fbpx

Como Despertar a Genialidade do Cérebro?

A genialidade não está em ser gênio ou não, mas no desenvolvimento gradual do cérebro, por associação de ideias e decisões na busca por resultados.

Como despertar (de verdade) a genialidade do cérebro?

Como despertar a genialidade do cérebro?

“A genialidade é feita de 1% de inspiração e 99% de transpiração” (Thomas Edison)

Genialidade é a capacidade de criar, a partir de experiências e insights, coisas simples ou complexas por meio dos estímulos da inteligência. Para ser genial, precisa ir além das regras/padrões. Você precisa questionar, modificar, considerar e estimular resultados fantásticos que elevem o padrão. Há muitos tipos de genialidades como matemática, design, ciências, artes de modo geral, música, engenharia, medicina, entre outras. Contudo, a genialidade intelectual é aquela que frequentemente as pessoas quebram os padrões e desafiam o status quo.

A origem da genialidade vem da natureza e de padrões de pensamentos e comportamentos. O grande diferencial de um gênio é que este não está preso aos “padrões”. Pelo contrário, o gênio estimula a inteligência e criatividade para enxergar novas perspectivas.

Embora exista a crença de ser ou não gênio, a genialidade não está nesses extremos. Mas no desenvolvimento gradual do cérebro, por associação de ideias e decisões na busca por resultados. Em outras palavras, uma pessoa pode tonar-se um gênio desde que desenvolva continuamente essa capacidade de crescer e expandir.

Exercitando o cérebro:

1. Disponha 4 cadeiras em círculo. Cada cadeira representa uma forma de pensar diferente: Mente Racional; Mente Visionária; Mente Segura e Mente Emocional;

2. Pense em seu objetivo. Visualize como poderia alcançar de maneira mais livre que conseguir;

3. Inicie esse processo de pensamentos pela cadeira da mente racional e em seguida vá para as demais. Tome nota das perguntas abaixo para ajudá-lo. Lembre-se que não existe um padrão. Você pode realizar outras perguntas.

✔️ Mente Racional:

Pense sobre o resultado que deseja. Imagine a situação como um todo, como se estivesse olhando por cima.

  • Aonde isso me levará?
  • O que acontecerá se eu não atingir?

✔️ Mente Visionária:

Assume riscos e é curiosa.

  • Quais são os meus talentos, dons e habilidades extraordinárias que eu posso utilizar?
  • O que mais posso tentar para fazer dar certo?
  • O que posso fazer para engrandecer e aprimorar as minhas ações?

✔️ Mente Segura:

Organizada e confiável.

  • Há algum fator que precisa ser considerado?
  • Como posso organizar tudo em base sólida?
  • O que é preciso para que haja segurança no futuro?

✔️ Mente Emocional:

Sensibilidade.

  • Se ninguém mais estivesse envolvido, o que eu escolheria fazer?
  • O que eu realmente sinto? Por quê?
  • Como posso estar equilibrado emocionalmente e conseguir o que eu desejo?

Releia suas notas, como você pode atingir seu resultado?

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como despertar a genialidade do cérebro? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Grande abraço,

Mayra Soares
http://www.mayrasoares.com.br/

Confira também: Padrões de pensamento: Como assumir o controle dos problemas?

 

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa