fbpx

Como aprender com as minhas emoções?

Quantas emoções será que experimentamos durante um dia? Somente com autoconsciência pode-se compreender o dia diante os estados emocionais.

como aprender com as emoções

Como aprender com as minhas emoções?

Quantas emoções será que experimentamos durante um dia?

Somente com autoconsciência pode-se compreender se o dia será de muitas ou um dia mais tranquilo diante os estados emocionais. Contudo, antes de iniciar, vale sempre a pena relembrar o conceito:

“Emoções são estímulos desencadeados pelos pensamentos que envolvem as reações orgânicas em nosso corpo criando uma percepção de realidade” 

Fale-se muito em desenvolver inteligência emocional, entretanto, isto é possível ao reconhecer o que essas emoções querem sinalizar.

Na ilustração abaixo, temos a Roda das Emoções, teoria do psicólogo evolucionário David Hawkins.

como aprender com as emoções

Analise a roda de fora para dentro, o quanto você sente numa escala de 0 a 10 em relação aos sentimentos que estão mais às margens dessa roda?

A junção dos sentimentos, tornam-se base para outros sentimentos, até que a junção destes chegamos nas emoções primárias. É um resultado bem interessante identificar nossa percepção antes e depois de realizar uma reflexão sobre o que mais sinto durante o cenário atual.

Após o exercício que têm por objetivo estimular a autoconsciência, entenda que emoções são sinais que transmitem uma mensagem. Esteja atento e não alienado em relação às mensagens, pois isso diz muito como está o seu estado de humor no decorrer dos dias, o que deve fazer para que um estado emocional negativo seja transformado para positivo e principalmente, aumente o seu nível de energia para a realização das suas atividades.

E como tudo o que é bom, pode ser cada vez melhor, Hawkins aprimorou a sua roda criando uma tabela que por base tomou a frequência de energia emitida pelas células de acordo com a vibração daquelas emoções.

como aprender com as emoções

Suas emoções e sentimentos falam muito sobre você. Nesse caso, que sinal elas desejam comunicar a você Como aprender com as emoções?

Ser inteligente emocional é conseguir realizar uma autorreflexão, buscar alimentar seus pensamentos com percepções realistas, buscar conteúdos que elevam seu humor ao positivo e agir para que as emoções positivas virem uma rotina; as negativas sejam fortalecedoras para a sua vida.

“O meu mundo exterior é um reflexo do que sinto”.

Grande abraço,

Mayra Soares
http://www.mayrasoares.com.br/

Confira também: Controlando suas Emoções

 

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa