fbpx

Comece hoje o planejamento financeiro para 2019

Pouco mais de dois meses para 2018 terminar e para não entrar em dívidas ao longo do ano que vem, prever as despesas e colocar tudo na ponta do lápis é o primeiro passo. Vamos lá?

Faltam pouco mais de dois meses para 2018 terminar e para não entrar em dívidas ao longo do ano que vem, prever as despesas e colocar tudo na ponta do lápis é o primeiro passo. Fim de ano é o momento ideal para começar a verdadeira “faxina” financeira para poder ter um diagnóstico preciso para assim, então, decidir o que fazer nos próximos meses.

Mas além de todas as despesas que a época de comemorações traz, como presentes de Natal, ceia e viagens, há também as que sempre acabam se tornando uma pedra no sapato, como IPTU, IPVA, matrícula escolar, entre outras. Para conseguir passar por esse período com tranquilidade e continuar o ano todo com saúde financeira, uma boa saída pode ser o uso de planilhas, assim é possível consultar todas as finanças ao longo do ano com mais facilidade. Baixe gratuitamente a planilha Orçamento Financeiro Anual neste link: http://www.dsop.com.br/downloads-arquivos

Preparei 7 orientações para quem pretende se planejar desde agora e entrar em 2019 com muito mais sustentabilidade financeira:

1 – Anote as despesas

Conforme dito acima, o primeiro passo para acertar no planejamento durante o ano é colocar no papel todos os compromissos para os próximos 12 meses, incluindo datas comemorativas, matrícula e material escolar, pagamento de impostos (IPTU e IPVA). Além disso, registre o valor previsto a ser gasto com cada uma dessas atividades. É claro que esses números podem mudar ao longo do ano, mas é importante ter uma previsão para não correr o risco de se perder com imprevistos;

2 – Envolva a família

Inclua todos os integrantes da família, inclusive as crianças, para traçar quais serão os sonhos individuais e coletivos. Sem dúvida isso é um início para mudar a maneira como a família lida com o dinheiro, entendendo que ele é um meio para a realização de sonhos. Alguns dos objetivos a serem considerados pode ser trocar de carro, viajar, sair das dívidas, entre outros.

3 – Faça pesquisas

Não deixe de pesquisar para saber quanto cada sonho custa (curto, médio e longo prazo), assim é possível achar o que tem melhor custo benefício para que se torne realidade. Agir com antecedência fará com que dê os primeiros passos para realizar não apenas sonhos individuais, mas também da família ou em conjunto com amigos. Planejamento é isso.

4 – Fique atento com parcelas

As parcelas de eventuais compras que tenham sido feitas este ano e que se estenderão em 2019 também devem constar no planejamento, assim é possível verificar se poderá arcar com essa despesa no longo prazo.

5 – Poupar sempre é um bom negócio

Guardar dinheiro pode parecer difícil num primeiro momento, mas com educação financeira, disciplina e tendo foco nos objetivos isso passará a ser mais tranquilo. O melhor é guardar dinheiro simultaneamente para cada sonho que tiver, podendo escolher assim o melhor investimento de acordo com o prazo de realização de cada um deles. Para os de curto prazo (até um ano), caderneta de poupança, para os de médio prazo (de um a dez anos), no CDB, Tesouro Direto, fundos de investimento, aos de longo prazo (acima de dez anos), Tesouro Direto, previdência privada e ações são boas opções;

6 – Mude o orçamento mensal

Mude a forma como elabora o orçamento financeiro mensal. A partir de agora, calcule da seguinte maneira: Ganho (-) Sonhos (-) Despesas, isto é, priorize os sonhos e não as despesas, e não mais Ganhos (-) Despesas = Lucro/Prejuízo. Depois que tirar o valor destinado aos sonhos, com o que sobrar, adeque o seu padrão de vida;

7 – Cuidado com a inadimplência

Caso esteja inadimplente, é preciso buscar a causa do problema, fazendo uma verdadeira faxina financeira. Antes de procurar o credor e pagar sem saber quais são suas possibilidades, se dispõe de recursos para quitar as parcelas, pois assim pode acabar se enrolando ainda mais. Inicie o ano novo com uma vida nova de reeducação financeira.

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa