fbpx

Como engajar equipes com foco nos resultados!

A Motivação é um dos pilares do engajamento. O que motiva um pode não motivar o outro. Ninguém motiva ninguém, podemos no máximo despertar algo que motive a pessoa e a melhor forma de ser assertivo é conhecê-lo.

Um dos grandes dilemas de todo empresário é como obter o máximo de engajamento da equipe.

Para termos mais clareza é importante compreender alguns pontos:

  1. Que a motivação é um dos pilares do engajamento;
  2. Que a motivação é interna e inerente a cada indivíduo, ou seja, o que motiva um pode não motivar o outro. Ninguém motiva ninguém, podemos no máximo estimular ou despertar algo que motive a pessoa e a melhor forma de ser assertivo é conhecê-lo;
  3. Não existe receita mágica, o engajamento é resultado de um processo contínuo.

ALINHAMENTO DE VALORES

Baseado nesses 3 conceitos o primeiro passo é a empresa ter clareza e fidelidade aos seus objetivos, princípios e valores e contratar pessoas alinhadas a essas premissas.

LIDERANÇAS

O papel do líder é fundamental. Ter lideranças com foco em resultados e ações baseadas na gestão de pessoas é essencial. Apesar de óbvio é comum empresas apoiarem líderes tóxicos que demonstram competências na condução de processos e inabilidade na gestão de pessoas. O resultado deste perfil geralmente são colaboradores desmotivados com atuações meramente mecânicas.

Não há mais espaço para este tipo de profissional. O líder deve ser uma pessoa focada na gestão e desenvolvimento de pessoas com capacidade para conhecer cada membro da equipe, estimulá-los para a ação, extrair o máximo do potencial delas com foco nos resultados e reconhecer seus feitos.

PLANO DE CARREIRA

Não existe uma pessoa que ingressa numa empresa com o objetivo de se aposentar na mesma função, todos almejam algo a mais, assim, um plano de carreira estruturado que mostre com clareza a possibilidade de perspectiva profissional é essencial.

CAPACITAÇÃO

Capacitar os colaboradores além de influenciar a qualidade do trabalho, é um fator motivador importante, pois demonstra o quanto a empresa valoriza seus colaboradores. Esta percepção de valor é um diferencial no processo de engajamento.

Certamente há outros pontos importantes e particularidades de cada empresa, mas implementando estas ações já será um bom começo e um passo importante para o sucesso.

Pós-graduando em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC RS, Pós-Graduado em Tecnologia Assistiva pela Fundação Santo André/ITS Brasil/Fundação Don Carlo Gnocchi (Itália/Milão). Pós-graduado em Psicologia Organizacional pela UMESP e Graduado em Psicologia pela UNIMARCO. Extensão em Gestão de Diversidade pela PUC (Trabalho final: “O impacto do imaginário dos líderes no processo de diversidade e inclusão nas organizações”), Credenciado em Holomentoring, Coaching e Advice pelo Instituto Holos. Formação em Coaching Profissional pela Crescimentum. Formação em Facilitação Digital pela Crescimentum, Formação em RH e Mindset Ágil pela Crescimentum. Formado como analista DISC. Vivência de 30 anos na área de RH, em subsistemas como Recrutamento & Seleção, Treinamento, Qualidade, Avaliação de Desempenho e Segurança do Trabalho. Desempenhou papéis fundamentais em empresas como Di Cicco., Laboratório Delboni Auriemo, Wal Mart, Compugraf, Mestra Segurança do Trabalho. Atualmente é Diretor da TRAINING PEOPLE responsável pela estratégia e coordenação de equipe multidisciplinar especializada em temas como Diversidade, Liderança e Gestão, Vendas, Educação Financeira, Comunicação, Turismo e Segurança do Trabalho. É Vice-presidente de Diversidade e Inclusão e Líder do Comitê de Diversidade e Inclusão da ABPRH – Associação Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos, Presidente e Fundador do Instituto Bússola Jovem, projeto social com foco em jovens de baixa renda que tem por missão transformar vidas através da Educação, Trabalho e Carreira. Colunista das Revista Cloud Coaching. Coautor do livro: Segredos do sucesso: da teoria ao topo – histórias de executivos da alta gestão pela Editora Leader e do livro Gestão Humanizada de Pessoas pela Editora Leader. Coordenador e coautor do livro Diversidade em suas múltiplas dimensões pela Editora Literare Books.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa