fbpx

Coerência de Equipes

Quanta energia podemos economizar praticando coerência nas equipes? E quanta abundância podemos gerar para nós mesmos e para as organizações?

Coerência de Equipes

Coerência de Equipes

Quem já teve a oportunidade de trabalhar em uma equipe coerente, de alta performance, engajamento e sincronia sabe o quanto é motivador e gostoso. Poder compartilhar seus talentos em um ambiente seguro, que floresce de ideias e cooperação, fazendo com que, juntos, o resultado seja assim muito maior do que individualmente.

Como é lindo ver uma orquestra tocando, cada um com seu instrumento e talento, fazendo do todo, algo impossível de se atingir individualmente.

Ou quando assistimos a uma partida de futebol perfeita, com o time em alta performance operacional e exemplar sincronia entre os esportistas. Desse modo, temos a sensação de que estão se comunicando de uma forma invisível.

Na minha trajetória profissional, em grandes empresas e há quase 20 anos como orquestradora de uma organização em rede de marketing consciente, tive a oportunidade de fazer parte, liderar e observar muitos times. Algumas equipes operam em flow, o que gera motivação, engajamento e felicidade. E outras, travam, não fluem, a comunicação é entrópica e as pessoas trabalham em stress. Muitas vezes as equipes eram compostas pelos mesmos profissionais!!!

Obstinada em gerar felicidade nas organizações, passei os últimos anos estudando liderança, equipes, sistemas e felicidade. E encontrei no HeartMath – e no princípio da coerência cardíaca – o caminho para expressar o propósito da minha empresa, de contribuir para uma nova consciência nos negócios.

Coerência de equipes ocorre quando o grupo atinge relacionamentos harmoniosos e cooperativos. E isto acontece quando cada membro assume a responsabilidade e a liberdade de fazer a sua parte, ao mesmo tempo que está alinhado com os objetivos da equipe.

Fazer parte de uma equipe coerente dá uma sensação única de estar na mesma vibe, um sentimento de conexão e harmonia com os outros, o que chamamos de coesão de equipe ou “espírito de equipe”.

A interdependência de trabalhar junto gera confiança e congrega a diversidade de talentos, ideias e expertises. Desse modo, eleva a energia positiva, cria laços entre as pessoas, gera motivação e um senso de propósito de contribuir com algo maior do que si mesmo: o coletivo e seu projeto.

Pessoas com relações harmoniosas e boa rede social são mais saudáveis e têm uma qualidade de vida melhor. Por isso equipes coerentes geram saúde e felicidade e economizam energia que discórdias podem gerar. Times coerentes realizam reuniões em menos tempo, têm melhor comunicação, melhores relações e alta criatividade e performance.

Uma pesquisa interessante é o Projeto Aristóteles, que foi conduzido por muitos anos em diversas equipes do Google. O estudo mostra que o principal atributo de times coerentes é um ambiente de confiança e respeito mútuo, onde os membros da equipe sentem que é segura a vulnerabilidade de sugerir novas ideias, cometer erros e fazer perguntas sem serem rejeitados, punidos ou desconcertados pelo time ou pela liderança.

Os pesquisadores se surpreenderam ao observar que outros atributos de eficácia de time foram menos importantes, como juntar as pessoas brilhantes, socializar fora do trabalho, membros da equipe em um mesmo ambiente, misturar diferentes tipos de personalidade ou competências, equilíbrio de gênero, etc.

O Sistema HeartMath, a partir das técnicas de autorregulação psicofisiológica, promove coerência individual, o que reverbera para as equipes. Indivíduos coerentes são mais aptos a trabalhar em equipe com fluidez e cooperação. E com mais qualidades do coração, assim gera harmonia e felicidade.

Quando a equipe é formada por indivíduos coerentes, movidos pelo propósito de performar juntos pelo sucesso do projeto, é obtida a coerência operacional do time. Produtividade, resultado, criatividade e felicidade.

Em um ambiente coerente, sem discórdias, há pouco espaço para stress, burnout, fadiga, depressão.

Imagine, então, quanta energia podemos economizar praticando coerência nas equipes! E quanta abundância podemos gerar. Para nós mesmos e para as organizações.

Roberta Moreira Lima
https://www.linkedin.com/in/robertam1

Confira também:  O poder do coração das organizações

 

 

Roberta Moreira Lima é publicitária, idealizadora e orquestradora da RESERVA DE IDEIAS Marketing Consciente, organização em rede que há quase 20 anos atua com o propósito de contribuir para uma nova consciência nos negócios. Formada em Propaganda pela FAAP e pós-graduada em Marketing pela ESPM. Obstinada em promover um mundo melhor para todos, é certificada em Capitalismo Consciente, Coach pelo ICI – International Coaching Institute, Master Practioner em PNL, pela SBPNL e Terapeuta Vibracional, pelo Método Barbara Brenan (no Brasil, pelo Atelie de Luz). Estudiosa de espiritualidade e expansão da consciência, em especial de Um Curso em Milagres e Um Curso em Amor. Instrutora Certificada HeartMath®
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa