existem indicadores para análise da sua maturidade. Confira abaixo:

• Respeito: compete o uso das cinco palavrinhas mágicas, como “bom dia/tarde/ boa noite”, “obrigada”, “por favor”, “com licença”, “me desculpe”; evitar tom de voz ofensivo e uma postura agressiva;

• Autoconhecimento: quanto maior seu grau de consciência em relação aos seus pensamentos, emoções e comportamentos, mais saberá se posicionar diante cada contexto;

• Atitude: no momento de agir, manter uma postura humilde, compreensiva e reflexiva, não se deixar levar pela impulsividade e evitar julgar pessoas, pois desconhecemos os precedentes dos comportamentos alheios;

• Cenário: manter uma postura e vestimenta em relação aos ambientes que convive, aceitar aquilo que não compete mudar e adequar-se da melhor forma possível para que tenha relações ganha-ganha.

Faça uma reflexão de como estão esses indicadores na sua vida hoje e o que pode fazer para aprimorar o seu comportamento maduro diante às circunstâncias.

Grande abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa