Anúncios

Como Blindar a sua Carreira contra a Crise

Como podemos ter mais segurança na carreira em um momento como este que estamos passando? Como se manter empregado?

1447
1447

Ultimamente temos visto, muito frequentemente, as notícias falarem em cortes de gastos, ajustes, reorganizações empresariais e, claro, demissões.

Sem contar com o cenário político.

Todos estamos no mercado e sofremos, além das pressões diárias por resultados e “fazer mais com menos”, sofremos a pressão do fantasma da crise na economia. Nossas carreiras estão em jogo.

Você que está sentindo a pressão, pois todos estamos, deve ter sempre em mente a pergunta: “Como posso ter mais segurança na carreira em um momento destes?”. Ou: “Como me manter empregado?”.

A resposta passa por este artigo e ela está ao seu alcance. Leia o texto até o final para planejar a transformação da sua carreira.

As empresas sempre querem mais de nós trabalhadores. E elas estão certas pois quanto mais cada colaborador render, melhor para todos. Certo? E não estou falando em pressão por resultados baseada em stress, mas em resultados obtidos pela evolução do conhecimento e inteligência das pessoas.

Para atingir esta evolução natural, o caminho a ser seguido é o da especialização. O treinamento técnico aumenta a capacidade operacional das pessoas e faz com que as entregas e a excelência profissional atinjam o seu próximo nível.

Assim, para você poder atingir o seu próximo nível como profissional, é natural que a busca por aprimoramento seja constante. E, para que o mercado reconheça esta especialização, também é natural que você anuncie seu conhecimento por meio de certificações profissionais.

Há casos onde as empresas custeiam todo o desenvolvimento do profissional, porém, caso a sua empresa não faça isso, é justo consigo mesmo ficar parado aguardando o que o futuro pode te trazer de bom ou ruim? Agora é a hora da ação!

Dentre todos, as empresas sempre mantêm os mais qualificados. Os que provaram que podem entregar mais pela comprovação de seus certificados conquistados.

Então, como conquistar estes certificados sem perder a vida trabalhando 9 horas por dia e o restante das horas estudando? Não é saudável fazer com que seu lazer, família, amigos e vida pessoal paguem este preço. Estudar é um projeto e não uma prisão.

Vou contar minha história. Eu nunca gostei de estudar pois, como disse acima, isso consumia muito tempo. Apesar disso, a manutenção do meu cargo e meu desenvolvimento profissional falavam mais alto.

Eu sentia medo porque eu tinha que me certificar tecnicamente para provar algo que eu já sabia fazer para a empresa. E caso eu não conseguisse a certificação, eu poderia ser afastado a qualquer momento.

Então a virada chegou. Consegui transformar os estudos utilizando uma estratégia certeira. E é esta estratégia que eu trago neste artigo. Após utilizar esta estratégia passei a estudar menos, porém com mais qualidade e, assim, conseguir meus certificados desejados.

Os estudos passaram a ser encarados como projetos, com prazo determinado para começar e acabar. A evolução do aprendizado passou a ser medida e, com isso, passei a estudar menos e aprender mais.

Não importa qual seja o certificado profissional que você quer tirar. Não importa o total de páginas a serem lidas nos livros texto. Não importa se o material é em inglês, espanhol ou em qualquer outra língua. Tudo pode ser medido e controlado para que você atinja seu sucesso sempre.

Confira os passos que delimitam seu projeto de certificação profissional:

  • O primeiro passo é definir qual certificado você quer tirar: Defina e siga seu objetivo até o final. Mudar o foco do projeto vai atrasar sua conquista;
  • Defina quantas horas você estudará por dia: É extremamente importante criar um hábito de estudos. A disciplina é fundamental;
  • Tenha um cronograma de estudos bem feito e que se encaixe na sua vida diária;
  • Ao acabar de estudar todo o material, faça simulados. Após os simulados, recomece os estudos para que o aprendizado seja cada vez maior, num ciclo campeão;
  • Para atingir seu próximo nível você precisa estudar e mostrar ao mercado, por meio das suas certificações, que você possui um nível de conhecimento diferenciado;
  • Tentar obter este sucesso estudando muitas horas diariamente pode te levar lá, mas o seu desgaste será imenso e você levará muito mais tempo para isso.

Transformar os planos de estudos em projetos, utilizando sua inteligência para criar uma estratégia vencedora aliada às dicas acima fará você chegar lá antes do que imagina.

Agora é a hora da ação! Esqueça os outros e faça a diferença pra si mesmo.

Te espero no lugar mais alto do pódio.

Até mais!

Rodrigo

Rodrigo Pace Author
Rodrigo Pace tem mais de 17 anos de experiência profissional em TI, atuando como Consultor na Telefonica Vivo há mais de 10 anos. Certificado PMP. Coach especialista em Profissionais de TI, Escritor, Palestrante, Professor e Empreendedor Digital. É formado em Bacharelado em Ciência da Computação pela Unesp e possui MBA em Gestão de TI pela FIAP. Criador do projeto Desafio LinkedIn que já atendeu mais de 3.300 alunos gratuitamente proporcionando maior valor, resultados e visibilidade profissional para as pessoas dentro do LinkedIn.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa