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Centro de Serviços Compartilhados (CSC): O que é e qual seu papel para o RH e BPs?

Explore como o Centro de Serviços Compartilhados (CSC) fortalece a eficiência dos processos de RH. Descubra como esse subsistema de suporte padroniza os processos dentro da estrutura de RH, proporcionando apoio estratégico aos BPs.

Eficiência do CSC (Centro de Serviços Compartilhados), um subsistema de suporte na padronização de processos dentro da estrutura de RH e de apoio aos BPs

Centro de Serviços Compartilhados (CSC): O que é e qual seu papel para o RH e BPs?

Entendendo e reconhecendo um dos mais importantes Subsistemas de Suporte e Organização de Processos de RH, o CSC (Centro de Serviços Compartilhados). Pouco falado, talvez não tenha o mesmo reconhecimento que outros Subsistemas mais conhecidos dentro da estrutura de RH.

Mas, que sem dúvida, é o robusto CSC que possui uma ampla e complexa estrutura, pois armazena muitos dados e informações de extrema importância. Ele assegura que tais informações e documentos fiquem centralizados e dentro de um formato que possam ser acessados e otimizados, quando necessário dentro das Organizações. E que ao mesmo tempo, quando não estruturados e automatizados, podem impactar na qualidade e eficiência de todo o processo e de seus resultados.

E, dentro desse cotidiano de entregas de forma segura e através de procedimentos confiáveis, os BPs de RH, entendem a importância de estarem alinhados com o CSC. Um alinhamento na forma de responsabilidade por informações que necessitam o compartilhamento com áreas clientes – internas.

De acordo com o renomado autor e guru da Metodologia, Dave Ulrich: a importância da área de Recursos Humanos acontece quando há a consciência de sua atuação interna como Gestora estratégica na eficiência e contribuição para os resultados Organizacionais. Incorporando o conceito e finalidade do Capital Humano em sintonia com seus Sistemas Operacionais de suporte instaurados.

Toda Empresa que preparou seus RHs para essa estruturação, entendeu a importância de seguir “etapas” na construção e implantação, de forma dedicada e programada, desse formato de suporte de informações e dados compartilhados.

A necessidade de envolver pessoas, é essencial. Isso porque uma grande estrutura de dados como essa, precisa de uma equipe preparada e motivada para prestar todo o suporte necessário. Tanto localmente, quanto à distância.

E é neste momento que os BPs de RH “servem de ponte” para explicar como ter acesso à toda informação. Dessa forma, se tornam facilitadores nesta integração das informações, apoiando e orientação no acesso necessário e em tempo real e útil.

Dentre todas as vantagens de implementar um CSC em RH, está a diminuição de custos, aumento na produtividade, comunicação interativa e integrativa mais eficiente, melhor fluxo de informações na solução de problemas, e maior confiabilidade, por parte de seus usuários internos.

E, como tudo é divulgado e integrado entre o RH e seus clientes internos, faz toda a diferença na consolidação da credibilidade.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre as vantagens de implementar um CSC (Centro de Serviços Compartilhados) em RH? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.

Fátima Farias
https://www.linkedin.com/in/fatima-farias-b1a71214

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Fátima Farias é Psicóloga, especialista em RH pela FEA/ USP, Pós-ESPM em Administração, MBA-USP em Empreendedorismo e atual mestranda na UNIFESP. Com atuação em Empresas renomadas nacionais e multinacionais e grandes Consultorias. É Fundadora da TALENTS, Consultants & Psicologia, atuando como Consultora de RH, Assessment e Advisor de Empresas Familiares e Family Offices. Psicoterapeuta, Mentora(mulheres e jovens – IVG), Coach de Carreira,Vida e Gestão. Conselheira, Diretora e Facilitadora HRBP na ABRH-SP. Co Fundadora do Grupo Colaborativo – MAIS Mulheres nos Conselhos.
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