fbpx

Como Blindar Sua Mente da Teoria da Conspiração?

Quem nunca sofreu antecipadamente imaginando o que o outro pensa? O que irá acontecer se você não se blindar contra os invejosos de plantão, ou até mesmo por que o outro é reconhecido e você não?

Como Blindar Sua Mente da Teoria da Conspiração?

Como Blindar Sua Mente da Teoria da Conspiração?

Podemos entender a teoria da conspiração como hipóteses construídas em cima de significados baseados nas crenças particulares e não em cima de fatos.

A teoria da conspiração não necessariamente é uma teoria falsa. Ela simplesmente é uma análise de cenário realizada em cima de significados que cada pessoa sente e acredita sobre o que está acontecendo, o que imagina que possa acontecer, sem se preocupar assim em levantar o fato em si.

Quem nunca passou pela teoria da conspiração e sofreu antecipadamente com as consequências dessa conspiração?!

Quem nunca sofreu imaginando o que o outro pensa de ti? O que irá acontecer se você não se blindar contra os invejosos de plantão? Ou até mesmo por que o outro é reconhecido e eu não… E tantas outras teorias da conspiração…

Muitas vezes a insegurança não permite que o profissional analise os fatos. Ele fica muito focado nos seus significados, no que ele imagina, sente e acredita, e não o que de fato é!

Essa armadilha também é conhecida como mentalidade conspiratória!

Pessoas que caem nessa armadilha estão mais vulneráveis a sofrerem. Gastam muita energia tentando imaginar e entender as pessoas, as situações, o que elas pensam e acham sobre você ou determinadas situações, o que podem fazer a respeito… Se sentem então perseguidos e inseguros.

Em outras palavras, gasta-se muita energia desnecessária!

Há duas polaridades a saber: o profissional que trabalha baseado em fatos e o profissional que trabalha baseado em significados.

Nenhuma das duas polaridades é adequada. Você certamente já deve ter ouvido que o melhor caminho é sempre o equilíbrio.

Os profissionais que conseguem ter inteligência emocional, conseguem ter o equilíbrio. Mente forte e coração sábio!

Os profissionais que investem em desenvolver essa inteligência, conseguem então equilibrar a razão baseada nos fatos e a emoção baseada nos significados.

No dia a dia, mesmo que as pessoas não percebam, elas vivenciam conflitos entre razão e emoção.

A sabedoria para ter ganhos na vida profissional é colocar em prática a Inteligência Emocional. Manter sempre o equilíbrio entre fato e significado. Treinar diariamente a capacidade de compreender os fatos. E gerir melhor as suas crenças, as suas opiniões, os seus sentimentos, as suas intuições…

Lembre-se que a mente conspiratória irá gastar muita energia e, de fato, irá proporcionar a você poucos ganhos profissionais.

Já a mente blindada consegue absorver e desenvolver o que é de fato útil. E assim criticar e rejeitar o que não tem valor.

Quando você começar a analisar fatos e agir conforme a realidade e não baseado nas hipóteses teorizadas pela mente, certamente colherá melhores resultados!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como blindar a sua mente da teoria da conspiração? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios

Confira também: Julgamentos: Como Aumentar sua Autoestima para enfrentá-los?

 

Graziela Heusser Azeredo é Diretora e Fundadora da GHA Gestão de Negócios. Atua como Coach de Carreira e Negócios, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades do Ser Humano e das organizações, para que eles possam usar suas habilidades em potencialidade máxima, gerando resultados positivos para a concretização dos seus objetivos. Formação Técnica Publicitária pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Paulista, especialista em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero, Certificação Green Belt e Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de outros cursos de extensão nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Melhoria de Processos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa