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Como aumentar o engajamento nas redes sociais

Seu alcance orgânico está cada vez mais baixo? Como melhorar o engajamento nas redes sociais? Confira 7 dicas práticas para você implementar imediatamente.

Como aumentar o engajamento nas redes sociais

Como aumentar o engajamento nas redes sociais

Em tempos de alcance orgânico cada vez mais baixo, aumentar o engajamento nas redes sociais é um desejo de todas as marcas. Mas o que fazer então para produzir conteúdos que atraiam, atendam às expectativas do público e, consequentemente, proporcionam resultados efetivos?

Neste artigo, listo 7 dicas práticas para você implementar imediatamente, a saber:

1) Relacione-se ao máximo com seus seguidores/curtidores

Quanto mais você interage com um usuário, maiores são as chances de ele receber organicamente seus próximos posts. Isso porque a rede social identificará uma afinidade entre vocês. E o objetivo de Facebook, Instagram e LinkedIn, por exemplo, é sempre reter ao máximo a pessoa na rede. Com conteúdos que agradam, isso tende a acontecer com mais facilidade.

2) Responda todos os comentários

Não importa se alguém apenas marcou outra pessoa no seu post: responda da mesma forma, agradecendo pelo compartilhamento, por exemplo. Além de soar simpático e demonstrar que você está atento à movimentação na sua rede, essas conversas potencializarão a afinidade entre vocês. E, desse modo, resultará em maior alcance orgânico futuro.

3) Seja criativo para criar conteúdos “compartilháveis”

Aqui você pode pensar em algo até informal, que estimule as pessoas a marcarem outras. Já viu aqueles posts com “marque aquele seu amigo de quem você adoraria ganhar este presente”? Então… A ideia é justamente esta. Essas marcações farão com que seu conteúdo alcance mais pessoas, que ainda nem fazem parte da sua rede. E quanto mais curtidas no seu post, mais “peso” ele terá para a rede social.

4) Faça fotos e vídeos de bastidores

As pessoas são curiosas por natureza e adoram ver conteúdos deste tipo. Se é uma empresa, que tal mostrar funcionários que são muito importantes, mas que nunca aparecem? No caso de um profissional liberal que faz home office, como é o seu escritório em casa? Como é o ambiente onde você sempre grava os vídeos ou faz as lives?

5) Pergunte que tipo de conteúdo seu público deseja

Conhecer detalhadamente a persona é obrigatório e ajuda no processo de produção. Mas nada melhor do que abrir espaço para seus seguidores/curtidores opinarem. Quais assuntos eles gostariam que você abordasse de fato? Quais são as dores que eles têm? Preferem conteúdos em vídeo ou texto? Ou lives ou vídeos gravados? Os Stories, do Instagram, têm os recursos de fazer uma pergunta e criar enquetes. Use então essas funcionalidades!

6) Avalie conteúdos diferentes para cada rede social

Você precisa descobrir o comportamento dos seus usuários. E não necessariamente um mesmo conteúdo tem que entrar em todas as redes (mas isso também não é proibido). O Instagram, por exemplo, é puramente visual. O engajamento num post que divulga um artigo, por exemplo, certamente não terá o mesmo impacto da publicação no Facebook ou LinkedIn.

7) Analise os melhores dias e horários para publicar

Esta é outra análise importante que você precisa fazer. Existem ferramentas que analisam isso de forma muito fácil e entregam as métricas de forma compilada. Mas esses dados também estão disponíveis em cada rede social. Um trabalho como social media vai (muito!) além de apenas produzir e publicar posts.

Tudo isso, claro, com consistência e organização. Assim, as chances de você ter mais resultados orgânicos com suas redes aumentam consideravelmente.

Mãos à obra!

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Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como aumentar o engajamento nas redes sociais? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Almir Rizzatto
http://www.rztcomunicacao.com.br

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Almir Rizzatto possui graduação em Jornalismo e pós-graduação em Comunicação Empresarial, Relações Públicas e Marketing. É fundador da RZT Comunicação, criada em 2006 e que atende empresas de todos os portes e profissionais liberais. A agência oferece soluções em comunicação, como Marketing Digital, redes sociais, conteúdo para sites e blogs, e-books, assessoria de imprensa e Media Training, entre outros. Almir também atua como palestrante, instrutor e consultor em Marketing Digital. Entre os cursos oferecidos estão os de Marketing Digital, redes sociais e SEO, com os quais já capacitou centenas de profissionais.
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