fbpx

Cinco Elementos para o Bem-Estar!

O que é Bem-estar para você? Pesquisas realizadas ao redor do mundo pelo Instituto Gallup, revelaram que o Bem-estar deve ser avaliado em cinco categorias essenciais: Profissional, Social, Financeiro, Físico e na Comunidade.

O que é Bem-estar para você?

Pesquisas realizadas ao redor do mundo pelo Instituto Gallup, revelaram que o Bem-estar deve ser avaliado em cinco categorias essenciais: Profissional, Social, Financeiro, Físico e na Comunidade.

O Bem-estar Profissional é identificado pela ocupação principal exercida, seja em casa, na empresa, na escola ou ar livre, aquilo que nos ocupa a maior parte do nosso tempo.

Ter alto Bem-estar Profissional se configura pelo prazer que as pessoas têm em realizar o que fazem todos os dias, e com comprometimento.

Acordam ansiosas para se dedicarem, utilizam seus conhecimentos e pontos fortes, mas isso não significa que se detenham muitas ou poucas horas, apenas o suficiente para ser realizado, podendo se dedicar à vida social. Geralmente são pessoas que têm um sentido e projeto de vida.

Ter um Líder que promove o entusiasmo, que convive com a equipe com a qual compartilha suas paixões, gera maior Bem-estar profissional para todos.

Pessoas com alto Bem-estar Social têm uma rede de relacionamentos e amigos íntimos, que os motivam a ter sucesso ou a ser mais saudáveis. A rede de amigos funciona como um anteparo nas situações de adversidade.

É fundamental dedicar-se ao desenvolvimento e manutenção de sua rede de amigos, separar um tempo para reuniões sociais com amigos e familiares, é ter amor pela vida e ativa uma energia positiva no dia a dia.

Você acredita que ter muito dinheiro significa ter um elevado Bem-estar Financeiro?

Na verdade, ser rico ou pobre não é o que define ser feliz ou infeliz, mas sim a forma como a pessoa administra sua vida econômica com sabedoria.

As pessoas com Bem-estar Financeiro elevado se identificam e estão felizes com seu padrão de vida, têm estratégias bem-sucedidas e como consequência segurança financeira. Podem decidir quando e como utilizar os seus rendimentos.

Comprar bens materiais e de consumo trazem prazer a curto prazo, investir em atividades que gerem experiências positivas, como por exemplo viagens, permanecem na lembrança ao longo do tempo.

O Bem-estar físico está relacionado com escolhas que determinam estilo de vida saudável e inteligente em relação à alimentação, atividade física, descanso; aquilo que nos dá mais energia; são pessoas mais dispostas diariamente.

Contribuir para o bairro, a cidade ou até o País, em síntese, ao local onde vive, é uma via com retorno garantido, uma sensação de compromisso que gera satisfação e orgulho.

Por isso o Bem-estar na Comunidade implica na participação de forma a melhorar a segurança, lazer, opções saudáveis, bens e serviços e a interação.

É um investimento a longo prazo que pode iniciar com algo pequeno, mas caminhar para um envolvimento maior promovendo satisfação e Bem-estar na Comunidade.

Para finalizar, Bem-estar elevado é buscar satisfação na sua ocupação principal, ter uma rede de amigos com quem possa contar, uma vida financeira bem administrada, saúde e energia, e ainda contribuir e sentir-se orgulhoso no local onde vive.

A pesquisa realizada pelo Gallup em 150 países, concluiu que 66% sentem Bem-estar em pelo menos uma dessas categorias, apenas 7% em todas as categorias.

Diante das adversidades da vida, muitas vezes, é difícil manter as cinco categorias elevadas o tempo todo, mas ter consciência nos permite lidar melhor com as adversidades, desenvolver a Resiliência e gerenciar o Estresse.

Afinal “O essencial é estar bem consigo mesmo” Voltaire.

Natalia Marques Antunes
Psicóloga, Master Coach e  Palestrante

Natalia Marques é Psicóloga Clínica, Coach e Palestrante. Formada em Psicologia pela FMU (1981) e em Coaching/ Mentoring Life & Self-Instituto Holos, possui pós-graduação em Recursos Humanos pela FECAP. Tem curso de Meditação Chan do Templo Zu Lai em Cotia. Como Psicóloga Clínica realiza atendimento Psicoterápico de base Psicanalítica, trabalha os sintomas de Estresse, Ansiedade, Depressão, Fobias, Síndrome do Pânico, Síndrome de Burnout, Conflitos Pessoais e Profissionais. É Coach de Desenvolvimento Pessoal, ajuda pessoas a atingirem seus objetivos e metas pessoais e profissionais, para se tornarem mais felizes. Especialista em Saúde Organizacional e Ocupacional, atua ainda como palestrante em temas de saúde, resiliência, trabalho, carreira e pós carreira. Associada da ABRH, ISMA Brasil e SOBRARE. É coautora no livro “Planejamento Estratégico para a Vida”, onde trata o tema da “Resiliência”.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa