fbpx

Coaching e Terapia Financeira – uma relação complementar

Com mais concorrentes a cada dia, o mercado exige do Coach mais e mais diferenciais. Assim, a Terapia Financeira é um caminho complementar e certeiro para o profissional.

Coaching e Terapia Financeira

Coaching e Terapia Financeira – uma relação complementar

O mercado de Coaching vem crescendo constantemente no Brasil, com a também crescente necessidade de capacitação das pessoas, de treinamento com foco no desenvolvimento pessoal. Esse profissional tem grande importância no suporte à pessoa, auxiliando a quem busca esse profissional a atingir suas metas pessoais e profissionais. Nesse contexto um elemento tem muito a agregar: a terapia financeira.

O mercado para um coach vem se mostrando com mais concorrentes a cada dia. E diferenciais são fundamentais para crescer e oferecer melhores produtos para os clientes. Assim, a multidisciplinaridade é um caminho certeiro para o profissional.

Neste ponto se encaixa a terapia financeira, pois ela trabalha para que as pessoas atinjam suas metas também. Entretanto ligadas ao dinheiro, ou melhor ao sonho material. Um elemento fundamental para o melhor ambiente de desenvolvimento pessoal.

Essa capacitação se complementa ao coaching, pois em uma terapia financeira o dinheiro é tratado de forma comportamental, diferente da consultoria, onde o assunto é abordado pontualmente, resolvendo um problema momentâneo, sem tratar a causa, para que não volte a ocorrer. Esse é um dos principais motivos para que esse serviço seja cada vez mais requisitado: a busca pelo controle financeiro, que possibilitará mais realizações de curto, médio ou longo prazo.

Mesmo sendo uma atividade relativamente nova, ela tem possibilitado que as pessoas alcancem a própria sustentabilidade financeira por meio de sonhos. Junto com o trabalho do coaching esse conhecimento buscará um equilíbrio entre o Ser e o Ter por meio do comportamento.

Um terapeuta trabalha por meio de encontros agendados, que podem ser presenciais ou virtuais, e fará você descobrir qual é o seu perfil financeiro: endividado, equilibrado ou investidor. No processo de terapia, é necessária a descoberta do “eu financeiro” e a readequação do padrão de vida das pessoas, tornando assim possível a estruturação de um planejamento adaptado para as singularidades de cada situação. Com isso, se respeita os orçamentos, os anseios e os sonhos de cada indivíduo.

São desenvolvidas também outras importantes etapas, como o diagnóstico, o resgate dos sonhos e o orçamento para o sonho que estabelece como prioridade mensal a conquista dos objetivos. Enfim, um processo que pode ajudar muito o trabalho de um coaching.

Resgatar os sonhos é um dos passos mais importantes, pois eles são as principais motivações para tomar as rédeas da situação financeira. Vejo que muitas pessoas não acreditam que podem conquistar o que desejam e por isso nem ao menos traçam um planejamento.

A atuação do Coach com a terapia financeira dará importantes passos, promovendo mudanças para que as pessoas alcancem a sustentabilidade financeira e profissional, sabendo administrar sua renda de forma mais consciente e saudável.

Reinaldo Domingos
Inscreva-se no Canal Dinheiro à Vista

Confira também: Empréstimo consignado pode ser armadilha para funcionários e empresas

 

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa