fbpx

Como conseguir dinheiro extra no fim do ano?

É comum que os gastos aumentem no final do ano com compras de presentes, ceias de Natal e confraternizações. Ter uma renda extra, portanto, é algo muito positivo, que pode ajudar a passar por esse momento com mais segurança financeira e facilitar a conquista dos sonhos.

É comum que os gastos aumentem no final do ano com as despesas típicas do período, como compras de presentes, ceias de Natal e confraternizações. Ter uma renda extra, portanto, é algo muito positivo, que pode ajudar a passar por esse momento com mais segurança financeira e facilitar a conquista dos sonhos.

O que deveria ser a primeira atitude para conseguir uma folga no orçamento é na verdade algo que poucos pensam: diminuir os gastos. Como costumo lembrar, na maioria dos orçamentos pessoais e familiares é possível conseguir uma redução de 20% das despesas, apenas se atentando aos hábitos e comportamentos financeiros.

Vejo que muitas pessoas vivem no limite e extrapolam o seu padrão de vida, por isso é tão importante ter educação financeira. Recomendo que, durante 30 dias, anote todos os gastos, separando as despesas em categorias, como alimentação, vestuário, combustível, etc. Assim, você saberá onde pode otimizar, reduzir ou eliminar para que consiga conquistar aquilo que é realmente importante em sua vida.

Em seguida, defina seus sonhos. Tire da cabeça e coloque no papel tudo aquilo que deseja conquistar em sua vida pessoal. Pense em três sonhos a serem realizados em períodos diferentes. Pensando nos próximos 12 meses, trata-se de um sonho de curto prazo, entre um e 10 anos, sonhos de médio prazo, e a partir de 10 anos, sonho de longo prazo. É importante poupar para todos eles ao mesmo tempo, lembrando que, quanto antes começar, antes irá realizar.

Para trazer receitas mais altas, é válido considerar levantar uma renda extra com trabalhos pontuais, algo que não é difícil de conseguir nessa época do ano. Aos estudantes e desempregados surgem opções de trabalhos temporários, principalmente em lojas e shoppings, considerando as compras de final de ano. Nesse ramo, é possível contar com as comissões.

Por outro lado, quem preferir seguir em sua área de atuação, pode passar a oferecer serviços, como de consultoria, aulas e freelances, por exemplo. Assim, além da renda extra, há também uma retomada de conhecimentos e aperfeiçoamento profissional. Quem tem habilidades específicas, como cozinhar ou tirar fotografias, pode fazer disso, agora, um hobby que gere renda.

As possibilidades são muitas, basta ter foco e força de vontade para melhorar sua situação e conquistar aquilo que realmente deseja. Afinal, quando se trata da realização dos nossos sonhos, os esforços e as mudanças são válidas e bem-vindas.

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa