fbpx

Começando a contagem final!

Estamos em Dezembro e com ele a época natalícia. Ao longo do mês muitos convites para jantares de Natal e já começamos a pensar no cardápio e a preocupação com o peso vai crescendo dia após dia.

Estamos em Dezembro e com ele a época natalícia. Começa a loucura para os presentes de Natal e o reboliço próprio desta altura.

Ao longo deste mês muitos são os convites para os jantares de Natal e já começamos a pensar no cardápio da noite de consoada e a preocupação com o peso vai crescendo de dia para dia.

Devemos nos lembrar de que comer, para além de um ato de sobrevivência, é também um ato social. Qualquer celebração é motivo de bolo e de jantar fora, daí ser menos fácil resistir às tentações nesta altura. Contudo não é de todo sinônimo de ganho de peso, isto se tiver em conta alguns aspetos e se souber o que fazer e comer nos dias a seguir “ao pecado”.

Ora vejamos com mais detalhe o valor nutricional de algumas das iguarias desta época natalícia, e talvez assim pense duas vezes antes de comer a meio da manhã um bolinho de coco ou ao lanche uma fatia de Panetone!

  • 1 fatia de Bolo dos Reis: 480 Kcal;
  • 1 fatia de Chocotone: 350 Kcal;
  • 1 fatia de Pavê simples: 320 Kcal;
  • 1 fatia de Panetone: 280 Kcal;
  • 1 Quindim pequeno: 160 Kcal.

Claro que é obrigatório estar na mesa da consoada alguns destes alimentos, no entanto deve ter em conta que a maior constituição desses doces são os açúcares refinados e alguma gordura, o que faz com que se tornem muito pouco saudáveis, por isso devem ser ingeridos com muita, muita moderação!

No entanto tem sempre a opção de fazer sobremesas de Natal mais saudáveis, por exemplo, se fizer bolos pode optar pela farinha de aveia, por farinha de trigo sarraceno ou farinha de alfarroba (que fica ótima nos bolos de chocolate!), pode substituir o leite pela bebida vegetal, de soja, por exemplo, cortar no açúcar e substituir pelo adoçante Stevia ou açúcar de coco, deste modo coloca sabor aos seus bolos e retira a gordura e açúcares em excesso!

O que fazer então para não sair da linha neste Natal? Siga estes truques todos os dias e vai ver que o ponteiro da balança nem vai oscilar!

  1. Comece o dia com um chá desintoxicante e depurativo, como o chá de menta, chá de funcho, chá branco ou chá verde;
  2. Comece a refeição principal com uma sopa de legumes sem batata ou uma boa salada temperada apenas com um fio de azeite;
  3. Sirva as sobremesas num prato pequeno e escolha apenas duas, depois convide alguém a dividir consigo;
  4. Acompanhe a refeição com um chá de menta ou chá de hortelã, em vez de sucos ou outro tipo de bebidas;
  5. Faça uma caminhada de 60 minutos por dia e se morar num apartamento suba e desça todos os lances de escadas do seu prédio pelo menos 2x/dia;
  6. Nos jantares a seguir às festas opte por uma sopa de legumes bem leve ou uma salada com 1 peça de fruta;
  7. Evite restringir demasiado a sua alimentação, pois só irá fazer com que descompense e tenha mais apetite! Coma várias vezes ao dia e faça melhores escolhas alimentares!

Agora que está um pouco mais elucidado, as suas escolhas alimentares com certeza vão ser diferentes e principalmente mais conscientes. Não devemos ser reféns da comida, pelo contrário, devemos ter o controle máximo sob as nossas escolhas e sob a nossa alimentação.

Nesta época acontece também um fenômeno bem interessante, que é o “Síndrome do 31 de Dezembro”, ou seja, nesse dia é comum ouvirmos e, nós próprios prometermos, que:

  • A partir de amanhã vou deixar de fumar!
  • A partir de amanhã vou inscrever-me na academia!
  • É agora que vou começar a comer mais peixe e mais legumes!
  • É neste ano que vou chegar ao peso que quero!
  • É hoje que vou começar uma dieta!

E o mais normal de acontecer é os 365 dias passarem e o tabaco continuar a fazer parte da sua lista de compras e o peso que, em vez de andar para trás, ainda andou para a frente. E este fenômeno tem a ver com crenças inconscientes de que o novo ano lhe irá dar uma maior clarividência e uma maior força de vontade para conseguir atingir todas estas coisas que ao longo do ano não passaram de desejos. A questão é que você está fugindo da responsabilidade do seu objetivo, e um dos fatores indispensáveis para a correta definição e obtenção de resultados é que o objetivo dependa única e exclusivamente de VOCÊ!

Ou seja, se quiser mesmo emagrecer, se compreender seriamente as consequências do excesso de peso e o quanto a sua autoconfiança se ressente, se descobrir qual ou quais as crenças inconscientes que até então o/a impediram de cumprir um plano e iniciar uma dieta, então certamente que irá ser bem-sucedido desta vez.

A questão é que são raras as vezes em que ao longo do dia paramos para pensar sobre nós e sobre as nossas ações, daí continuarmos a adiar e adiar.

Então, hoje faça diferente. Hoje desafio o leitor a pegar num lápis e papel e a responder seriamente a estas questões para fazer a sua Resolução do 31 de Dezembro e fazer diferente ao longo deste novo ano de 2016, para que seja um ano de conquistas!

  1. O que correu fantasticamente bem em 2015?
  2. O que não consegui atingir em 2015?
  3. O que quero atingir em 2016?
  4. Que pessoas eu quero que estejam ao meu lado em 2016?
  5. O que me comprometo a fazer diferente em 2016?

Feliz ano Novo e Boas Escolhas!

Joana Carvalho Costa, licenciada em Ciências da Nutrição com mais de 10 anos de experiência e Coach Certificada, atua como Nutricoach em Clinicas ajudando os seus pacientes a encontrarem um maior equilibrio através de uma alimentação e Mente Saudáveis. Especializada no acompanhamento de Grávidas, adultos e crianças com excesso de peso/obesidade, disturbios do comportamento alimentar e em casos de Fome Emocional. É consultora em revistas na área da Saúde e Bem-estar e é palestrante convidada em Colóquios e Seminários de Nutrição. Mentora e Coordenadora da Especialização em Nutricoaching, em Portugal e Brasil e já formou mais de 100 Nutricionistas e profissionais de Saúde nesta área. O Nutricoaching tem a base da consulta de Nutrição com a vantagem de usar técnicas específicas de Coaching, que visam aprofundar o conhecimento sobre si mesmo, encontrar as verdadeiras causas do desequilibrio alimentar e aumentar a motivação e foco nos resultados.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa