fbpx

Coerência: Um caminho para a Consciência

Como escolher emoções de melhor qualidade? Com a prática de coerência cardíaca passamos a entender que fatos ou situações disparam emoções desgastantes, ligadas ao medo, que contaminam nossa consciência.

Como escolher emoções de melhor qualidade? Coerência: Um caminho para a Consciência

Coerência: Um caminho para a Consciência
Como escolher emoções de melhor qualidade?

“Consciência” vem do termo latino conscientia, de consciens, particípio presente de conscire = estar ciente Também encontramos uma possível raiz formada de junção de duas palavras do latim; conscius + sciens: conscius (que sabe bem o que deve fazer) e sciens (conhecimento que se obtém através de leituras; de estudos; instrução e erudição).

Consciência é um assunto com diversos significados e abordagens. Faz parte do campo mental, quando um ser humano acorda para um saber ou constatação, tipo quando você está consciente do seu lugar em um ambiente. E faz parte do campo espiritual, também denominado o campo da consciência, a capacidade de uma pessoa desenvolver uma sabedoria e sensibilidade maiores a partir do caminho interior, uma jornada de desapego de hábitos, crenças e condicionamentos em direção à essência do Ser.

Fala-se muito em expandir ou despertar a consciência. O que pressupõe que a consciência já está, já é.

Na verdade, a consciência está contaminada por ruídos: nossos medos, sistema de crenças, programações culturais, traumas e perspectivas pelas quais damos significados aos fatos da vida. Como véus, estas bagagens, muitas vezes inconscientes, determinam a nossa forma de ver e nos comportar no mundo.

Patanjali, que registrou em escrita o conhecimento do yoga, um sistema milenar de conhecimento e práticas para acessar a consciência, diz: “Yoga é a cessação das flutuações que emanam da consciência”. Estas flutuações são estes barulhos mentais e emocionais, muitas vezes silenciosos, que mancham a nossa real percepção da Vida.

Pense em um lago cristalino, onde você consegue enxergar sua imagem refletida. Se alguém jogar uma pedra, gerar uma interferência, isso irá gerar uma turbulência na água. E sua imagem refletida estará distorcida. Assim é o funcionamento da consciência.

O caminhar em direção à consciência está em nos libertarmos dos gatilhos inconscientes disparados por estas bagagens. Em direção ao centro do nosso ser, nossa essência, nossa verdade, o nosso coração.

O Instituto Heartmath, que há 30 anos realiza estudos científicos sobre o coração, identificou um estado ideal a partir do qual podemos viver, e que é um grande aliado na expansão e no despertar da consciência.

O estado de coerência cardíaca gera um equilíbrio entre coração, mente e emoções que permite uma conexão mais profunda com nosso verdadeiro ser, nossos valores e senso de propósito.

Quando coerentes, ao pensar do cérebro, adicionamos o sentir do coração. E coração e cérebro passam a cooperar de forma saudável, permitindo perspectivas de vida e raciocínios de melhor qualidade, que resultam em melhores comportamentos e ações.

Muito utilizado para estresse pós-traumático, o treinamento em coerência cardíaca reduz a intensidade emocional dos fatos e medos que contaminam nossa consciência. E aos poucos, sem que nós percebamos, estamos agindo e navegando pela vida com mais leveza, clareza e calma interior.

E ainda, a prática de coerência cardíaca nos permite praticar a maestria emocional, passamos a ter mais autoconsciência, entendendo que fatos ou situações disparam emoções desgastantes, emoções ligadas ao medo, que contaminam a consciência. Ela nos dá o poder de escolher emoções de melhor qualidade.

Aos poucos, e muitas vezes de forma imperceptível, os benefícios psicofisiológicos das qualidades do coração, os sentimentos de amor, gratidão, apreciação e compaixão, por exemplo, vão trabalhando como um antídoto aos ruídos e contaminações de nossas bagagens, clareando nosso discernimento e permitindo que façamos escolhas coerentes que geram paz e felicidade por onde passamos.

Praticar coerência é voltar para a origem, para o que se é. É aprender a viver na consciência e SER o melhor de si, para você, para os outros e para o mundo.

Prática de Reflexão Coerência Cardíaca:

Conecte-se com seu coração. Faça algumas respirações mais lentas e profundas. E observe os efeitos deste artigo na sua mente e no seu corpo. Anote as ideias e sentimentos que o texto te despertou.

Agora foque sua atenção na região do coração. Respire mais profundamente e lentamente que o normal, em um ritmo confortável para você. Talvez você possa inspirar e expirar por 5 tempos, mantendo o foco no coração. Prossiga por alguns ciclos até sentir uma calma interior.

Ative, então, no seu coração um sentimento regenerador – como amor, felicidade, coragem, apreciação por algo ou alguém na sua vida. Qualquer qualidade do coração vale. Busque aquela que esteja mais disponível para você. Passe uns dois minutos vivenciando esta emoção enquanto manter a respiração focada no coração.

Volte então a refletir sobre o artigo e pergunte ao seu coração “O que me impede de ter acesso à minha consciência?”. Esteja aberto para insights, sentimentos. E comprometa-se a proceder com os ajustes necessários na sua vida para acolher estas dicas do coração em coerência.

Pratique regularmente e observe a SUA consciência presente na sua vida. É você cada vez mais você!

Gostou do artigo? Que saber mais sobre como ter acesso à sua consciência por meio da coerência cardíaca? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Roberta Moreira Lima
https://www.linkedin.com/in/robertam1

Confira também: Coração: O Novo Ingrediente na Construção da Sua Reputação Pessoal e Profissional

 

Roberta Moreira Lima é apaixonada por pessoas e felicidade, acredita no despertar das organizações para o seu papel facilitador de cura e florescimento de seu ecossistema. CEO e orquestradora da Reserva de Ideias Heart&Business, traz a coerência do coração para as estratégias de negócio por meio da união de marketing consciente, inovação e evolução humana. Capitalista Consciente, ICI Coach, PNL MasterPractioner, Terapeuta Vibracional e Instrutora Certificada HeartMath®. Coempreendedora da HeartBrasil, que compartilha, por meio de cursos e treinamentos, o Sistema HeartMath e Inteligência do Coração para indivíduos e organizações. Estudiosa de espiritualidade e expansão da consciência, em especial de Um Curso em Milagres e Um Curso de Amor.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa