
Clareza, Disciplina e Responsabilidade: A Base de uma Comunicação que Transforma
Mais do que transmitir informações, comunicar-se bem é assumir o impacto das palavras, construir entendimento e fortalecer relações.
“Uma boa comunicação é uma habilidade que se baseia em clareza, disciplina e responsabilidade”. Li recentemente essa declaração da Brené Brown em uma entrevista ao jornal The New York Times, e me fez pensar que, de fato, subestimamos como o que falamos pode influenciar o outro, transformar uma situação e até mudar a maneira como nos enxergamos.
Muitas vezes vemos a comunicação apenas como uma troca de informações, mas ela vai muito além: é capaz de afetar relações, gerar compreensão ou confusão, e até impactar a forma como vivemos nosso dia a dia e nos relacionamos com nós mesmos.
Quando penso no compromisso de comunicar-se com clareza, entendo que vai muito além de falar ou escrever bem, de ter uma boa dicção ou a oratória perfeita.
É ter consciência das nossas intenções, do que desejamos transmitir ou pedir ao outro, e também do impacto que nossas palavras terão ao chegar na outra pessoa.
Exige introspecção: refletir sobre tudo isso, prestar atenção ao que é fato e ao que são apenas as vozes da nossa cabeça, perceber o que estamos sentindo e a que necessidades esses sentimentos apontam. Sem esse processo de reflexão, mesmo as palavras mais bonitas podem gerar confusão ou ressentimento.
A disciplina, por sua vez, eu vejo como um compromisso diário de cuidar da nossa comunicação e das nossas relações.
É o cuidado de checar se a forma como estamos nos comunicando está alinhada aos nossos valores mais essenciais. A escolha de passar a mão no telefone ou encontrar-se pessoalmente para conversar sobre aquela situação delicada. É segurar a nossa vontade de aconselhar, para poder escutar o outro verdadeiramente. É escolher investir tempo para se comunicar com clareza, em vez de gastar tempo resolvendo desentendimentos e conflitos.
E a responsabilidade?
É parar de culpar os outros por tudo que não está funcionando na relação ou no trabalho. É ter consciência dos nossos padrões de comunicação e de como eles aparecem nas nossas conversas e relações. Escolher ter aquela conversa difícil, mesmo quando isso nos deixa completamente desconfortáveis e vulneráveis.
Além disso, é lidar com nossas emoções e sentimentos, ao invés de escolher o caminho da anestesia e do entorpecimento. É assumir nossos erros, pedir desculpas e corrigi-los. Reconhecer que aquela discussão não foi saudável e resgatar a conversa, reconstruindo o entendimento.
Quando clareza, disciplina e responsabilidade caminham juntas, então a comunicação se torna uma ponte entre as pessoas e gera entendimento, conexão e transformação. Cultivar essa tríade é, antes de tudo, um ato de coragem e de cuidado — com nós mesmos e com os outros.
E então: vamos destravar as suas conversas difíceis e transformá-las em oportunidades e resultados?
Agende um bate-papo comigo, acesse o link: https://calendly.com/milenaserro/sessao-com-milena-serro
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como a clareza, disciplina e responsabilidade na comunicação podem transformar conversas difíceis em oportunidades de conexão e crescimento? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Milena Serro
https://www.linkedin.com/in/milenaserro
Confira também: Sincericídio não é Honestidade: 3 Passos Para Transformar a Forma Como Você Se Comunica
Participe da Conversa