Como a Ciência de Dados Transforma a Atuação dos BPs de RH
Os diagnósticos, o alinhamento de dados e as informações como base para a atuação dos BPs
Universo Digital e Ciência de Dados têm ampliado a quantidade de informações, automações, algoritmos, chatbots, que inundam o ambiente organizacional, transformando e agilizando o ambiente onde os BPs de RH transitam e oportunizam transformações.
A importância das análises e bases preditivas estratégicas tem se mostrado cada vez mais útil entre as tecnologias emergentes, que apoiam e facilitam diagnósticos, prognósticos e análises de competências de forma importante e diferenciada.
Essas informações valiosas fornecem aos diferentes modelos de cultura e gestão várias oportunidades para a revisão e ajuste de estruturas, pessoas, processos e indicadores de negócios em diversas empresas.
As entregas que focam em tendências que podem gerar maior impacto e fazem sentido — como criação, transformação, inovação e superação de barreiras anteriormente vistas como inviáveis ou intransponíveis — inauguram um novo formato para gerar valor, utilizando diferentes tecnologias de apoio aos BPs.
Dentro dessa ampla “arquitetura tecnológica” de apoio cada vez mais escalável, surgem novas oportunidades e fontes de aprimoramento e desenvolvimento a cada milésimo de segundo. Ativam diferentes conexões com novos “novos saberes”, experiências e práticas ativas, que podem ser implementadas e transformadas nos ambientes e culturas organizacionais (locais e globais).
Nesse contexto de “gestão inteligente” alinhada às estratégias de negócio, há uma quantidade extensa de atribuições que os RHs precisam potencializar rapidamente.
Esse esforço é essencial para alcançar maior efetividade e notoriedade, aumentando significativamente a eficiência das performances observáveis. E com o uso de inteligência artificial, poderá promover resultados acima do esperado, alavancando a competitividade em relação ao tipo de negócios e seus concorrentes.
Para atender às novas demandas, é fundamental analisá-las detalhadamente e encontrar um eixo de conexão com soluções inovadoras. Cada subsistema de RH deve oferecer seus diferenciais, contribuindo para o alcance de altas performances. O investimento em ferramentas e sistemas decodificadores e facilitadores de dados completos e atualizados é essencial. Esses sistemas apoiam as decisões estratégicas, oferecendo um diferencial positivo para a empresa. Além disso, eles otimizam tempo, quantidade e qualidade das respostas, utilizando, por exemplo, a inteligência artificial para aprimorar os processos.
Aqui, precisamos considerar que, nas poucas empresas que, de fato, inovam de forma satisfatória, muitas pesquisas revelam uma característica comum. Essas organizações tendem a ser hierarquizadas, conservadoras, menos tolerantes ao erro e avessas ao risco. Esses pontos são centrais e permeiam a cultura de gestão vigente. Como resultado, essas empresas limitam deliberadamente sua capacidade de inovar, competir e crescer, tanto nos negócios quanto no desenvolvimento de seu Capital Humano.
Por outro lado, se uma empresa conta com times orgânicos focados em resolver problemas e buscar soluções tecnológicas, ela estará muito mais inserida em um modelo de inovação, podendo explorar oportunidades inesgotáveis em seus negócios, relacionamentos e parcerias.
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Fátima Farias
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