fbpx

Atinja Seus Objetivos usando a Inteligência Emocional

Como você se sentiria se, daqui a 6 meses, você perdesse seu emprego? Que tipo de trabalho lhe faria feliz daqui a um ano? De quanto dinheiro você precisaria para não ter mais preocupações?

Como Atingir Seus Objetivos usando a Inteligência Emocional e a Previsão Afetiva a seu favor

Previsão Afetiva: Como Atingir Seus Objetivos usando a Inteligência Emocional

Como você se sentiria se, daqui a 6 meses, você perdesse seu emprego? E como se sentiria se conhecesse o amor da sua vida amanhã? Que tipo de trabalho lhe faria feliz daqui a um ano? De quanto dinheiro você precisaria para não ter mais preocupações?

Como se sente lendo essas perguntas? Ficou com dúvidas, ficou incomodado?

Mas, qual seria o motivo deste incômodo?

Quero propor uma reflexão sobre “previsão afetiva” discorrida pelos psicólogos Daniel Gilbert e Timothy Wilson, essa previsão se refere a como nós pensamos sobre nossas emoções futuras e como certos eventos da vida poderão afetá-las.

Podemos dizer que é necessário aprender a gerenciar emoções…

Uma habilidade da inteligência emocional que tem um impacto na nossa produtividade, na nossa capacidade de estabelecer metas para vida pessoal e profissional. Isso nos leva a buscar metas financeiras sem propósito, a procrastinar contra nossa vontade, a estimar de forma imprecisa quanto tempo levaremos para completar uma tarefa.

De acordo com a Psychology Today, previsão afetiva é mais simples do que o nome sugere. Trata-se de “prever como alguém vai se sentir no futuro.”

Quando você pensou sobre as perguntas lá da introdução, você estava fazendo isso — estava prevendo como se sentiria em diferentes circunstâncias futuras.

Quando você pensa no futuro, seu objetivo é prever 4 aspectos diferentes dos seus sentimentos:

  • Se você vai ter emoções positivas ou negativas;
  • A emoção específica (por exemplo, raiva, medo ou frustração);
  • Quanto tempo a emoção vai durar;
  • O quão intensa ela será.

Gilbert explica:

“Nossa habilidade de olhar para o futuro e pensar sobre o que vai nos deixar mais felizes é o caminho que temos para um presente que nos agrada.”

É claro que melhores previsões afetivas têm o poder de ajudar a cultivar uma vida mais feliz e satisfatória — tanto dentro quando fora do trabalho.

Portanto, devemos estar atentos ao tipo de previsão que nossa mente faz no modo automático e se essa previsão condiz com a realidade do que você está vivenciando ou apenas é uma projeção baseada em crenças próprias e de outras pessoas. O caminho para essa análise é o autoconhecimento, é saber nomear as emoções e principalmente vivenciar o presente em estado de presença.

Esse estado de presença reflete na intensidade que desfrutamos cada momento que um dia planejado e também desfrutar dos momentos imprevisíveis. Ninguém poder ter certeza absoluta do futuro, mas podemos nos organizar para que possamos realizar de forma satisfatória o que desejamos. Ou seja, planeja sua individualidade, tendo amigos e amigas próprias, faça atividades que você goste, tenha seus hobbies, tenha uma reserva financeira, planeje a próxima viagem dos seus sonhos.

Questões aparentemente simples mais que resultarão em um impulsionador de motivação diária.

Gostou do artigo?

Quer saber mais sobre como atingir seus objetivos usando a inteligência emocional e a previsão afetiva? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Luciana Soares Passadori
https://www.passadori.com.br

Confira também: A mudança que você tanto deseja

 

Luciana Soares Passadori é mentora, coaching de desenvolvimento humano e facilitadora de autoliderança, liderança integral e liderança situacional. Possui vasta experiência no atendimento de grandes empresas para desenvolvimento de soluções em treinamentos comportamentais. Realizou a formação em Coaching Integrado – Coaching Executivo, Life Coaching pelo ICI Integrated Coaching Institute – Credenciado pelo ICF International Coach Federation, formação em DISC Profiler Solides e formação em Mentoria pela Enora Leader, formação em liderança feminina com Sally Helgesen. Criou e conduz, juntamente com Reinaldo Passadori, o curso Autoliderança Transformadora que tem um modelo de programa de autodesenvolvimento que potencializa as competências profissionais e pessoais. Advogada de formação, pós-graduada em Psicologia Transpessoal e especializada em Psicologia Forense. Iniciou sua jornada na carreira jurídica, onde atuou com Direito de Família por 12 anos. É Diretora estratégica do IVG, participa do comitê executivo do Programa Mentoria Colaborativa – Nós Por Elas do Instituto Vasselo Goldoni. E coautora do livro Mentores e suas histórias inspiradoras – Editora Leader.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa