fbpx

Coaching Filosófico: O que é e por que ele vem ganhando espaço?

O Coaching Filosófico é uma área de atuação ainda nascente no Brasil, Utilizando como base a Filosofia, o Coaching Filosófico vem ganhando espaço entre nós.

Coaching Filosófico: O que é e por que ele vem ganhando espaço?

Coaching Filosófico: O que é e por que ele vem ganhando espaço?

Há mais de dois milênios a Filosofia vem, por intermédio do pensamento, buscando respostas para assuntos que nos desafiam ao longo dos séculos. Entre eles estão alguns questionamentos que muito nos incomodam e que estão relacionados com: “Quem sou eu? O que faço aqui? Para onde devo ir? Para que estou aqui? E etc.

Utilizando como base a Filosofia, muitos procedimentos vêm ganhando mais e mais espaços entre nós, como por exemplo a Orientação Filosófica e o Aconselhamento Filosófico. No entanto, já notamos algumas ações de Coaching utilizando a Filosofia como meio, o chamado Coaching Filosófico.

O Coaching Filosófico é uma área de atuação ainda nascente no Brasil.

Para aqueles que já praticam, uma questão já está bem resolvida: continua sendo um programa de Coaching que busca o desenvolvimento de competências. Contudo, exige que o Coach, o profissional que conduz o processo, se distancie dos modelos do Coaching tradicional para usar juntamente com a dialética socrática, já empregada tradicionalmente, outras áreas do conhecimento que em seu conjunto formam um verdadeiro arsenal que proporcione ao processo uma característica única e individualizada, alinhada com as características do coachee, que é aquele que se submete ao processo.

Por ser uma pratica fundamentada na Filosofia e, pela sua própria natureza, o Coaching Filosófico não apresenta um modelo pronto e formatado, mas todos os profissionais que já o utilizam têm a certeza de que, ao Coachee não são apresentados os filósofos ou suas escolas de pensamento, porém que o Coach tenha conhecimento do modo do pensar de vários filósofos para que se possa embasar um profundo processo de reflexão, visto que o resultado do coaching é alcançado pelo próprio coachee e não entregue pelo Coach.

Em outras palavras, uma metodologia que proporciona ao que está sendo atendido a capacidade de examinar a sua vida, tirar as conclusões que melhores se adaptam ao seu modo de pensar e agir. Dessa maneira, preparando-o para que, no futuro, saiba tomar suas decisões pessoalmente sem auxílio externo.

É um processo em que o coachee aprende a pensar, analisar e escolher o melhor caminho para desenvolver as suas competências ou necessidades. E então seguir o Coach, através de um processo de repetição e fixar o que foi elaborado.

Trata-se, portanto, de um processo que tem uma evolução particularizada e conduzida pelo próprio cliente. E que tem uma característica exclusiva, da mesma maneira que é exclusivo o modo de pensar e agir de cada indivíduo.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Coaching Filosófico? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer para uma boa conversa.

Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/

Confira também: Você já pratica Meditação? Conheça os benefícios!

 

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa