fbpx

Como aprender rápido?

Podemos ter necessidade de aprender algo novo e desenvolver habilidades de maneira rápida. Mas como se desenvolver com agilidade se o maior paradigma é: “Para você ser excelente naquilo que faz, precisa ter prática de 10.000 horas!”?

O mundo não para, estamos suscetíveis a muitos estímulos, informações para processar e desejos que geram uma ansiedade que ocasiona em estresse e pensamentos de incapacidade para aprender mais, tornando a vida uma grande ânsia e loucura. Podemos ter necessidade de cada dia aprender algo novo e desenvolver habilidades de maneira muito rápida. Mas como aprender se desenvolver com agilidade se o maior paradigma é:

“Para você ser excelente naquilo que faz, precisa ter prática de 10.000 horas!”

Para evoluir e manter um padrão de vida equilibrado no nível emocional, psicológico, financeiro, profissional e espiritual, dez mil horas de foco em aprimorar-se numa nova habilidade é muito tempo, não levando em consideração as renúncias que teria que escolher para alinhar expectativa com realidade.

Estamos acostumados a seguir o que estudiosos publicam e pessoas de referências recomendam, mas não refletir e indagar porque chegaram naquela conclusão.

A teoria das 10.000 mil horas para excelência, foi elaborada pelo professor Ericksson, da Universidade da Flórida. O foco do estudo do professor Ericksson, foi estudar atletas, músicos e pessoas de altas performances nas suas áreas, o que remetia um título de especialistas. Com o objetivo de acelerar o aprendizado, Josh Kaufman, um educador independente e autor do livro “O MBA pessoal: dominar a arte de Negócios”, questionou esse estudo e foi pesquisar como aprender algo novo de maneira rápida. Por meio de muitas pesquisas e testes criou o método que você pode aprender qualquer coisa em 20 horas!

O início está em tomar consciência do que é importante e o rumo que estamos indo, para assim, elencar quais são as necessidades e prioridade.

O método que Josh Kaufman consiste nos quatro passos abaixo:

  1. Decompor a habilidade: Descreva o que é essa habilidade e que tipos de comportamentos precisam ser realizados para atingi-la. Lembrando que habilidades é o conhecimento colocado em prática.
  2. Aprender o suficiente para se autocorrigir: escreva que tipo de recursos precisa para começar a aprender e quais canais (livros, TV, cursos, etc.) pode treinar e validar o que está desenvolvendo. Lembre-se antes feito do que perfeito, o objetivo é praticar a se corrigir conforme o treinamento.
  3. Remover as barreiras para praticar:Pense no que pode interferir na sua prática e tire todas as distrações possíveis para que você mantenha o foco na aprendizagem e evolução.
  4. Praticar por pelo menos 20 horas:O que são 20 horas comparado a 10.000 horas? Se você pensar numa prática diária, de 4 horas, em 5 dias terá completado esse foco, ou então 1 hora por dia, em 20 dias estará mais familiarizado com o assunto e praticando a nova habilidade, quem sabe até gerando um hábito novo segundo Charles Duhigg, autor do Poder do Hábito.

Se pensarmos na nossa história de vida, não precisamos de 10 mil horas para aprender a andar de bicicleta, se relacionar na escola, para praticar algum esporte, etc. Contudo, precisamos ser ótimos em algumas habilidades para um bom convívio na sociedade e evoluir na nossa carreira.

O pensamento de que não irá aprender rápido pode ativar um grande vilão dentro de você que é a Procrastinação, e por acreditar nisso deixará de empenhar no que precisa ser feito a fim de gozar de tempo livre para fazer coisas circunstanciais que não irão te trazer os resultados que deseja. No entanto, aprender e se potencializar impacta positivamente na vida proporcionando felicidade, bem-estar e qualidade de vida!

O que você está esperando para testar essa nova teoria e se desenvolver?

Grande abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa