fbpx

Colaboração, uma qualidade do coração!

Da colaboração da humanidade durante a pandemia, emerge um mundo novo, potencialmente mais coerente, desenhado pelas qualidades do coração.

Colaboração, uma qualidade do coração!

Colaboração, uma qualidade do coração!

Escrevo este artigo em um momento que vivenciamos a volta às ruas, aos eventos, aos encontros e aos abraços. Foram quase 2 anos de distanciamento devido à pandemia, mas com um impacto irreversível: na nossa relação com nós mesmos, com os outros e com o planeta. Somos, de fato e definitivamente, diferentes do que éramos antes da Covid.

Claro que a pandemia afetou cada pessoa de um modo diferente, mas nos deparamos com nossas sombras e excessos. E despertamos pela fonte incrível de poder, resiliência e criatividade que temos dentro de nós mesmos e coletivamente. No meio do caos, observamos o poder da colaboração ao vencermos juntos uma ameaça à humanidade. E em menos de dois anos desenvolvemos vacina, muitas inovações e ações compassivas para os mais necessitados e o próprio planeta.

Enfrentamos esse desafio enquanto humanidade, colaborando por meio das qualidades do coração. Sim, o coração espiritual simboliza o centro do nosso ser, de onde saem os sentimentos nobres, assim como a coragem necessária para vencermos um desafio como a Covid.

E o coração físico nos permite desenvolver a resiliência e a criatividade intuitiva que nos leva assim à evolução da nossa consciência individual e da sociedade. O coração é o caminho para acessarmos nossa melhor versão como seres humanos.

O Instituto HeartMath estuda a inteligência do coração há 30 anos. E traz a coerência cardíaca como uma competência individual que facilita a colaboração.

Coerência pressupõe equilíbrio e sincronia entre partes de um mesmo sistema ou de vários sistemas interdependentes.

Do ponto de vista individual, coerência cardíaca é um estado otimizado onde os vários sistemas do nosso corpo entram em sincronia e funcionamento energético otimizado, promovendo assim saúde, resiliência e um equilíbrio físico, mental e emocional.

Fisiologicamente, no estado de coerência cardíaca, nossos sistemas nervoso, endócrino e imunológico se sincronizam e assim promovem a colaboração eficaz entre todas as partes do nosso corpo.

Para acessar esse estado, técnicas simples estabelecem a colaboração da fisiologia com as emoções.

Por meio do foco no coração e da respiração ritmada acessamos então o primeiro nível de coerência. A coerência física, mas o potencial máximo desse estado se acessa pela parceria com as emoções.

As pesquisas do Instituto HeartMath observam que emoções que drenam, como por exemplo: medo, frustração, raiva, tristeza, prejudicam o funcionamento do nosso corpo. E, por conseqüência, o funcionamento da nossa mente. Quem consegue pensar direito quando está com raiva? No modo de luta e fuga, todos os sistemas do nosso corpo se mobilizam e focam no problema, no perigo.

Em compensação, emoções regeneradoras – amor, apreciação, gratidão, cuidado – despertam o melhor de nós e nos colocam neste estado de coerência do coração que promove saúde, clareza de raciocínio, equilíbrio emocional e perspectiva positiva de vida. E isso se reflete em melhores relações e criatividade, bases do pensamento colaborativo.

A Covid trouxe medo, insegurança, estresse de todos os tipos. Emoções que drenam. Que separam. Que paralisam. Mas também trouxe o poder do amor, da compaixão, o cuidado com o outro e a criatividade colaborativa. Criatividade que resultou em vacinas, em apoio humanitário, novos negócios e ideias, autoconhecimento e superação.

Da colaboração da humanidade durante a pandemia, emerge um mundo novo, potencialmente mais coerente, desenhado pelas qualidades do coração.

E isto me faz refletir sobre o poder do coração humano. No caos, como o vivenciado na pandemia, em meio a tantas emoções desgastantes, soubemos colaborar e desenhamos soluções criativas. Imagina o nosso poder coletivo de colaboração criativa quando estamos em nossa melhor versão, em meio a emoções regeneradoras, em coerência do coração?

Tem quem segura a humanidade coerente?

Gostou do artigo? Que saber mais sobre colaboração, inteligência e coerência do coração? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Roberta Moreira Lima
https://www.linkedin.com/in/robertam1

Confira também; A Nova Liderança: Liderando Negócios com o Coração!

 

Roberta Moreira Lima é apaixonada por pessoas e felicidade, acredita no despertar das organizações para o seu papel facilitador de cura e florescimento de seu ecossistema. CEO e orquestradora da Reserva de Ideias Heart&Business, traz a coerência do coração para as estratégias de negócio por meio da união de marketing consciente, inovação e evolução humana. Capitalista Consciente, ICI Coach, PNL MasterPractioner, Terapeuta Vibracional e Instrutora Certificada HeartMath®. Coempreendedora da HeartBrasil, que compartilha, por meio de cursos e treinamentos, o Sistema HeartMath e Inteligência do Coração para indivíduos e organizações. Estudiosa de espiritualidade e expansão da consciência, em especial de Um Curso em Milagres e Um Curso de Amor.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa