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Como Ampliar (DE VERDADE) o seu Networking?

Não faça networking apenas quando você precisa de algo, mas sim, faça disto uma constante em sua vida. Aprenda a mudar seus hábitos sociais em 2 passos.

Como Ampliar (DE VERDADE) o seu Networking?

Como Ampliar (DE VERDADE) o seu Networking?

Networking está relacionado com a rede de contatos que estabelecemos na vida pessoal e profissional. Essa é uma competência que podemos desenvolver e que pode nos trazer diversos benefícios. Por exemplo: ter acesso a informações e novos conhecimentos em relação a pessoas, mercados, tendências, aumentar a visibilidade. Como resultado, ampliamos a possibilidade de promoção ou recolocação profissional, prospecção de novos projetos ou clientes, indicação de fornecedores de qualidade, entre tantas outras possibilidades. Desta forma, quanto antes aprendermos a desenvolver o networking, mais oportunidades futuras conseguiremos construir.

O networking não é apenas quem você conhece, mas também quem te conhece. Afinal, se o outro souber quem você é, você também fará parte da rede de contatos dele. Começa com você percebendo como pode ajudar e contribuir com o outro, para que depois o outro também possa contribuir com você. Por isso, não devemos fazer networking apenas quando estamos precisando de algo, mas sim, deveria ser uma constante em nossas vidas. Envolve mudarmos os nossos hábitos sociais.

Muitas vezes nos relacionamos com pessoas que são parecidas com a gente, como por exemplo: idade próxima, formação, cultura. No entanto, se desejamos ampliar a nossa rede de contatos, deveríamos buscar nos relacionar com pessoas diferentes. Afinal, é nesse lugar que podemos construir novas redes, que podem trazer oportunidades diferentes. Para isso é preciso quebrar os filtros internos que temos, e buscar abordar pessoas que são diferentes de nós. Esse hábito permitirá ampliarmos a nossa rede de contatos.

Networking tem uma relação direta com troca, reciprocidade, e para isso, ambos os lados podem oferecer algo.

O convite é que você busque primeiro identificar como pode ajudar o outro. Isso permitirá abrir um espaço para que o outro também te ofereça ajuda. Esse é um dos passos para iniciarmos a construção de uma relação de confiança, que é a base para criarmos a reciprocidade com alguém. Num segundo momento, para ampliarmos a possibilidade de networking com alguém devemos focar em dois pilares principais, que são:

Posicionamento (“Eu”)

Quem sou eu perante o outro? Como sou visto? O posicionamento é um aspecto fundamental no networking. Tem relação com a imagem que transmitimos para o outro, e é construída a cada instante, passo a passo. Num primeiro momento tem relação com aspectos externos, como por exemplo a nossa vestimenta, forma de falar, posicionamento nas redes sociais. Mas também envolve a nossa reputação, características pessoas, qualidade das entregas, cuidado com o outro. Características como a fofoca, negativismo, vitimização podem desfavorecer a construção da nossa imagem. Perceba que cada atitude que temos irá influenciar essa construção.

Se desejamos criar uma relação de confiança com o outro, precisamos transmitir isso na nossa imagem, atitudes e ações. É preciso que o outro veja as minhas qualidades, competência, comprometimento, para que possa confiar e me incluir na sua rede de relacionamentos.

Se eu tenho uma grande habilidade na construção de relacionamentos, mas eu não entrego o que me proponho a fazer, não sou transparente. Não sou confiável e não irei construir uma relação de troca com o outro. Por isso, se você deseja ampliar a sua rede de relacionamentos, você deve investir na sua marca pessoal. Crie conteúdos, demonstre suas habilidades, o seu conhecimento, busque desenvolvimento constante, seja sincero, seja transparente, peça desculpas quando errou. A construção da imagem tem relação com a nossa “embalagem”, mas também com o “produto” que entregamos.

Relacionamento (“Outro”)

Saber construir relacionamentos e nos comunicarmos de forma efetiva é fundamental no networking. Todos nós desejamos construir relacionamentos nos quais haja respeito, atenção, interesse genuíno. Para isso, precisamos aprender a ouvir e compreender os interesses e necessidades do outro. O que são valores fundamentais da outra pessoa e como podemos contribuir com ela.

Se desejamos ser considerados dentro da rede de relacionamento de outra pessoa devemos buscar nos relacionar de forma positiva. Ter a habilidade de gerar empatia, saber se colocar no lugar do outro, compreender a forma dele ver o mundo. É buscarmos por meio da nossa comunicação criarmos um senso de compreensão mútua. Por exemplo, chamar a pessoa pelo nome, reconhecer qualidades do outro, demonstrar interesse e gratidão são algumas atitudes que podem ajudar nesse processo. Se eu tenho um bom posicionamento, ou seja, tenho boas entregas, sou comprometido, mas não consigo me relacionar e me comunicar de forma efetiva, provavelmente eu não irei criar uma relação de troca com o outro.

Então agora, eu te convido a construir o seu plano de networking. Muitas vezes quando não colocamos o networking na nossa agenda como uma prioridade, ele acaba não acontecendo. Comece mapeando a sua rede de contatos atual, identificando pessoas que já fazem parte e outras que gostaria de incluir. Reflita sobre a imagem que essas pessoas têm sobre você, e quais ações você pode colocar em prática para construir uma imagem favorável.

Identifique como você tem construído o relacionamento com essas pessoas, como tem oferecido ajuda e se está conseguindo agregar valor para elas. Participe de encontros, eventos, envolva-se com associações e institutos que façam com que você conheça novas pessoas, fora do seu círculo atual.

Lembre-se, o networking não deve ser feito apenas nos momentos em que precisamos de algo, mas sim, se tornar um hábito diário.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como ampliar o seu networking? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Veronica Ahrens
https://www.masterleader.com.br/

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Veronica Ahrens tem mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas. Fundadora da Master Leader, atua hoje como coach, trainer e palestrante. Professora de MBA da FIAP no tema Liderança e Gestão de Pessoas e Professora de Pós-Graduação em Neurociência da Santa Casa no tema Programação Neurolinguística.É Mestranda pela FEA/USP em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas. Master Trainer pela ASTD – American Society of Training e Development e Master Trainer pela Langevin Learning Services, onde foi certificada em Instructional Designer/Developer, Technical Trainer e Instructor/Facilitator. Tem Certificado Internacional de Coaching pelo Integrated Coaching Institute e pela Lambent (International Coaching Community). Master Trainer em Programação Neurolinguística pela NLP University – California. Certificada pela Universidade de Harvard em Gestão Estratégica de Negócios e pela Universidade de Toronto nas áreas de Gestão de Recursos Humanos e Treinamento e Desenvolvimento. Pós-graduada em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas pela FGV (CEAG). Autora do livro “Equipes não nascem excelentes, tornam-se excelentes”.
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