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Como chamar a atenção nas redes sociais!

Se você quer utilizar esse tipo de canal para ser encontrado por empresas ou consultorias de recrutamento, é recomendável se revelar minimamente, oferecer informações que facilitem a identificação das suas competências de forma adequada.

O deslumbramento é, muitas vezes, tão grande quanto a desconfiança na utilização das redes sociais. Há pessoas que flertam com esse tipo de site e decidem, digamos, entrar pela metade.

Pensando apenas no lado profissional, se você quer utilizar esse tipo de canal para ser encontrado por empresas ou consultorias de recrutamento, é recomendável se revelar minimamente, oferecendo informações que facilitem a identificação das suas competências de maneira adequada.

Há recrutadores que fazem buscas inicialmente no LinkedIn e depois checam o perfil no Facebook. Assim, manter a congruência entre comentários e aparência nessas redes é fundamental.

Pouco adianta ter o perfil de experiências desatualizado, sem endereço para contato ou sem área ou região – sua página pode ser vista mundialmente. Há empresas que fazem buscas por palavras-chave no LinkedIn, então quanto mais completo for seu perfil, mais fácil e visível para os recrutadores você estará.

A imagem é a primeira informação que você passa: não colocar foto para se preservar é equívoco grave. Prefira aquelas que enquadram o rosto ou o corpo da cintura para cima, com atitude positiva (braços descruzados e sorriso discreto). Evite exageros nas roupas e acessórios, como vestidos decotados e com brilho.

A abrangência da rede é mundial, mesmo que você tenha foco de atuação local. Se tiver interesse em outros países, é importante ter o perfil em inglês também.

Faça sua apresentação de forma objetiva no sumário e procure participar ativamente de grupos do seu interesse. Compartilhe textos e ideias que possam ser úteis para aquela comunidade.

Caso queira prospectar o mercado e ser convidado a participar de processos seletivos, sugiro não ser apenas observador. É possível fazer um convite para alguém que você não conheça, mas no qual tenha interesse.

Para isso, fuja do convite frio e padrão: crie a sua mensagem pessoal e informe qual é o seu objetivo com essa aproximação. Responda às mensagens recebidas, mesmo que rapidamente – é questão de educação e isso também se percebe nas relações virtuais.

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
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