fbpx

Como anda a sua relação entre o trabalho e o dinheiro?

Você está trabalhando para o dinheiro ou o seu dinheiro está trabalhando para você?

Quem me acompanha por aqui sabe que sempre gosto de dizer que o dinheiro é e sempre será um meio e nunca um fim, por isso quero falar um pouco sobre essa relação que temos com o dinheiro e principalmente propor uma reflexão: você está trabalhando para o dinheiro ou o seu dinheiro está trabalhando para você?

Partindo desse questionamento, podemos perceber que a maioria das pessoas sempre teve a mentalidade de trabalhar para ganhar dinheiro, ou seja, trabalhar a vida toda em função do dinheiro, mas afirmo prontamente que esse pensamento está equivocado.

É claro que o dinheiro é importante, mas devemos concentrar nossos esforços, nosso trabalho tendo o foco principal para o que o dinheiro pode nos proporcionar, é o que chamamos de propósitos, objetivos, sonhos, são eles os verdadeiros agentes motivadores para as nossas ações, portanto a proposta é enxergar essa relação a partir desse novo prisma.

O caminho para mudar esse modelo mental construído ao longo do tempo passa sistematicamente pela educação financeira, isso por se tratar de uma ciência que mexe justamente com os nossos hábitos e comportamentos.

Agora imagine se esse processo for invertido: fazer com que o dinheiro trabalhe para você. Ficou muito mais interessante, certo? Mas para que esse processo comece a acontecer é primordial ter uma reserva financeira, uma vez que você ganha o poder da decisão, ou seja, pode comprar à vista ou a prazo, enfim, fazer o que bem entende com o seu dinheiro. Afirmo isso, pois essa reserva te proporcionará rendimentos passivos, portanto o dinheiro trabalhará a seu favor. Simples, não?

Portanto, se você pretende mudar de vez essa relação e fazer com que o dinheiro comece a trabalhar pra você, faça isso hoje mesmo. Tenha em mente os seus sonhos e comece a poupar para que eles se tornem realidade.

Ao longo do tempo você irá perceber que o dinheiro está trabalhando a seu favor e tenho certeza de que isso irá te dar ânimo para continuar nesse movimento, já que esses sonhos ficarão cada vez mais próximos e concretos.

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa