fbpx

Como aumentar as vendas no final do ano

Quer saber como aumentar as vendas no final do ano? Essas 5 dicas são suficientes para você alavancar seu negócio em dezembro e ter um ano novo espetacular!

Como aumentar as vendas no final do ano

Como aumentar as vendas no final do ano

Final do ano chegando, e o stress e a correria também! Final de ano é época de planejar o ano novo, e ainda fazer todo o esforço possível para conseguir bater todas as metas prometidas.

Para quem trabalha vendendo produtos ou serviços, o mês de dezembro tem uma vantagem: é nesta época que as pessoas recebem o 13º salário e, muitas vezes, ainda recebem uma bonificação da empresa. Isso significa que, após a Black Friday, dezembro também é o mês em que as pessoas mais compram. A demanda aumenta significativamente em diversos segmentos. Quem é que não tem um familiar para presentear ou um amigo oculto para participar em dezembro?

Para aproveitar as oportunidades desse período, os empresários precisam iniciar o planejamento meses antes. Para saber com antecedência o que vão vender, quais estratégias de marketing vão usar, quais promoções vão fazer. Portanto se este ano você não planejou o seu negócio corretamente, já coloque na sua agenda: ano que vem você deve começar a pensar sobre suas vendas de dezembro ainda em outubro!

Mas, se você acelerar seu ritmo, ainda dá tempo de tirar melhor proveito das semanas que antecedem o Natal e Ano Novo.

Neste artigo vou te contar algumas estratégias que você pode usar para lucrar ainda mais em dezembro e aumentar as vendas no final do ano.

1 – Facilite a compra para o seu cliente

Neste período muita gente compra por impulso. Pois o período natalino estimula as pessoas a ficaram mais emocionais e com a tendência de irem às compras sem racionalizar muito. Isso acontece porque desde final de novembro, no Black Friday, os lojistas simplificam e facilitam as formas de pagamento. O comprador então nem pensa duas vezes.

Então como você também pode ajudar o seu cliente a comprar de você?

Facilite as formas de pagamento para que a compra possa ser feita de forma simples e sem burocracia. Evite páginas intermináveis para preenchimento, pois isso faz com que o comprador acabe desistindo. E por último, para ganhar da concorrência, ofereça descontos à vista, ou aumente a quantidade de parcelas. Além disso, você terá que mostrar o seu diferencial, agregando valor. É hora de abusar dos bônus que você pode oferecer atrelado ao seu produto ou serviço.

2 – Torne o seu produto mais atrativo

Mesmo que o seu produto seja o mesmo o ano todo, nesta época do ano é interessante dar uma repaginada na sua página de vendas. É como uma loja física: Em dezembro as vitrines ficam sempre mais arrumadas, mais bem decoradas, mais chamativas. Você precisa chamar a atenção do seu cliente, criar uma apresentação tão única que desperte o desejo de qualquer pessoa. E não se esqueça da descrição do seu produto. A sua página de vendas é o que separa seu cliente de você. Então ela precisa ser envolvente. É bom lembrar que todos os seus concorrentes também estão a um clique de distância do seu cliente. Portanto, tire um tempinho para pesquisar como os seus concorrentes estão organizando suas páginas de vendas e faça melhor!

3 – Ofereça novidades

Uma pessoa que já é sua cliente, tem 3x mais chances de comprar novamente de você do que uma pessoa que não é sua cliente. Portanto, quem já tiver confiança em você, vai ficar animado em saber que você está lançando novidades. Prepare um lançamento. Quando você apresenta um lançamento, a vontade de comprar aumenta mais ainda. E você pode trabalhar gatilhos mentais, como o da escassez, para dar uma ajudinha a esta vontade.

4 – Tenha uma “aba” no seu site para receber comentários

Como nesta época do ano multiplicam-se as ofertas na internet, na mesma proporção aumenta a desconfiança dos consumidores. Por isso, ter uma “prova social” na sua página, como os comentários dos seus clientes, vai ajudar a passar mais confiança para seus clientes. Portanto, se você não gosta de deixar a seção de comentários aberta, por medo de comentários negativos ou por opção, agora é a hora. Você pode incentivar seus clientes a contar como foi a experiência de comprar com vocês. Esteja presente para responder cada comentário, cada dúvida ou cada elogio, isso mostrará ao seu público que você está perto e que se preocupa com eles.

5 – Motive a sua equipe

Ter uma equipe motivada pode ser o fator decisivo para o sucesso das suas vendas. Isso porque serão eles que estarão lidando diretamente com os seus clientes, resolvendo problemas e apresentando as melhores soluções.

Sua equipe precisa estar motivada para oferecer a melhor experiência para o seu cliente, caso contrário, as coisas podem não funcionar muito bem. Além de treinar a equipe, ofereça bonificações para estimular o alcance das metas e o bom atendimento.

Essas 5 dicas são suficientes para você aumentar as vendas no final do ano, alavancar seu negócio ainda em dezembro e ter um ano novo espetacular!

Um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo! Até 2020!

Paula Quaiser
http://www.paulaquaiser.com

Confira também: Como encontrar o seu ponto de equilíbrio e fazer sua empresa crescer em alta velocidade?

 

Paula Quaiser é graduada e pós-graduada em Marketing. Master Coach e Canvas, certificada nacional e internacionalmente. Idealizadora do método Canvas Coaching. Eterna viajante e nômade digital. Palestrante internacional, em mais de 10 cidades pelo mundo. Indicada ao prêmio Bid-Star Awards 2018 (Genebra, Suíça) em qualidade de inovação. Coautora dos livros: “Business Model Teams” e “O Fator-E: O empreendedorismo como forma de transformar pessoas e empresas”.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa