fbpx

Como desenvolver a alta performance para obter resultados positivos na vida

O equilíbrio entre os diversos aspectos de nossa vida é o grande segredo para se ter uma alta performance em todas as atividades que realizar, e assim viver de forma mais saudável. Quer saber como?

Olá! Eu irei abordar mensalmente assuntos ligados ao desenvolvimento humano e corporativo, utilizando a minha experiência de mais de 20 anos em business.

Onde existe a vontade de superar os obstáculos podemos enxergar os problemas como oportunidades de crescimento, como metas desafiadoras que devem ter um foco definido.

Para isso, é imprescindível desenvolver novas habilidades técnicas e comportamentais e adotar novas estratégias que potencializarão efetivamente a sua performance”.

Seja bem-vindo a esta coluna que irá conduzir você a novos caminhos, novas descobertas e com objetivo de proporcionar reflexões e ações voltadas para os resultados positivos.

Rui Mesquita

Como desenvolver a alta performance para obter resultados positivos na vida

O equilíbrio entre os diversos aspectos de nossa vida é o grande segredo para se ter uma alta performance em todas as atividades que realizar, e assim viver de forma mais saudável.

Uma pessoa ou um profissional que já desenvolveu a alta performance, são indivíduos felizes e que têm um propósito de vida, são comprometidos, possuem autoconfiança, foco e desempenham todas as tarefas com excelência, superando a si mesmos todos os dias, vencendo os obstáculos e adversidades diárias.

Por outro lado, o desequilíbrio pode causar desmotivação, cansaço, desgaste de energia, e assim gerar impactos negativos em sua performance.

Por isso, veja abaixo algumas habilidades para você colocar em prática a fim de desenvolver a alta performance e obter resultados positivos em sua vida.

Seja mentalmente forte

O cérebro humano é extraordinário, e tem infinitas capacidades de inovação, inclusive ele é capaz de criar a sua própria realidade.

E fortalecer seus pensamentos te possibilita alcançar uma vida plena, gerindo melhor os pensamentos, emoções, e minimizando sentimentos danosos, podendo escolher a melhor forma de reagir a cada situação, ou seja, ter uma mente forte é ter sabedoria para se adaptar bem aos problemas que porventura surjam, é ter resiliência.

Observe então, algumas dicas que podem te ajudar a fortalecer a sua mente:

  • Pratique exercícios físicos – A atividade física é essencial para o corpo, inclusive para fortalecer a mente, pois ativa a circulação sanguínea, induzindo a formação de novas células cerebrais e conexões;
  • Defina metas– Isso ajudará a manter o foco, e não te desvencilhar do caminho;
  • Aprenda com as experiências ruins – Não se deixe abalar, e desacreditar em você, trabalhe para ver o lado positivo, há sempre algo para se aprender, e nunca desista no primeiro fracasso;
  • Seja emocionalmente inteligente – Seja um agente ativo em sua vida, mantenha o controle dela, e se afaste de pessoas toxicas;
  • Aceite mudanças – esteja sempre aberto para que elas aconteçam e transforme positivamente a sua vida .

O poder das palavras

As palavras têm o poder, força própria em nosso inconsciente, e através delas podemos criar a nossa realidade, e por isso devemos prestar atenção aos nossos pensamentos e palavras.

Pois muitas vezes não temos consciência do impacto que nossas palavras podem causar a outras pessoas, elas podem ser utilizadas, tanto para agradar alguém, quanto para ferir.

Então para começar a mudar a sua vida e obter uma alta performance, inicie reestruturando seu vocabulário com palavras de otimismo, fé, que transmitam positividade, e amor. Vamos buscar construir, agregar, e nunca destruir.

E saiba que somos responsáveis não apenas pelo o que dizemos, mas também por nos fazer entender da melhor forma possível, pois dependendo da maneira como falamos algo, aquilo pode gerar uma outra conotação, comprometendo a real mensagem anteriormente transmitida, causando um grande mal-entendido.

Autoconfiança

Uma pessoa autoconfiante tem a consciência de seu valor, de suas capacidades, acredita em si mesmo, e tem forte senso de convicção sobre ela.

Já a falta dessa característica traz muitas limitações tanto pessoais quanto profissionais, pois ao duvidar de seus potenciais, o indivíduo perde oportunidades por não se achar realmente competente.

Todos nós possuímos defeitos, fraquezas, mas é preciso buscar formas para se desenvolver os pontos fracos, e redefinir aquilo que se tem como limitação, e o transformar em virtude, pois ver pela perspectiva do positivo é essencial.

Procure focar no que você tem de melhor, nas habilidades que são inatas a você, explore-as, dessa forma gradativamente você aumentará a sua autoconfiança.

Viver com um propósito

Fomos criados para viver com um propósito, pois sem ele a vida se torna instável, sem significado, murcha, por isso é preciso encontrar um sentido, um significado para viver.

Conhecer seu propósito de vida define quem você é, e os aspectos que realmente são essenciais para sua vida, ele te guia para tomar as decisões mais coerentes, estabelece suas metas de vida.

Saber qual é o seu propósito, estimula a vida, e passamos a sentir prazer em nossa existência, exteriorizando essas emoções, e atraindo o que há de melhor, e vencendo as dificuldades sem pestanejar.

Desenvolver a alta performance em sua vida é sinônimo de ter qualidade de vida, evitando doenças, eliminando a ansiedade, o estresse, a negatividade, etc.

Porém não saber como aproveitar todo o nosso potencial, pode comprometer a nossa performance. Então para que isso não ocorra é necessário trabalhar todas as habilidades citadas, e também compensar a energia gasta durante o dia com uma boa noite de sono, e procurar desenvolver atividades que priorizem o relaxamento, como meditação, yoga, isso contribui para que depois de um dia tumultuado e cansativo, você se revigore, evitando o desgaste do seu corpo e mente.

Então cultive o equilíbrio e esteja preparado para usufruir todos os resultados positivos que essas práticas irão proporcionar à sua vida.

Rui Mesquita Author
Rui Mesquita é Diretor executivo do IMC, Master Coach e Coach Profissional com 4 Certificações Internacionais; Palestrante; Escritor; Programador  Neurolinguístico; Vendedor e Professor. É especialista em Comportamento Humano, Formação de líderes, Gestão de Vendas, Desenvolvimento de Processos e Gestão Empresarial, apresentador do Programa de TV e RÁDIO Liderando.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa