fbpx

Coerência é Flow: A força do coração individual no coletivo

Quando em coerência cardíaca, ativamos a inteligência do coração que nos move e nos faz descobrir talentos ocultos e uma forte intenção de manifestação. E essa coerência irá gerar flow em você e nos grupos de que você faz parte.

Coerência é Flow: A força do coração individual no coletivo

Coerência é Flow: A força do coração individual no coletivo.

Na ciência, coerência é quando entidades ou sistemas separados funcionam em harmonia e sincronia, como em uma revoada de pássaros ou um cardume de peixes.

Impossível não se extasiar com a contemplação deste milagre da natureza: o fluir do individual no coletivo. Como se sentíssemos o coração de cada parte se expressar em um coração maior. E gerar beleza, coerência, flow.

Assim como em uma orquestra, onde a força do coletivo gera a expressão de cada talento individual que, sem os demais, não seria capaz de produzir a grandiosidade do fluir coletivo.

Coerência é flow.

Para o Instituto HeartMath, coerência tem a ver com o coração, esse órgão que pulsa dentro do nosso peito e gera os movimentos da nossa vida.

Em trinta anos de pesquisa, o HeartMath demonstra a capacidade do coração de gerar sincronia entre os diferentes sistemas do nosso corpo e promover assim a nossa melhor versão em saúde, bem-estar e criatividade. É um estado otimizado onde coração, cérebro e emoções estão sincronizados e em equilíbrio.

Seres humanos coerentes, vivendo em a sua melhor versão, geram mais colaboração, ambientes harmoniosos e, mais importante, sabem acessar e ativar o senso de propósito. Não só Individual como também coletivamente.

Propósito é essência.

O que nos reconecta com a vontade da nossa alma de fazer da nossa existência algo maior. Quando em coerência cardíaca, ativamos a inteligência do coração e assim acessamos esta fagulha que nos move, que nos faz descobrir talentos ocultos e uma forte intenção de manifestação.

A habilidade de um líder está em desenhar uma equipe de alta coerência. Um sistema em flow que manifeste os resultados planejados, gerando assim florescimento em todos os impactados. É saber “enxergar” propósitos individuais e ativar corações em torno de um maior, o coração da equipe, cuidando para que cada um se sinta preenchido e expresso pela coerência do grupo.

A melhor forma de acender corações coletivamente é envolver o empreendimento a um propósito maior. Um propósito cujo valor extrapole, de fato, os territórios daquele sistema e impacte a sociedade.

Podemos vivenciar “momentum” em equipes e projetos onde há coerência de propósito. E em uma cultura que acolhe a diferença, na certeza de que todos estão remando juntos rumo a uma intenção maior.

Quando o amor ao propósito elevado que une a equipe é maior do que qualquer diferença individual, o foco passa a ser o que une, o que é semelhante, não o que separa. A perspectiva passa então a ser de apreciação e colaboração, não de crítica e competição. E o ritmo passa a ser de flow: coerência de almas, de propósito, de coração.

COMO ACESSAR A INTELIGÊNCIA DO CORAÇÃO?

  1. Acesse o estado de coerência cardíaca, trazendo o foco para a região do coração. Respire, em um ritmo confortável, mais profunda e lentamente que o usual. Imagine o ar fluindo para dentro e para fora do coração.
  2. Ative agora um sentimento regenerador, como por exemplo: amor, carinho, compaixão e apreciação por algo ou alguém na sua vida.
  3. Neste estado coerente, com mais silêncio mental e emocional, conecte-se com o seu senso de propósito, se abra de fato para a expressão da sua alma. Mantenha-se então conectado com a quietude deste lugar, em silêncio. Esteja aberto para insights e sentimentos que brotam do seu coração. Incorpore qualquer nova perspectiva na sua vida.
  4. Pratique individual e em equipe. O estado de coerência cardíaca irá gerar flow em você e nos grupos de que você faz parte.

Gostou do artigo? Que saber mais sobre como acessar a inteligência do coração? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Roberta Moreira Lima
https://www.linkedin.com/in/robertam1

Confira também: Humanização Coerente: O Coração no Centro da Organização

 

Roberta Moreira Lima é apaixonada por pessoas e felicidade, acredita no despertar das organizações para o seu papel facilitador de cura e florescimento de seu ecossistema. CEO e orquestradora da Reserva de Ideias Heart&Business, traz a coerência do coração para as estratégias de negócio por meio da união de marketing consciente, inovação e evolução humana. Capitalista Consciente, ICI Coach, PNL MasterPractioner, Terapeuta Vibracional e Instrutora Certificada HeartMath®. Coempreendedora da HeartBrasil, que compartilha, por meio de cursos e treinamentos, o Sistema HeartMath e Inteligência do Coração para indivíduos e organizações. Estudiosa de espiritualidade e expansão da consciência, em especial de Um Curso em Milagres e Um Curso de Amor.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa