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Como a inovação pode multiplicar o potencial de vendas?

Muitos acham que a inovação diz respeito somente à tecnologia ou ao mundo Digital. Não é! INOVAR é pensar diferente, é buscar novas formas de olhar o que já existe, é fazer a mesma coisa de forma diferente.

Muitas pessoas acham que a inovação diz respeito somente à tecnologia ou ao mundo Digital. Definitivamente, não é. INOVAR é pensar diferente, é buscar novas formas de olhar o que já existe, podemos dizer também que é fazer a mesma coisa de forma diferente.

Outro engano é que por vezes imaginam que é preciso altos investimentos para inovar ou só as grandes empresas podem fazer parte desse jogo. Errado novamente. A inovação pode e deve ser perseguida por todo e qualquer empresário, empreendedor ou profissional liberal. Mas na prática, boa parte das empresas está perdida com relação à Inovação, pensa que faz, mas os consumidores e clientes não percebem e acham apenas que são mais do mesmo, muitos não sabem inclusive o conceito de inovação, porque o que e como devem efetivamente inovar.

Pois bem, trago hoje 5 simples dicas para inovar em serviços, ao estilo Pelé, aquele jogador que inovou quando fez a paradinha que engana os goleiros ao bater o pênalti. Mas atenção, independente do que for implantar, a grande sacada é transformar todas as ideias e melhorias que já fez ou que vai fazer em seu negócio, em valor real agregado na PERCEPÇÃO do seu cliente, colaboradores e consumidores, seja na imagem inovadora da sua marca, atendimento, produto ou serviço, ou seja, na ATRATIVIDADE ao ponto de conseguir que pessoas impactadas, comentem e compartilhem essas experiências e claro, no melhor resultado, se engajem publicamente com seu negócio. O ingrediente principal no que for fazer é conseguir a sensação do #UAU (percepção inovadora) nas pessoas.

Vamos lá:

  • Pense simples. Do cafezinho, até a rua. Por exemplo, na xícara do café, inove colocando um simples sequilho ao lado no pires. As pessoas que tomam café habitualmente, vão perceber que você faz algo a mais que as outras. Já faz isso? Coloque por exemplo, uma lata de leite ao lado da cafeteira, então;
  • Saia do padrão, mude, por exemplo, o horário de funcionamento da sua empresa, abra antes das 8 horas, não feche para o almoço, enfim fique diferente da sua concorrência. Mas comunique isso ao mercado!;
  • Ofereça água na entrada da sua loja ou dê uma simples bala na hora que o cliente fechar a compra, mas atenção, tudo que dura muito tempo na mesma forma, passa da ótima sensação de #UAU, para direito adquirido. Como a bala Toffee na TAM no inicio do voo, se não der, sentimos falta. Entendeu?;
  • Mande um chocolate dentro da caixa de entrega do produto vendido com uma carta de agradecimento se colocando à disposição caso precise de alguma coisa. Pode inclusive enviar junto um cupom de desconto para a próxima compra. Fidelize!;
  • Faça e-mails direcionados para clientes específicos, trate pelo nome, estude quem são seus melhores clientes e mande uma comunicação, se possível, pessoal. Ou faça pesquisa de satisfação, deixe o cliente pensar que pode ajudar na melhoria das coisas, pois assim ele estará tendo a sensação de participação.

É claro que o que funciona para uma empresa ou para um negócio, pode não funcionar para outra. O Ponto que quero despertar é, para Inovar tem que primeiro entender os porquês do seu negócio e depois implantar coisas que efetivamente possam impactar, despertar sensações, melhorar os processos e principalmente a imagem do seu negócio no mercado. Inovar é, portanto, arrancar um #UAU das pessoas, do seu cliente e também dos seus concorrentes.

Para terminar deixo outro exemplo de inovação de forma simples. Um projeto muito interessante de 2013 dos publicitários Will Ferrari Jr e do Alexandre Freire chamado de Candy Project, onde ajudaram um simples vendedor de semáforo alterando as frases nos saquinhos de guloseimas que é deixada no retrovisor dos carros. No lugar de “Por favor ajude! Comprem essas balas, é apenas R$ 1,00” por várias outras frases inteligentes, como essa: “Vendo essas balas, já que não posso vender minha sogra” O resultado foi que essas novas frases faziam as pessoas sorrirem até que o semáforo abrisse. Ou seja, muito mais vendas em muito menos tempo.

Quando você muda o modo de observar as coisas, as coisas que você observa, mudam. A inovação passa também por entender exatamente isso!

Assista o vídeo editado:

João Kepler Author
João Kepler Braga é um Empreendedor Serial; Especialista em Comércio Eletrônico, Marketing Digital, Empreendedorismo e VENDAS; Escritor e autor dos Livros: “O vendedor na Era Digital” e “Vendas & Atendimento”; Investidor Anjo, ex-conselheiro da Anjos do Brasil; Conselheiro da GCSM Global Council of Sales Marketing; Associado e Mentor na Seed Investimentos; Cotista e Mentor na Aceleradoras Start You Up e 85 Labs; CEO no Show de Ingressos que é a melhor Plataforma B2B de Event Ticketing Brasileira; Blogueiro e Colunista de diversos Portais no Brasil; Palestrante internacional; Premiado como um dos maiores Incentivadores do Ecossistema empreendedor no Brasil; Espalhador de Ideias Digitais e Melhores Práticas em Negócios.
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