Anúncios

Como criar relacionamentos sociais?

Não conseguimos produzir e realizar tudo o que nos cabe para viver de maneira satisfatória, sendo assim, ter uma vida social saudável é essencial para manter o equilíbrio.

679
679

“A única maneira de ter um amigo é sendo um amigo” (Ralph Waldo Emerson)

Para alguns, sorte, para outros, azar, como se o começo de um relacionamento social fosse um jogo que nem todos conseguem participar. Contudo, somos seres sociais, vivemos uma relação de interdependência em relação às pessoas. Não conseguimos produzir e realizar tudo o que nos cabe para viver de maneira satisfatória, sendo assim, ter uma vida social saudável é essencial para manter o equilíbrio.

Tendo em conta que para ter essa vida social é preciso conhecer como estabelecer as relações sociais, para gerar uma amizade ou namoro.

Muitos conseguem iniciar e manter vínculos, alguns sentem que vieram fora de órbita; ter amizades e relacionamento amoroso não foi permitido para si e com isso mantêm-se isolados. O que diferencia quem consegue e não consegue ter relações é a história e a experiência de vida. Geralmente, as crianças que foram introduzidas ao meio social desde cedo desenvolveram mais habilidades sociais, em contrapartida, dos que ficaram isolados. Conforme cresceram tiveram oportunidades de aprender e fortalecer os mecanismos de criar amizades ou se privar. E a fase adulta é um reflexo da interiorização desse contexto vivido.

Para mudar a situação de “solidão” e dificuldade de desenvolver as habilidades sociais, abaixo cito alguns indicadores indispensáveis para que reflita e instaure um novo círculo social para si:

  • Conheça seus pontos fortes e qualidades, assim vai gerar autoconfiança para permitir-se aproximar de pessoas;
  • Reconheça que sua personalidade e experiências somam de alguma forma na vida do outro, mesmo que divergentes, relacionar-se é um aprendizado mútuo;
  • Observar, comunicar seus interesses e o que realiza é enriquecedor, pois potencializa para despertar a afeição de quem convive com você e posteriormente a aproximação de outras pessoas;
  • Pense com que tipo de pessoas você tem mais simpatia e gostaria de se relacionar? Onde essas pessoas frequentam? Essas pessoas estão em sintonia com seus valores e perspectivas de vida?
  • Quais são os elementos que considera ser importantes para o cultivo de uma amizade e/ou de um namoro?

Espero que a conclusão da sua reflexão se concretize por meio de atitudes, para que desperte dentro de si a habilidade de ter relações ganha-ganha e reconheça que você pertence a um sistema e sua conexão é tão importante como a dos outros que estão inseridos.

Grande abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa