fbpx

Como Construir de Forma Efetiva a Trajetória da Sua Carreira?

Como ter uma trajetória da carreira que traga satisfação? A construção da carreira não é um caminho linear, mas uma jornada em constante transformação.

Como Construir de Forma Efetiva a Trajetória da Sua Carreira

Como Construir de Forma Efetiva a Trajetória da Sua Carreira?

O termo carreira é utilizado em uma variedade de contextos e funções, tanto no discurso acadêmico quanto profissional. Refere-se à sequência de ocupações e posições que uma pessoa assume ao longo da sua vida profissional. É aplicado para qualquer pessoa, e está relacionado com as experiências de trabalho e atividades ao longo da vida. Também tem relação com outros aspectos da vida pessoal, e por isso a carreira é algo específico para cada pessoa.

Na Era Industrial a carreira estava mais relacionada com a sequência hierárquica de funções que uma pessoa poderia ocupar. Nessa época a construção da carreira era algo mais estável, previsível, e a empresa tinha grande responsabilidade sobre o processo. Hoje, entretanto, essa realidade não acontece mais desta forma.

Os novos modelos de negócio e de trabalho trazem mais incerteza e instabilidade para os profissionais, que precisam então assumir o protagonismo na própria construção de suas carreiras. A possibilidade de mudança de área ao longo da vida, de busca por sentido e significado no que estamos fazendo, também amplia o leque de oportunidades para se repensar a todo momento, qual o próximo passo que desejamos dar nas nossas carreiras. Para que possamos fazer isso de forma efetiva, é fundamental entendermos aspectos que envolvam esse tema.

Existem duas dimensões presentes na construção da carreira.

Uma das dimensões da carreira é a externa que envolve fatores objetivos como, por exemplo, posição, cargos, funções, estilo de vida, relações jurídicas. Reflete um mundo real de restrições e oportunidades na carreira. Nessa dimensão, a pessoa busca identificar o que é possível e realista de ser alcançado, dada a sua percepção do mundo do trabalho e o contexto do mercado.

A outra dimensão é a carreira interna, mais subjetiva e está relacionado à identidade, autoimagem, significado. Inclui medos, frustrações, sonhos e esperanças. Tem relação com a interpretação da pessoa sobre as suas experiências. O sentido que ela atribui à sua trajetória. Cria a percepção sobre quem a pessoa é, e o que é possível de alcançar.

Ambas as dimensões devem estar presentes de fato quando refletimos sobre a construção da nossa carreira. Elas podem sofrer mudanças a todo momento durante a nossa trajetória profissional. Passamos por diferentes estágios que irão interferir diretamente no processo de construção dessa trajetória, a saber:

  • Início da vida profissional: ambições, medos, esperanças e ilusões;
  • Descoberta: através das primeiras experiências de trabalho as pessoas descobrem interesses, motivadores, valores e habilidades;
  • Consolidação: percepção mais concreta sobre o que precisam e gostam, em que são bons e quais habilidades são críticas para seu trabalho;
  • Motivadores: são dinâmicos e vão sofrendo alterações junto com a trajetória de vida da pessoa. Estão relacionados com o que as pessoas mais profundamente acreditam e valorizam sobre o trabalho e a vida.

Como ter uma trajetória da carreira que traga satisfação?

Ter uma trajetória da carreira que traga satisfação, envolve um processo profundo de reflexão juntamente com a construção de um projeto de carreira, com ações de curto, médio e longo prazo em direção a um propósito específico. É trabalhar de forma intencional para se alcançar assim o próximo estágio desejado.

Além disso, a carreira também sofre influência do projeto de vida da pessoa, que tem características muito individuais e envolve realidades subjetivas que devemos abordar na construção da carreira. A vida não é um produto acabado, mas sim formada por diversos ciclos, que envolvem diferentes papéis. Ter a capacidade de refletir constantemente sobre si mesmo e o contexto no qual está inserido, é o que permitirá ao indivíduo então construir uma trajetória profissional alinhada com os desejos e necessidades individuais.

Esse é um processo dinâmico que sofre mudanças ao longo de toda a vida profissional da pessoa, uma vez que existe uma permanente evolução dos indivíduos, contextos e da sociedade. A pessoa deve reconhecer que a construção da sua carreira não será um caminho linear, mas sim uma jornada em constante transformação.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre construção da trajetória de carreira? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Veronica Ahrens
https://www.masterleader.com.br/

Confira também: As Características Imprescindíveis da Liderança Ágil

 

Veronica Ahrens tem mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas. Fundadora da Master Leader, atua hoje como coach, trainer e palestrante. Professora de MBA da FIAP no tema Liderança e Gestão de Pessoas e Professora de Pós-Graduação em Neurociência da Santa Casa no tema Programação Neurolinguística.É Mestranda pela FEA/USP em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas. Master Trainer pela ASTD – American Society of Training e Development e Master Trainer pela Langevin Learning Services, onde foi certificada em Instructional Designer/Developer, Technical Trainer e Instructor/Facilitator. Tem Certificado Internacional de Coaching pelo Integrated Coaching Institute e pela Lambent (International Coaching Community). Master Trainer em Programação Neurolinguística pela NLP University – California. Certificada pela Universidade de Harvard em Gestão Estratégica de Negócios e pela Universidade de Toronto nas áreas de Gestão de Recursos Humanos e Treinamento e Desenvolvimento. Pós-graduada em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas pela FGV (CEAG). Autora do livro “Equipes não nascem excelentes, tornam-se excelentes”.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa