Como construir uma ótima reputação?

Como manter uma boa reputação e a cooperação das pessoas, a fim de um resultado satisfatório para todos? Confira 6 dicas importantes!

“A boca fala daquilo que o coração está cheio” (Mateus 12:34)

Quem um dia não foi a chata ou chato do momento?!

Estar neste papel e manter uma frequência desse comportamento não é nada bom, pois com o tempo torna-se uma característica da sua reputação na percepção das pessoas, mesmo que esteja com a razão.

Reputação é soma das caraterísticas observáveis perante as pessoas do seu relacionamento. Portanto, se apresenta mais qualidades do que “defeitos”, seus relacionamentos serão mais ganha-ganha, além da admiração e reconhecimento das pessoas.

Como manter uma boa reputação e a cooperação das pessoas, a fim de um resultado satisfatório para todos?

  • Reconhecer e evidenciar as qualidades das pessoas, gera reciprocidade nas atitudes;
  • Falar com convicção sobre os assuntos que compete, transmite segurança e confiança;
  • Seu estilo comunica uma imagem, esteja certo de que é a mensagem que deseja passar naquela situação;
  • Autodesenvolvimento é a chave para o aprimoramento e a construção de uma personalidade agradável;
  • Modular e ajustar postura, tom de voz e palavras para ser assertivo;
  • Lembre-se: existem possibilidades e percepções diante do mesmo ponto, portanto, não estimule discussões e atritos desnecessários.

Cultivar uma reputação digna de reconhecimento tem vantagens além das oportunidades de crescimento na vida, como também, agregar valor e influenciar outras pessoas para uma sociedade melhor.

O maior erro é acreditar que as aparências enganaram por longo tempo, sempre tem uma pessoa que vem além do que é mostrado e o tempo não ajuda a manter o que nunca foi construído. Afinal, são gestos e não palavras que determinam quem você é!

Crie o hábito de ser uma pessoa agradável que, com isso, terá uma reputação digna de atrair pessoas semelhantes para a sua vida.

Grande abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa