Anúncios

Coaching e Empreendedorismo para Mulheres: Como empreender na vida e na profissão

A mulher vem exercendo uma infinidade de papéis que vão desde maternidade, vida conjugal, responsabilidades domésticas e o protagonismo nos negócios.

815
815

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística, o IBGE, entre 2013 e 2018, a população feminina brasileira deverá crescer 4.2%. Desde 2012, o número de mulheres é maior que o número de homens, e, desde a década de 1970 a atuação feminina em diversos setores cresceu e cresce vertiginosamente.

Na sociedade contemporânea, a mulher vem exercendo uma infinidade de papéis que vão desde a maternidade, vida conjugal, sexual e afetiva, responsabilidades domésticas e o protagonismo no mundo dos negócios. Desde tempos mais remotos, a multiplicidade de tarefas destinadas e naturais do feminino tem dividido espaço com a quebra de paradigmas, busca por igualdade de direitos, e, principalmente, respeito. É uma mudança profunda numa sociedade de comportamento patriarcal que ainda não compreendeu, em muitos casos, que o papel da mulher deixou de ser apenas doméstico e de constituir uma família, mas que passou a ser também fundamental no crescimento econômico do país.

Entretanto, os desafios ainda são imensos porque a mulher tem que lidar com a dupla ou até tripla jornada, conciliando os afazeres domésticos, os cuidados com os filhos, com seu trabalho e profissão. Para muitas mulheres, o emprego não é a primeira opção, uma vez que ela preza por ter mais tempo e qualidade de vida. Empreender e ter o próprio negócio têm sido o caminho que algumas delas escolhem.

Em geral, o brasileiro é conhecido por ser um povo criativo e empreendedor. Entretanto, as estatísticas mostram que em média 60% das empresas fecham antes de completar 5 anos por falta de uma boa gestão. As mulheres têm, em geral, um perfil empreendedor diferente do homem e os desafios são inúmeros. Se conhecer em primeiro lugar e conhecer o que é empreender, quais os possíveis riscos e oportunidades de um novo negocio são fundamentais.

O processo de Coaching, que é essencialmente num processo de desenvolvimento pessoal, ajuda enormemente no que diz respeito ao autoconhecimento porque traz à tona as suas virtudes, mas também lhe ajuda a reconhecer e transformar as suas limitações e fraquezas. É um instigante e maravilhoso exercício que lhe guia por um caminho para que alcance a realização que busca na sua vida pessoal e profissional.

Parece jargão ou lugar comum dizer que as pessoas mais bem-sucedidas são aquelas que fazem o que gostam, mas é a mais pura verdade. A grande questão, porém, é saber o que realmente você gosta e isso só é possível quando você verdadeiramente se conhece, sabe o que lhe dá prazer e consegue, inclusive, dizer não para aquilo que definitivamente vai lhe deixar insatisfeita, frustrada ou infeliz.

Autoconhecimento é algo perfeitamente possível de se desenvolver a partir do Coaching que permite que você busque as respostas para perguntas que possam lhe impulsionar a alcançar seus objetivos.

Parte importante deste processo é Identificar o seu perfil e desenvolver uma série de habilidades. Assim, o Coaching vai lhe ajudar a:

  • ter consciência de onde você está e aonde quer chegar;
  • saber como atingir seus objetivos e quais ferramentas usar;
  • descobrir como é o seu mapa mental e como transformá-lo no mapa mental de uma mulher realizada;
  • melhorar meus relacionamentos e ter pessoas que te apoiam e te ajudam a atingir meus objetivos;
  • desenvolver uma liderança positiva na qual as pessoas te respeitem e te sigam espontaneamente;
  • descobrir o que deve ser alimentado e como nutrir as relações para que sejam saudáveis;
  • sentir-se mais produtiva a partir de ferramentas de gestão de tempo e como fazer com que o tempo aja a seu favor ;
  • descobrir qual o seu propósito de vida;
  • transformar crenças limitantes em crenças potencializadoras;
  • reconhecer o papel do belo, da sensualidade e do amor. Como se tornar uma mulher verdadeiramente interessante que atraia a atenção das pessoas e o desejo de elas estarem perto de você.

E é possível desenvolver um perfil empreendedor? O Brasil é um país em desenvolvimento e, portanto, cheio de oportunidades para quem quer buscá-las e está atento às tendências do mercado e às inovações. O modelo de emprego CLT que conhecemos hoje está fadado a morrer e as relações de trabalho se transformarem ainda mais. Nessa onda, o empregado ou colaborador deverá ser muito mais um profissional liberal que definirá o seu plano de carreira e até a sua carga horária de trabalho à partir das suas demandas pessoais e do mercado. Neste sentido, cabe ao profissional identificar uma oportunidade e transformá-la em algo que lhe traga resultado. Empreender é executar e realizar algo. Neste sentido qual é o seu empreendimento? Não importa qual seja seu empreendimento, você pode fazer dele um projeto de Grande Sucesso.

Fundamental é conhecer técnicas e ferramentas de gestão que podem ser aplicadas em qualquer empreendimento. Entender conceitos e o perfil predominante de Empreendedores e intra-empreendedores, quais são os pontos divergências e congruência, saber utilizar o marketing pessoal a favor do seu negócio, conhecer as ferramentas de Modelo de Negócio e todos os atores que estão envolvidos para o sucesso do seu empreendimento ou da sua carreira e saber fazer uma boa gestão e planejamento financeiro da sua vida pessoal e do seu negocio são alguns dos aspectos que qualquer pessoa pode desenvolver e chegar num ponto de realização pessoal e de sucesso profissional enormes.

Pode crer, se autoconhecer e autodesenvolver vale muito a pena.

Cristiane Ferreira é Coach formada pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, Professora da Fundação Getúlio Vargas com cadeiras em Liderança, Coaching, Inteligência Emocional, Técnicas de Comunicação e Empreendedorismo, Palestrante, Empresária do setor de Educação desde 1991, Graduada em Letras pela UFMG e Pós-graduada em Linguística Aplicada pela UFMG, MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Formada em Inglês pela University of New Mexico, EUA, Apresentadora do Programa Sou Múltipla, Fundadora da Associação das Mulheres Empreendedoras de Betim, Ex-Presidente da Câmara Estadual da Mulher Empreendedora da Federaminas (2014/2016), Destaque no Empreendedorismo feminino, recebeu vários prêmios entre eles o “Mulheres Notáveis – Troféu Maria Elvira Salles Ferreira” da ACMinas, troféu Mulher Líder, “Medalha Josefina Bento” da Câmara Municipal de Betim, “Mulher Influente” do MG Turismo e o “Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais”, Comenda Amiga da Cultura da Prefeitura Municipal de Betim.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa