fbpx

Esta coluna tem foco na expressão VUCA - acrônimo que em português significa volátil, incerto, complexo e ambíguo - a qual já faz parte do vocabulário corporativo, após sua utilização intensa adotada em ambiente militar, nos últimos 25 anos.

“É um conceito que pretende explicar o mundo de transformações intensas e disruptivas em que vivemos, gerando desafios pessoais e profissionais bem diferentes dos padrões conhecidos do passado.” (Mario Divo).

Reconhecendo e aprendendo a respeitar a nossa natureza humana inerentemente VUCA, os Coaches poderão ganhar confiança e receptividade dentro da turbulência que cerca a vida de seus clientes, enquanto eles se esforçam para liderar com sucesso tanto suas próprias vidas quanto suas equipes e/ou organizações. Em nossas futuras postagens, trazendo o que há de mais recente no mundo empresarial e acadêmico, vamos aproveitar o que as pessoas trazem de melhor dentro de si como recursos para a prática de Coaching e de Mentoria em forma bem sutil, poderosa e madura.


Mario Divo Author
Mario Divo possui meio século de atividade profissional ininterrupta, hoje estando dedicado à gestão de negócios e de pessoas. É PhD pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e MSc, também pela FGV, com foco em Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. CEO da plataforma MENTALFUT® e da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching. Ex-Clube Correspondente da FIA - Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me

Confira abaixo suas publicações: