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Como a empresa pode obter melhores resultados como consequência de suas ações?

A Gestão Humanizada tem ganho cada vez mais força e comprovadamente tem levado a empresa obter mais e melhores resultados. Mas como criar ações que, de fato, estejam alinhadas com isso?

Como a empresa pode obter melhores resultados como consequência de suas ações?

Como a empresa pode obter melhores resultados como consequência de suas ações?

É unânime que atender o cliente com excelência é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa. Esta consciência pressupõe que ações voltadas para aprimorar e manter a excelência no atendimento ao cliente são prioritárias nas organizações.

Na prática, muitas empresas focam na venda e não na fidelização. A prova é a eterna “briga” entre as áreas comerciais e as áreas que entregam o produto. É muito comum que a área comercial faça promessas para efetivar a venda sem pensar na capacidade de entrega das áreas internas.

Outro ponto é que ainda há empresas que não percebem a área de atendimento e suporte ao cliente como um investimento, e sim como um custo. O que essas empresas não sabem é que 66% dos consumidores trocam de marca por causa de mau atendimento, de acordo com a Accenture e que Segundo Philip Kotler, um cliente insatisfeito conta para 11 outras pessoas a sua experiência negativa. Se pensarmos num mundo virtual este número é potencializado milhares de vezes, sendo que um clique, pode arruinar uma marca.

Ainda assim, não basta o empreendedor ter a consciência que excelência é fundamental se o conceito não estiver disseminado por toda organização.

Nesse sentido, é importante enraizar essa cultura no setor de atendimento da empresa por meio de treinamentos e workshops contínuos. Importante ter em mente que cultura se fortalece no dia a dia, assim, outras ações como incluir a excelência no atendimento ao cliente como um dos valores da organização e agir pelo exemplo são fundamentais.

Na prática a empresa deve criar processos que permitam ao cliente dar feedbacks, respostas rápidas e com foco na solução do problema do cliente, manter uma comunicação encantadora, que faça seu cliente se sentir bem-vindo e seguro para falar sobre as necessidades que tem.

Quando estes processos são criados e o cliente se sente satisfeito, naturalmente o colaborador compreenderá esta importância e adequará seu comportamento e atendimento para agir com excelência.

Tudo é uma grande engrenagem que se ajusta e o produto final é um cliente satisfeito.

O colaborador também é cliente e da mesma forma é preciso valorizá-lo. Aquele sorriso sincero, a educação, proatividade, entre outros comportamentos tão cobrados em treinamentos é uma construção, é a transferência da satisfação, do orgulho de pertencer, de conexão com propósito, alinhamento de cultura que o colaborador transmite ao cliente, muitas vezes de forma inconsciente.

Um colaborador que não se sente acolhido, irá trabalhar para receber seus ganhos no final do mês e terá resultados medíocres. É comum ver empresários que se colocam numa posição divina e acreditam que seus colaboradores lhe devem louros ou que não fazem mais que a obrigação. Esta é uma visão pequena e tacanha que traz infelicidade para os dois lados.

Numa abordagem humana aos negócios, o lucro deixa de ser a prioridade número um, o que não significa menores resultados, pois, estes são consequência. O colaborador passa a ser um parceiro ao ser criado canais de sugestão, ambientes seguros para exposição de ideias e o senso de pertencimento. Dentro deste contexto a Gestão humanizada ganha cada vez mais força e comprovadamente faz a empresa obter mais e melhores resultados.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como a empresa pode obter melhores resultados dentro do contexto da Gestão Humanizada? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Luciano Amato
http://www.trainingpeople.com.br/

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Pós-Graduado em Tecnologia Assistiva pela Fundação Santo André/ITS Brasil/Fundação Don Carlo Gnocchi (Itália/Milão). Pós-graduado em Psicologia Organizacional pela UMESP e Graduado em Psicologia pela UNIMARCO. Extensão em Gestão de Diversidade pela PUC (Trabalho final: “O impacto do imaginário dos líderes no processo de diversidade e inclusão nas organizações”), Credenciado em Holomentoring, Coaching e Advice pelo Instituto Holos. Formação em Coaching Profissional pela Crescimentum. Formação em Facilitação Digital pela Crescimentum, Formação em RH e Mindset Ágil pela Crescimentum. Formado como analista DISC Vivência de 30 anos na área de RH, em subsistemas como Recrutamento & Seleção, Treinamento, Qualidade, Avaliação de Desempenho e Segurança do Trabalho. Desempenhou papéis fundamentais em empresas como Di Cicco., Laboratório Delboni Auriemo, Wal Mart, Compugraf, Mestra Segurança do Trabalho.Atualmente é Diretor da TRAINING PEOPLE responsável pela estratégia e coordenação de equipe multidisciplinar especializada em temas como Diversidade, Liderança e Gestão, Vendas, Educação Financeira, Comunicação, Turismo e Segurança do Trabalho. Coach de transição de carreira, desenvolvimento de competências e de líderes e Mentor em Empreendedorismo e Diversidade, Equidade e Inclusão.Presidente e Fundador do Instituto Bússola Jovem, projeto social com foco em jovens de baixa renda que tem por missão transformar vidas através da Educação, Trabalho e Carreira. Colunista das Revista Cloud Coaching. Atua como Mentor no Programa Nós por Elas do Instituto Vasselo Goldoni.Coautor do livro: Segredos do sucesso: da teoria ao topo – histórias de executivos da alta gestão pela Editora Leader e do livro Gestão Humanizada de Pessoas pela Editora Leader. Coordenador e coautor do livro Diversidade em suas dimensões pela Editora Literare Books.
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