fbpx

Como escolher um Coach?

Infelizmente há muitas instituições “formando” pessoas sem o mínimo preparo e sem experiência com a área de desenvolvimento de pessoas. Então como escolher um Coach?

Como escolher um Coach

Como escolher um Coach?

Infelizmente, hoje existem muitas instituições que não são reconhecidas internacionalmente “formando” pessoas sem o mínimo preparo e sem experiência com a área de desenvolvimento de pessoas. Na semana passada, fomos testemunhas de mais notícias sobre a falta de profissionalismo e ética de algumas pessoas que se apresentam no mercado como verdadeiros profetas e assim fazem promessas de sucesso garantido, em nome do Coaching.

Então, na hora de escolher um Coach, fique atento(a) e explore. Pergunte, tome referências sobre a formação, a trajetória profissional. Indague sobre as credenciais de quem esteja se apresentando para ser seu(sua) Coach. Lance mão de todos os recursos disponíveis para checar, e checar novamente, as informações que lhe são passadas, antes de contratar alguém de fato.

Por último, ainda antes de tomar a decisão final, veja e entreviste pelo menos mais um(a) Coach. Sempre que possível solicite uma sessão para testar o estilo de cada Coach e assim saber se você, de alguma forma, se identificou com ele ou ela.

Não se sinta constrangido(a) o bom profissional de Coaching está preparado(a) para disponibilizar e fornecer os detalhes necessários, para que você se sinta seguro(a) do que está contratando.

Listo aqui, algumas dicas que podem te ajudar a fazer uma boa escolha, a saber:

  • Não faça nada com pressa. Dedique um tempo para a pesquisa, as entrevistas, evitando cair na cilada da contratação de um processo por puro impulso ou ansiedade;
  • Procure obter clareza sobre a motivação para você procurar um(a) Coach. Lembre-se que as premissas básicas para um processo de Coaching efetivo são movimento e transformação. E perguntas, por exemplo: quem eu quero ser, como eu quero estar ou ainda o que serei capaz de fazer diferente, ao final de uma jornada de Coaching, podem contribuir em muito para obter clareza de objetivos;
  • Avalie diferentes propostas, tanto no aspecto financeiro como metodologias e estilos dos(as) Coaches;
  • Defina bem a dinâmica do processo, quantas sessões, duração de cada sessão e intervalo entre sessões;
  • Solicite sempre que o(a) profissional escolhido(a) formalize a proposta; com direitos e obrigações das partes;
  • Procure deixar claro, como funciona de fato, se ao longo do processo você desejar interromper as sessões.

Caso se interesse, consulte o site da ICF que deixei nas referências.

Fundada nos EUA em 1995, sem fins lucrativos, a ICF tem por missão contribuir de fato para o avanço da arte, ciência e prática do Coaching profissional. A ICF é o maior recurso mundial de informações e pesquisas sobre Coaching para Coaches e para organizações ou pessoas que procuram um Coach.

A ICF – International Coaching Federation é a maior associação global de Coaches, com mais de 30 mil membros em mais de 140 países. Pautada por um rigoroso Código de Ética, a ICF visa preservar a integridade da profissão de Coach. Desse modo, estabelece elevados padrões de qualidade para certificação de programas independentes de treinamento em Coaching e para o credenciamento de seus associados. A ICF não é escola, portanto, não fornece serviços de Coaching ou de formação em Coaching ao mercado.

Vale também mencionar que a ICF não é a única entidade que estabelece regras de certificação para programas de formação e credenciamento dos Coaches, que escolham receber sua chancela, mas é única na forma de atuar.

O programa de credenciamento individual dos Coaches da ICF é feito para:

  • Proteger e servir aos consumidores de serviços de Coaching;
  • Medir e certificar a competência de indivíduos;
  • Inspirar a busca do desenvolvimento contínuo de seus Coaches associados.

Assim caro(a) leitor(a), não se deixe enganar, por pessoas de má fé. Informe-se e desse modo tenha a possibilidade de escolher Coaches sérios para te apoiarem num processo de Coaching. Não aceite qualquer coisa.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como escolher um Coach? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

João Luiz Pasqual, PCC, CMC & ACS
PCC – Professional Certified Coach
CMC – Certified Mentor Coaching
ACS – Accredited Coaching Supervisor
https://www.intervisionclub.com.br/

Referências:
https://www.icfbrasil.org/
https://www.cloudcoaching.com.br/cuidado-com-as-falsas-promessas-de-sucesso-na-fase-de-transicao-de-carreira/

Confira também: Um outro olhar para sobreviver à pandemia!

 

João Luiz Pasqual tem mais de 40 anos de experiência profissional. Coach Executivo e de grupos. Foi por mais de 30 anos, executivo do mercado financeiro tendo ocupado posições de Diretor Executivo em diversos bancos (Sudameris, Banco Real, Unibanco, ABN AMRO e Santander), viveu na Europa por 8 anos e viajou para mais de 30 países. É conselheiro de empresas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e foi Presidente da ICF no Brasil durante o exercício 2015/2018. É coach ICF – International Coaching Federation com a credencial Master Certified Coach (MCC), Mentor Coach pela inviteChange-USA e Accredited Coach Supervisor pela CSA – Coaching Supervision Academy – Londres. MBA pela FIA-USP e Mestrado em Consulting and Coaching for Change pelo INSEAD-Fontainebleau na França.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa