fbpx

Coerência como competência para o futuro

Quando estamos no estado de coerência, em um nível otimizado de stress, podemos tomar melhores decisões sobre como agir em relação aos fatos. 

coerência

Coerência como competência para o futuro
Por Juliana Sé e André Ferraz*

Temos falado nos últimos artigos sobre a importância de conhecermos mais de perto o stress e seus efeitos em nossa vida. Lembrando que o stress não é um vilão, como muitos podem pensar. Quando bem gerenciado, é um aliado na alta performance e na conquista de resultados.

Então como será que o stress interfere na nossa comunicação?

Em primeiro lugar, vamos falar sobre a comunicação intrapessoal, aquela da gente com a gente mesmo. Quando estamos vivenciando uma situação desafiadora, ou nos sentimos ameaçados, nosso organismo libera os hormônios do stress ao ativar o sistema de “luta e fuga”. Nesse momento, nossa visão se torna focada, perdemos a visão do todo e assim, imediatamente, nosso cérebro começa a procurar por possíveis ameaças. Então os pensamentos passam a se tornar mais “pessimistas”, viramos uma espécie de radar para tudo o que pode dar errado. É quando nossa comunicação interna pode nos trazer prejuízo.

Por outro lado, ao praticar técnicas de autorregulação, como as desenvolvidas pelo HeartMath, que equilibram o sistema fisiológico por meio da respiração e da gestão emocional, podemos sair desse estado de luta e fuga com mais facilidade. Acessamos emoções regeneradoras que levam a pensamentos mais claros, melhores escolhas e assim a comunicação interna se torna mais assertiva e coerente.

Um outro aspecto interessante é que quando estamos no estado de coerência, em um nível otimizado de stress, podemos observar os fatos de maneira imparcial, sem julgamentos ou interpretações negativas. Assim, podemos tomar melhores decisões sobre como agir em relação aos fatos.

“O que perturba os homens não são as coisas, e sim as opiniões que eles têm em relação às coisas” (Epicteto).

Como então gerenciar o stress e enxergar melhor os fatos sentindo raiva, por exemplo?

A resposta é: se sentir melhor fisiologicamente antes para depois mudar seus pensamentos e crenças.

Por isso nossa sugestão é sempre começar com a Respiração Focada no Coração. Ao respirar de maneira mais lenta e mais profunda gradativamente, com o foco na área do seu coração, você começa a equilibrar sua fisiologia, incluindo o sistema hormonal. Desse modo, os hormônios do stress deixam de ser liberados e acionamos outras áreas do cérebro, com funções como controle de impulsos, que nos permite tomar melhores decisões.

Ao acessar esse estado de equilíbrio interno, podemos aos poucos ativar sentimentos regeneradores, como calma, para poder lidar com a situação. Desta forma, novas possibilidades se abrem, a comunicação interna se acalma e há uma influência direta na maneira como nos relacionamos e nos comunicamos com o mundo.

A maneira como você se expressa está diretamente ligada à sua marca pessoal, sua reputação, como os outros te enxergam. E a forma que você se expressa está diretamente ligada aos seus sentimentos e capacidade de autorregulação. E veja como tudo isso é relevante:

Em uma pesquisa para traçar o perfil da liderança extraordinária (The Extraordinary Leader, John H. Zenger & Joseph R. Folkman, 2009), queriam descobrir quais as competências essenciais para a liderança do futuro. Entrevistaram mais de 200.000 indivíduos, avaliando mais de 20.000 líderes, de diversos setores, na América do Norte, América do Sul, Europa e Círculo do Pacífico, revelando as competências percebidas no grande líder. Descobriam que os cinco pilares da liderança extraordinária que são:

  • Caráter (Integridade e honestidade);
  • Capacidades pessoais (conhecimento técnico e autodesenvolvimento);
  • Foco em resultados (metas desafiadoras e autorresponsabilidade);
  • Competências interpessoais (comunicação e relacionamentos);
  • Promover mudanças organizacionais (agente de transformação).

O mais interessante descoberto nesta vasta pesquisa é que o indivíduo poderia ser considerado um bom líder com três desses cinco pilares bem desenvolvidos. Contudo, necessariamente, Caráter e Competências Interpessoais eram imprescindíveis.

O quanto estamos alinhados aos nossos valores e o quanto conseguimos construir relacionamentos harmoniosos impacta diretamente na maneira como somos vistos. A Coerência é a palavra do momento. Coerência na comunicação, nas ações, na maneira de “ser”. Coerência individual, social e global.

Por fim, a Coerência é definitivamente uma competência que precisamos para construir um melhor futuro para todos nós.

(*) Juliana Sé é Coach Pessoal e Profissional e apaixonada por pessoas, trabalha há mais de 20 anos com o desenvolvimento humano através do esporte, atuando como instrutora de paraquedismo no Brasil, Europa e Estados Unidos. Treinadora Comportamental, Master Practitioner e Trainer em PNL, Psicóloga em formação, hoje é sócia da Ferraz Consultoria onde desenvolve programas de treinamento e desenvolvimento humano usando a experiência no esporte como metáfora de trabalho em equipe, resiliência e alta performance em situações de estresse. Atualmente, se dedica aos treinamentos de Resiliência HeartMath®,  Liderança Consciente, Saúde nas Organizações e ao seu time de paraquedismo,  campeão brasileiro da modalidade. Instrutora Certificada HeartMath® 

(*) André Ferraz é psicólogo com especialização em medicina comportamental pela UNIFESP e aprimoramento em Terapia Cognitivo Comportamental pelo HC-SP, fundou a Ferraz Consultoria para viver sua missão pessoal: gerar impacto positivo na vida das pessoas e contribuir com um mundo melhor. Coach Pessoal, Profissional e Executivo, Treinador Comportamental, Master Practitioner e Trainer em PNL, também é certificado pela IPCS em avaliação de estresse na empresa. Se dedica a desenvolver a cultura positiva nas organizações, promovendo bem estar, alta performance, resiliência, prevenindo burnout, e minimizando sintomas de estresse. André é apaixonado pelo paraquedismo e liderou o atual time campeão brasileiro a conquistar o topo do pódio por 15 anos. Além disso, atua como coach de diversas outras equipes, em eventos nacionais e internacionais. Hoje, leva a tecnologia HeartMath® a atletas de várias modalidades através da Psicologia da Alta Performance. Instrutor Certificado HeartMath®

Juliana Sé e André Ferraz
https://www.linkedin.com/in/julianase/
https://www.linkedin.com/in/ferrazcoaching/

Confira também: Vamos falar sobre stress?

 

Roberta Moreira Lima é publicitária, idealizadora e orquestradora da RESERVA DE IDEIAS Marketing Consciente, organização em rede que há quase 20 anos atua com o propósito de contribuir para uma nova consciência nos negócios. Formada em Propaganda pela FAAP e pós-graduada em Marketing pela ESPM. Obstinada em promover um mundo melhor para todos, é certificada em Capitalismo Consciente, Coach pelo ICI – International Coaching Institute, Master Practioner em PNL, pela SBPNL e Terapeuta Vibracional, pelo Método Barbara Brenan (no Brasil, pelo Atelie de Luz). Estudiosa de espiritualidade e expansão da consciência, em especial de Um Curso em Milagres e Um Curso em Amor. Instrutora Certificada HeartMath®
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa